HEURÍSTICA DO MESDO: MÍDIA E MEIO AMBIENTE NA SOCIEDADE DE RISCO
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Ação Midiática |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/26423 |
Resumo: | Esse ensaio discute como as notícias sobre as catástrofes ecológicas globais passaram a ter amplo destaque na mídia e demonstra de que modo esses discursos jornalísticos vinculam a crise do meio ambiente a uma heurística do medo, na qual o signo da negatividade esvazia a possibilidade da ação política. Essa pesquisa foi realizada a partir do mapeamento das formações discursivas sobre a crise ambiental enunciada nas primeiras páginas de dois jornais diários de circulação no Rio de Janeiro (O Globo e Jornal do Brasil). O trabalho conclui que as formações discursivas presentes nos jornais pesquisados são reforçadas pelo contexto social de fruição das mensagens, já que o público-receptor encontra-se imerso em uma sociedade marcada pelos riscos globais. |
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HEURÍSTICA DO MESDO: MÍDIA E MEIO AMBIENTE NA SOCIEDADE DE RISCO Esse ensaio discute como as notícias sobre as catástrofes ecológicas globais passaram a ter amplo destaque na mídia e demonstra de que modo esses discursos jornalísticos vinculam a crise do meio ambiente a uma heurística do medo, na qual o signo da negatividade esvazia a possibilidade da ação política. Essa pesquisa foi realizada a partir do mapeamento das formações discursivas sobre a crise ambiental enunciada nas primeiras páginas de dois jornais diários de circulação no Rio de Janeiro (O Globo e Jornal do Brasil). O trabalho conclui que as formações discursivas presentes nos jornais pesquisados são reforçadas pelo contexto social de fruição das mensagens, já que o público-receptor encontra-se imerso em uma sociedade marcada pelos riscos globais.UFPRAGUIAR, Leonel Azevedo deSCHAUN, Ângela2011-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/2642310.5380/am.v1i2.26423Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 02 - JUL/DEZ (2011)2238-070110.5380/am.v1i2reponame:Ação Midiáticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/26423/17631info:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-26T01:59:22Zoai:revistas.ufpr.br:article/26423Revistahttps://revistas.ufpr.br/acaomidiaticaPUBhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/oairevistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com2238-07012238-0701opendoar:2023-08-26T01:59:22Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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