O consumo de yoga a partir de experiências etnográficas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ação Midiática |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/54410 |
Resumo: | O trabalho discute as experiências de consumo do método Kaiut Yoga a partir de uma perspectiva antropológica do consumo, sobretudo para compreender como o produto cultural (e mercadológico) da Yoga promove rituais e valores simbólicos que extrapolam a relação produto-preço e se inserem como prática social de interação. Para isso, realizamos aproximações etnográficas na escola Kaiut Yoga através das técnicas de observação participante e entrevistas com os alunos. Dessa forma, entendemos os valores culturais e intagíveis que permeiam o processo de consumo deste produto, especialmente os que dizem respeito as formas de relacionamento com o outro, o convívio em uma comunidade e a experiência de consciência de si mesmo a partir do consumo como ritualístico e mediador social. |
id |
UFPR-8_4ef496b939f0253d19514312619dc9bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/54410 |
network_acronym_str |
UFPR-8 |
network_name_str |
Ação Midiática |
repository_id_str |
|
spelling |
O consumo de yoga a partir de experiências etnográficasConsumo; Kaiut Yoga; Experiências Etnográficas.O trabalho discute as experiências de consumo do método Kaiut Yoga a partir de uma perspectiva antropológica do consumo, sobretudo para compreender como o produto cultural (e mercadológico) da Yoga promove rituais e valores simbólicos que extrapolam a relação produto-preço e se inserem como prática social de interação. Para isso, realizamos aproximações etnográficas na escola Kaiut Yoga através das técnicas de observação participante e entrevistas com os alunos. Dessa forma, entendemos os valores culturais e intagíveis que permeiam o processo de consumo deste produto, especialmente os que dizem respeito as formas de relacionamento com o outro, o convívio em uma comunidade e a experiência de consciência de si mesmo a partir do consumo como ritualístico e mediador social.UFPRBordinhão dos Santos, FilipeTroib Penteado, Anna2017-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/5441010.5380/2238-0701.2017n14p253-272Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 14 - Jul/Dez (2017); 253-2722238-070110.5380/am.v1i14reponame:Ação Midiáticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/54410/34229Direitos autorais 2017 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.info:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-25T20:13:33Zoai:revistas.ufpr.br:article/54410Revistahttps://revistas.ufpr.br/acaomidiaticaPUBhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/oairevistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com2238-07012238-0701opendoar:2023-08-25T20:13:33Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O consumo de yoga a partir de experiências etnográficas |
title |
O consumo de yoga a partir de experiências etnográficas |
spellingShingle |
O consumo de yoga a partir de experiências etnográficas Bordinhão dos Santos, Filipe Consumo; Kaiut Yoga; Experiências Etnográficas. |
title_short |
O consumo de yoga a partir de experiências etnográficas |
title_full |
O consumo de yoga a partir de experiências etnográficas |
title_fullStr |
O consumo de yoga a partir de experiências etnográficas |
title_full_unstemmed |
O consumo de yoga a partir de experiências etnográficas |
title_sort |
O consumo de yoga a partir de experiências etnográficas |
author |
Bordinhão dos Santos, Filipe |
author_facet |
Bordinhão dos Santos, Filipe Troib Penteado, Anna |
author_role |
author |
author2 |
Troib Penteado, Anna |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bordinhão dos Santos, Filipe Troib Penteado, Anna |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consumo; Kaiut Yoga; Experiências Etnográficas. |
topic |
Consumo; Kaiut Yoga; Experiências Etnográficas. |
description |
O trabalho discute as experiências de consumo do método Kaiut Yoga a partir de uma perspectiva antropológica do consumo, sobretudo para compreender como o produto cultural (e mercadológico) da Yoga promove rituais e valores simbólicos que extrapolam a relação produto-preço e se inserem como prática social de interação. Para isso, realizamos aproximações etnográficas na escola Kaiut Yoga através das técnicas de observação participante e entrevistas com os alunos. Dessa forma, entendemos os valores culturais e intagíveis que permeiam o processo de consumo deste produto, especialmente os que dizem respeito as formas de relacionamento com o outro, o convívio em uma comunidade e a experiência de consciência de si mesmo a partir do consumo como ritualístico e mediador social. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-18 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/54410 10.5380/2238-0701.2017n14p253-272 |
url |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/54410 |
identifier_str_mv |
10.5380/2238-0701.2017n14p253-272 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/54410/34229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 14 - Jul/Dez (2017); 253-272 2238-0701 10.5380/am.v1i14 reponame:Ação Midiática instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Ação Midiática |
collection |
Ação Midiática |
repository.name.fl_str_mv |
Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com |
_version_ |
1799760990838980608 |