A Comunicação sob o olhar de Boaventura de Sousa Santos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loose, Eloisa Beling
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ação Midiática
DOI: 10.5380/2238-0701.2018n16p138-150
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/60713
Resumo: O sociólogo português Boaventura de Sousa Santos já é bastante conhecido no Brasil não apenas por sua produção acadêmica (que é vasta), mas pelo envolvimento que tem com os movimentos sociais e as lutas pelos direitos humanos. Com diferentes laços com nosso País, desde a década de 1970, quando morou no Rio de Janeiro, Sousa Santos frequentemente se faz presente nos debates políticos e nas reflexões universitárias, especialmente nas áreas da Saúde, Direito e Sociologia. Seu trabalho abarca, dentre outras questões, a discussão da necessidade de reconhecermos outros saberes, que foram silenciados e oprimidos pelo colonialismo, patriarcado e capitalismo. Atualmente, o catedrático aposentado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Portugal, e professor emérito da Faculdade de Direito da Universidade de Wisconsin, Estados Unidos, dirige o Centro de Estudos Sociais (CES), do qual é fundador, e coordena o projeto de investigação ALICE - Espelhos estranhos, lições imprevistas: definindo para a Europa um novo modo de partilhar as experiências o mundo, financiado pelo Conselho Europeu de Investigação, um dos mais prestigiados e competitivos financiamentos de pesquisas internacionais. Nesta entrevista, concedida durante a IV ALICE Summer School, dedicada à compreensão e vivência das epistemologias do Sul, Sousa Santos explana sobre como a Comunicação pode ser entendida a partir de sua teoria.
id UFPR-8_4b50989a4fbd7c51a07906a184bf177d
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/60713
network_acronym_str UFPR-8
network_name_str Ação Midiática
spelling A Comunicação sob o olhar de Boaventura de Sousa SantosO sociólogo português Boaventura de Sousa Santos já é bastante conhecido no Brasil não apenas por sua produção acadêmica (que é vasta), mas pelo envolvimento que tem com os movimentos sociais e as lutas pelos direitos humanos. Com diferentes laços com nosso País, desde a década de 1970, quando morou no Rio de Janeiro, Sousa Santos frequentemente se faz presente nos debates políticos e nas reflexões universitárias, especialmente nas áreas da Saúde, Direito e Sociologia. Seu trabalho abarca, dentre outras questões, a discussão da necessidade de reconhecermos outros saberes, que foram silenciados e oprimidos pelo colonialismo, patriarcado e capitalismo. Atualmente, o catedrático aposentado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Portugal, e professor emérito da Faculdade de Direito da Universidade de Wisconsin, Estados Unidos, dirige o Centro de Estudos Sociais (CES), do qual é fundador, e coordena o projeto de investigação ALICE - Espelhos estranhos, lições imprevistas: definindo para a Europa um novo modo de partilhar as experiências o mundo, financiado pelo Conselho Europeu de Investigação, um dos mais prestigiados e competitivos financiamentos de pesquisas internacionais. Nesta entrevista, concedida durante a IV ALICE Summer School, dedicada à compreensão e vivência das epistemologias do Sul, Sousa Santos explana sobre como a Comunicação pode ser entendida a partir de sua teoria.UFPRComunicaçãoEpistemologias do Sullinha abissalsociologia das ausências.Loose, Eloisa Beling2018-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/6071310.5380/2238-0701.2018n16p138-150Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 16 - JUL/DEZ (2018); 138-1502238-070110.5380/am.v1i16reponame:Ação Midiáticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/60713/37249Direitos autorais 2018 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.info:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-26T01:56:25Zoai:revistas.ufpr.br:article/60713Revistahttps://revistas.ufpr.br/acaomidiaticaPUBhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/oairevistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com2238-07012238-0701opendoar:2023-08-26T01:56:25Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A Comunicação sob o olhar de Boaventura de Sousa Santos
title A Comunicação sob o olhar de Boaventura de Sousa Santos
spellingShingle A Comunicação sob o olhar de Boaventura de Sousa Santos
A Comunicação sob o olhar de Boaventura de Sousa Santos
Loose, Eloisa Beling
Loose, Eloisa Beling
title_short A Comunicação sob o olhar de Boaventura de Sousa Santos
title_full A Comunicação sob o olhar de Boaventura de Sousa Santos
title_fullStr A Comunicação sob o olhar de Boaventura de Sousa Santos
A Comunicação sob o olhar de Boaventura de Sousa Santos
title_full_unstemmed A Comunicação sob o olhar de Boaventura de Sousa Santos
A Comunicação sob o olhar de Boaventura de Sousa Santos
title_sort A Comunicação sob o olhar de Boaventura de Sousa Santos
author Loose, Eloisa Beling
author_facet Loose, Eloisa Beling
Loose, Eloisa Beling
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Comunicação
Epistemologias do Sul
linha abissal
sociologia das ausências.
dc.contributor.author.fl_str_mv Loose, Eloisa Beling
dc.subject.none.fl_str_mv
description O sociólogo português Boaventura de Sousa Santos já é bastante conhecido no Brasil não apenas por sua produção acadêmica (que é vasta), mas pelo envolvimento que tem com os movimentos sociais e as lutas pelos direitos humanos. Com diferentes laços com nosso País, desde a década de 1970, quando morou no Rio de Janeiro, Sousa Santos frequentemente se faz presente nos debates políticos e nas reflexões universitárias, especialmente nas áreas da Saúde, Direito e Sociologia. Seu trabalho abarca, dentre outras questões, a discussão da necessidade de reconhecermos outros saberes, que foram silenciados e oprimidos pelo colonialismo, patriarcado e capitalismo. Atualmente, o catedrático aposentado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Portugal, e professor emérito da Faculdade de Direito da Universidade de Wisconsin, Estados Unidos, dirige o Centro de Estudos Sociais (CES), do qual é fundador, e coordena o projeto de investigação ALICE - Espelhos estranhos, lições imprevistas: definindo para a Europa um novo modo de partilhar as experiências o mundo, financiado pelo Conselho Europeu de Investigação, um dos mais prestigiados e competitivos financiamentos de pesquisas internacionais. Nesta entrevista, concedida durante a IV ALICE Summer School, dedicada à compreensão e vivência das epistemologias do Sul, Sousa Santos explana sobre como a Comunicação pode ser entendida a partir de sua teoria.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-17
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/60713
10.5380/2238-0701.2018n16p138-150
url https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/60713
identifier_str_mv 10.5380/2238-0701.2018n16p138-150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/60713/37249
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 16 - JUL/DEZ (2018); 138-150
2238-0701
10.5380/am.v1i16
reponame:Ação Midiática
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Ação Midiática
collection Ação Midiática
repository.name.fl_str_mv Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv revistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com
_version_ 1822182671625748480
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.5380/2238-0701.2018n16p138-150