Assédio sexual no jornalismo: intersecções presentes na materialização da violência de gênero nas redações de Imperatriz (MA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Janaina Lopes de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ação Midiática
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/87627
Resumo: A pesquisa trata das intersecções presentes na materialização do assédio sexual contra mulheres jornalistas que atuam nas redações de Imperatriz, segunda maior cidade do Maranhão. O objetivo é fazer um levantamento dos dados socioeconômico e cruzar com as ocorrências do assédio. O estudo tem cunho qualitativo e adotou como ferramenta metodológica a aplicação de questionário para reunir informações sobre o perfil das sujeitas e entrevistas para as relacionadas ao assédio sexual. Para a interpretação dos dados, utilizou-se a Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). Entre os apontamentos encontrados, estão que questões como raça, idade, estado civil e área de atuação se somam nas opressões de gênero na rotina jornalística do universo pesquisado. Este estudo pretende contribuir e ampliar as discussões sobre as assimetrias e violência de gênero no jornalismo.
id UFPR-8_3d01019efd7a19a69564ce0d9a88b0a6
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/87627
network_acronym_str UFPR-8
network_name_str Ação Midiática
repository_id_str
spelling Assédio sexual no jornalismo: intersecções presentes na materialização da violência de gênero nas redações de Imperatriz (MA)Assédio Sexual. Intersecções. Jornalismo.A pesquisa trata das intersecções presentes na materialização do assédio sexual contra mulheres jornalistas que atuam nas redações de Imperatriz, segunda maior cidade do Maranhão. O objetivo é fazer um levantamento dos dados socioeconômico e cruzar com as ocorrências do assédio. O estudo tem cunho qualitativo e adotou como ferramenta metodológica a aplicação de questionário para reunir informações sobre o perfil das sujeitas e entrevistas para as relacionadas ao assédio sexual. Para a interpretação dos dados, utilizou-se a Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). Entre os apontamentos encontrados, estão que questões como raça, idade, estado civil e área de atuação se somam nas opressões de gênero na rotina jornalística do universo pesquisado. Este estudo pretende contribuir e ampliar as discussões sobre as assimetrias e violência de gênero no jornalismo.UFPRFAPEMAAmorim, Janaina Lopes de2023-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/8762710.5380/am.v26i1.87627Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; ED. 26 - JUL/DEZ (2023)2238-070110.5380/am.v26i1reponame:Ação Midiáticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/87627/49853Direitos autorais 2023 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.info:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-14T14:59:30Zoai:revistas.ufpr.br:article/87627Revistahttps://revistas.ufpr.br/acaomidiaticaPUBhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/oairevistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com2238-07012238-0701opendoar:2023-07-14T14:59:30Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Assédio sexual no jornalismo: intersecções presentes na materialização da violência de gênero nas redações de Imperatriz (MA)
title Assédio sexual no jornalismo: intersecções presentes na materialização da violência de gênero nas redações de Imperatriz (MA)
spellingShingle Assédio sexual no jornalismo: intersecções presentes na materialização da violência de gênero nas redações de Imperatriz (MA)
Amorim, Janaina Lopes de
Assédio Sexual. Intersecções. Jornalismo.
title_short Assédio sexual no jornalismo: intersecções presentes na materialização da violência de gênero nas redações de Imperatriz (MA)
title_full Assédio sexual no jornalismo: intersecções presentes na materialização da violência de gênero nas redações de Imperatriz (MA)
title_fullStr Assédio sexual no jornalismo: intersecções presentes na materialização da violência de gênero nas redações de Imperatriz (MA)
title_full_unstemmed Assédio sexual no jornalismo: intersecções presentes na materialização da violência de gênero nas redações de Imperatriz (MA)
title_sort Assédio sexual no jornalismo: intersecções presentes na materialização da violência de gênero nas redações de Imperatriz (MA)
author Amorim, Janaina Lopes de
author_facet Amorim, Janaina Lopes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FAPEMA
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, Janaina Lopes de
dc.subject.por.fl_str_mv Assédio Sexual. Intersecções. Jornalismo.
topic Assédio Sexual. Intersecções. Jornalismo.
description A pesquisa trata das intersecções presentes na materialização do assédio sexual contra mulheres jornalistas que atuam nas redações de Imperatriz, segunda maior cidade do Maranhão. O objetivo é fazer um levantamento dos dados socioeconômico e cruzar com as ocorrências do assédio. O estudo tem cunho qualitativo e adotou como ferramenta metodológica a aplicação de questionário para reunir informações sobre o perfil das sujeitas e entrevistas para as relacionadas ao assédio sexual. Para a interpretação dos dados, utilizou-se a Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). Entre os apontamentos encontrados, estão que questões como raça, idade, estado civil e área de atuação se somam nas opressões de gênero na rotina jornalística do universo pesquisado. Este estudo pretende contribuir e ampliar as discussões sobre as assimetrias e violência de gênero no jornalismo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-14
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/87627
10.5380/am.v26i1.87627
url https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/87627
identifier_str_mv 10.5380/am.v26i1.87627
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/87627/49853
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; ED. 26 - JUL/DEZ (2023)
2238-0701
10.5380/am.v26i1
reponame:Ação Midiática
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Ação Midiática
collection Ação Midiática
repository.name.fl_str_mv Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv revistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com
_version_ 1799760991980879872