A LEGITIMAÇÃO DAS REDES SOCIAIS COMO FONTE PARA O JORNALISMO SOB A PERSPECTIVA DOS CÓDIGOS PADRÕES DE NARRAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CASADEI, Eliza Bachega
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ação Midiática
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/32170
Resumo: A partir do estudo dos noticiários, é possível perceber um aumento sensível e progressivo no número de reportagens que utilizam as redes sociais como fonte para a composição das notícias nos últimos anos. O presente artigo busca discutir justamente esse processo de legitimação das redes sociais como fontes autorizadas a partir da perspectiva dos códigos padrões de narração historicamente marcados que os jornalistas utilizam para contar as suas estórias, em um entrecruzamento entre as ideias de Michel de Certeau, Paul Ricoeur e Roland Barthes. Estudaremos a noção de que esse aumento se deve a um reposicionamento dos valores jornalísticos em voga (que colocam essas fontes dentro das fronteiras do aceitável) e tem consequências visíveis na escrita e na estruturação do relato jornalístico enquanto técnica enunciativa.
id UFPR-8_51d7fbee6f699f6acf8b1b1e7eba8dd2
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/32170
network_acronym_str UFPR-8
network_name_str Ação Midiática
repository_id_str
spelling A LEGITIMAÇÃO DAS REDES SOCIAIS COMO FONTE PARA O JORNALISMO SOB A PERSPECTIVA DOS CÓDIGOS PADRÕES DE NARRAÇÃOreportagem; narrativa; redes sociais; fontes; legitimação.A partir do estudo dos noticiários, é possível perceber um aumento sensível e progressivo no número de reportagens que utilizam as redes sociais como fonte para a composição das notícias nos últimos anos. O presente artigo busca discutir justamente esse processo de legitimação das redes sociais como fontes autorizadas a partir da perspectiva dos códigos padrões de narração historicamente marcados que os jornalistas utilizam para contar as suas estórias, em um entrecruzamento entre as ideias de Michel de Certeau, Paul Ricoeur e Roland Barthes. Estudaremos a noção de que esse aumento se deve a um reposicionamento dos valores jornalísticos em voga (que colocam essas fontes dentro das fronteiras do aceitável) e tem consequências visíveis na escrita e na estruturação do relato jornalístico enquanto técnica enunciativa.UFPRCASADEI, Eliza Bachega2013-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/3217010.5380/am.v1i5.32170Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 05 - JAN/JUN (2013)2238-070110.5380/am.v1i5reponame:Ação Midiáticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/32170/21232info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-08T17:53:11Zoai:revistas.ufpr.br:article/32170Revistahttps://revistas.ufpr.br/acaomidiaticaPUBhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/oairevistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com2238-07012238-0701opendoar:2019-10-08T17:53:11Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A LEGITIMAÇÃO DAS REDES SOCIAIS COMO FONTE PARA O JORNALISMO SOB A PERSPECTIVA DOS CÓDIGOS PADRÕES DE NARRAÇÃO
title A LEGITIMAÇÃO DAS REDES SOCIAIS COMO FONTE PARA O JORNALISMO SOB A PERSPECTIVA DOS CÓDIGOS PADRÕES DE NARRAÇÃO
spellingShingle A LEGITIMAÇÃO DAS REDES SOCIAIS COMO FONTE PARA O JORNALISMO SOB A PERSPECTIVA DOS CÓDIGOS PADRÕES DE NARRAÇÃO
CASADEI, Eliza Bachega
reportagem; narrativa; redes sociais; fontes; legitimação.
title_short A LEGITIMAÇÃO DAS REDES SOCIAIS COMO FONTE PARA O JORNALISMO SOB A PERSPECTIVA DOS CÓDIGOS PADRÕES DE NARRAÇÃO
title_full A LEGITIMAÇÃO DAS REDES SOCIAIS COMO FONTE PARA O JORNALISMO SOB A PERSPECTIVA DOS CÓDIGOS PADRÕES DE NARRAÇÃO
title_fullStr A LEGITIMAÇÃO DAS REDES SOCIAIS COMO FONTE PARA O JORNALISMO SOB A PERSPECTIVA DOS CÓDIGOS PADRÕES DE NARRAÇÃO
title_full_unstemmed A LEGITIMAÇÃO DAS REDES SOCIAIS COMO FONTE PARA O JORNALISMO SOB A PERSPECTIVA DOS CÓDIGOS PADRÕES DE NARRAÇÃO
title_sort A LEGITIMAÇÃO DAS REDES SOCIAIS COMO FONTE PARA O JORNALISMO SOB A PERSPECTIVA DOS CÓDIGOS PADRÕES DE NARRAÇÃO
author CASADEI, Eliza Bachega
author_facet CASADEI, Eliza Bachega
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv CASADEI, Eliza Bachega
dc.subject.por.fl_str_mv reportagem; narrativa; redes sociais; fontes; legitimação.
topic reportagem; narrativa; redes sociais; fontes; legitimação.
description A partir do estudo dos noticiários, é possível perceber um aumento sensível e progressivo no número de reportagens que utilizam as redes sociais como fonte para a composição das notícias nos últimos anos. O presente artigo busca discutir justamente esse processo de legitimação das redes sociais como fontes autorizadas a partir da perspectiva dos códigos padrões de narração historicamente marcados que os jornalistas utilizam para contar as suas estórias, em um entrecruzamento entre as ideias de Michel de Certeau, Paul Ricoeur e Roland Barthes. Estudaremos a noção de que esse aumento se deve a um reposicionamento dos valores jornalísticos em voga (que colocam essas fontes dentro das fronteiras do aceitável) e tem consequências visíveis na escrita e na estruturação do relato jornalístico enquanto técnica enunciativa.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/32170
10.5380/am.v1i5.32170
url https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/32170
identifier_str_mv 10.5380/am.v1i5.32170
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/32170/21232
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 05 - JAN/JUN (2013)
2238-0701
10.5380/am.v1i5
reponame:Ação Midiática
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Ação Midiática
collection Ação Midiática
repository.name.fl_str_mv Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv revistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com
_version_ 1799760990899798016