Politicamente (in)correto: o humor de “Porta dos Fundos” como disparador de conversações políticas online
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ação Midiática |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/40892 |
Resumo: | O artigo objetiva examinar a relação entre humor e conversações cotidianas (everyday political talks) na internet. De modo mais específico, propomos examinar o potencial político do vídeo “Quem”, do canal de humor “Porta dos Fundos”. A base teórica está fundamentada em autores que discutem noções de deliberação e controvérsias deliberativas que se abrem para a conversação informal online. A metodologia empregada envolve descrição objetiva e sistemática do vídeo seguida de análise do conteúdo de comentários a fim de entender em que medida a produção é capaz de disparar conversações nos contextos online. Como principais resultados, compreende-se que o conteúdo do vídeo é capaz de ampliar pontos de vista e de permitir a expressão de livres questões e temas publicamente relevantes, além de colaborar com o aprendizado democrático e com possibilidades de contestação e controvérsias públicas. |
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Politicamente (in)correto: o humor de “Porta dos Fundos” como disparador de conversações políticas onlineEveryday political talks; Conversação política; Humor; Internet; Porta dos Fundos.O artigo objetiva examinar a relação entre humor e conversações cotidianas (everyday political talks) na internet. De modo mais específico, propomos examinar o potencial político do vídeo “Quem”, do canal de humor “Porta dos Fundos”. A base teórica está fundamentada em autores que discutem noções de deliberação e controvérsias deliberativas que se abrem para a conversação informal online. A metodologia empregada envolve descrição objetiva e sistemática do vídeo seguida de análise do conteúdo de comentários a fim de entender em que medida a produção é capaz de disparar conversações nos contextos online. Como principais resultados, compreende-se que o conteúdo do vídeo é capaz de ampliar pontos de vista e de permitir a expressão de livres questões e temas publicamente relevantes, além de colaborar com o aprendizado democrático e com possibilidades de contestação e controvérsias públicas.UFPRBruno Menezes Andrade Guimarães, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Menezes A. Guimarães, BrunoLanna Martins Mafra, Rennan2015-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/4089210.5380/2238-0701.2015n10p309-332Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 10 - JUL/DEZ (2015); 309-3322238-070110.5380/am.v1i10reponame:Ação Midiáticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/40892/26989info:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-26T00:08:07Zoai:revistas.ufpr.br:article/40892Revistahttps://revistas.ufpr.br/acaomidiaticaPUBhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/oairevistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com2238-07012238-0701opendoar:2023-08-26T00:08:07Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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