O consumo de yoga a partir de experiências etnográficas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bordinhão dos Santos, Filipe
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Troib Penteado, Anna
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ação Midiática
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/54410
Resumo: O trabalho discute as experiências de consumo do método Kaiut Yoga a partir de uma perspectiva antropológica do consumo, sobretudo para compreender como o produto cultural (e mercadológico) da Yoga promove rituais e valores simbólicos que extrapolam a relação produto-preço e se inserem como prática social de interação. Para isso, realizamos aproximações etnográficas na escola Kaiut Yoga através das técnicas de observação participante e entrevistas com os alunos. Dessa forma, entendemos os valores culturais e intagíveis que permeiam o processo de consumo deste produto, especialmente os que dizem respeito as formas de relacionamento com o outro, o convívio em uma comunidade e a experiência de consciência de si mesmo a partir do consumo como ritualístico e mediador social.
id UFPR-8_4ef496b939f0253d19514312619dc9bd
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/54410
network_acronym_str UFPR-8
network_name_str Ação Midiática
repository_id_str
spelling O consumo de yoga a partir de experiências etnográficasConsumo; Kaiut Yoga; Experiências Etnográficas.O trabalho discute as experiências de consumo do método Kaiut Yoga a partir de uma perspectiva antropológica do consumo, sobretudo para compreender como o produto cultural (e mercadológico) da Yoga promove rituais e valores simbólicos que extrapolam a relação produto-preço e se inserem como prática social de interação. Para isso, realizamos aproximações etnográficas na escola Kaiut Yoga através das técnicas de observação participante e entrevistas com os alunos. Dessa forma, entendemos os valores culturais e intagíveis que permeiam o processo de consumo deste produto, especialmente os que dizem respeito as formas de relacionamento com o outro, o convívio em uma comunidade e a experiência de consciência de si mesmo a partir do consumo como ritualístico e mediador social.UFPRBordinhão dos Santos, FilipeTroib Penteado, Anna2017-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/5441010.5380/2238-0701.2017n14p253-272Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 14 - Jul/Dez (2017); 253-2722238-070110.5380/am.v1i14reponame:Ação Midiáticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/54410/34229Direitos autorais 2017 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.info:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-25T20:13:33Zoai:revistas.ufpr.br:article/54410Revistahttps://revistas.ufpr.br/acaomidiaticaPUBhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/oairevistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com2238-07012238-0701opendoar:2023-08-25T20:13:33Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O consumo de yoga a partir de experiências etnográficas
title O consumo de yoga a partir de experiências etnográficas
spellingShingle O consumo de yoga a partir de experiências etnográficas
Bordinhão dos Santos, Filipe
Consumo; Kaiut Yoga; Experiências Etnográficas.
title_short O consumo de yoga a partir de experiências etnográficas
title_full O consumo de yoga a partir de experiências etnográficas
title_fullStr O consumo de yoga a partir de experiências etnográficas
title_full_unstemmed O consumo de yoga a partir de experiências etnográficas
title_sort O consumo de yoga a partir de experiências etnográficas
author Bordinhão dos Santos, Filipe
author_facet Bordinhão dos Santos, Filipe
Troib Penteado, Anna
author_role author
author2 Troib Penteado, Anna
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Bordinhão dos Santos, Filipe
Troib Penteado, Anna
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo; Kaiut Yoga; Experiências Etnográficas.
topic Consumo; Kaiut Yoga; Experiências Etnográficas.
description O trabalho discute as experiências de consumo do método Kaiut Yoga a partir de uma perspectiva antropológica do consumo, sobretudo para compreender como o produto cultural (e mercadológico) da Yoga promove rituais e valores simbólicos que extrapolam a relação produto-preço e se inserem como prática social de interação. Para isso, realizamos aproximações etnográficas na escola Kaiut Yoga através das técnicas de observação participante e entrevistas com os alunos. Dessa forma, entendemos os valores culturais e intagíveis que permeiam o processo de consumo deste produto, especialmente os que dizem respeito as formas de relacionamento com o outro, o convívio em uma comunidade e a experiência de consciência de si mesmo a partir do consumo como ritualístico e mediador social.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-18
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/54410
10.5380/2238-0701.2017n14p253-272
url https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/54410
identifier_str_mv 10.5380/2238-0701.2017n14p253-272
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/54410/34229
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 14 - Jul/Dez (2017); 253-272
2238-0701
10.5380/am.v1i14
reponame:Ação Midiática
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Ação Midiática
collection Ação Midiática
repository.name.fl_str_mv Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv revistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com
_version_ 1799760990838980608