O Estado da Arte da Pesquisa em Divulgação Científica no Brasil: Apontamentos Iniciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ação Midiática |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/36778 |
Resumo: | Este artigo traz resultados iniciais do Projeto “Divulgação Científica e Sociedade: Memória e Estado da Arte”, do Grupo de Pesquisa “Comunicação, Educação, Ciência e Sociedade”, do Labjor/Unicamp. Elabora um diagnóstico nacional sobre a pesquisa em Divulgação Científica, nos programas de Pós-Graduação do país. Inicialmente foi realizado um mapeamento no banco de teses da Capes, a partir de palavras-chave relacionadas à área, com destaque para a produção do Estado de São Paulo. O método de abordagem é descritivo e experimental, de natureza quantitativa e qualitativa. Os primeiros resultados da análise de seis palavras-chave computam o registro de 761 trabalhos, em todo o Brasil. Restringindo a análise para três palavras-chave aparecem 338 trabalhos, sendo que 78 ocorrem nas universidades do Estado de São Paulo. Os destaques são para “Divulgação Científica”, com maior incidência na Unicamp (27), seguida da USP (26), UMESP (11) e UFSCAR (8). Os resultados indicam, ainda, que os trabalhos são de natureza múltipla e integram grupos de pesquisa de diferentes áreas do conhecimento. |
id |
UFPR-8_891b60c4c6af9079d8cde77a226cf81e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/36778 |
network_acronym_str |
UFPR-8 |
network_name_str |
Ação Midiática |
repository_id_str |
|
spelling |
O Estado da Arte da Pesquisa em Divulgação Científica no Brasil: Apontamentos IniciaisDivulgação científica; Estado da arte; Pesquisa; Brasil; São Paulo.Este artigo traz resultados iniciais do Projeto “Divulgação Científica e Sociedade: Memória e Estado da Arte”, do Grupo de Pesquisa “Comunicação, Educação, Ciência e Sociedade”, do Labjor/Unicamp. Elabora um diagnóstico nacional sobre a pesquisa em Divulgação Científica, nos programas de Pós-Graduação do país. Inicialmente foi realizado um mapeamento no banco de teses da Capes, a partir de palavras-chave relacionadas à área, com destaque para a produção do Estado de São Paulo. O método de abordagem é descritivo e experimental, de natureza quantitativa e qualitativa. Os primeiros resultados da análise de seis palavras-chave computam o registro de 761 trabalhos, em todo o Brasil. Restringindo a análise para três palavras-chave aparecem 338 trabalhos, sendo que 78 ocorrem nas universidades do Estado de São Paulo. Os destaques são para “Divulgação Científica”, com maior incidência na Unicamp (27), seguida da USP (26), UMESP (11) e UFSCAR (8). Os resultados indicam, ainda, que os trabalhos são de natureza múltipla e integram grupos de pesquisa de diferentes áreas do conhecimento.UFPRCALDAS, GraçaZANVETTOR, Kátia2014-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/3677810.5380/am.v1i7.36778Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 07 - JAN/JUN (2014)2238-070110.5380/am.v1i7reponame:Ação Midiáticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/36778/22885info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-07T18:34:13Zoai:revistas.ufpr.br:article/36778Revistahttps://revistas.ufpr.br/acaomidiaticaPUBhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/oairevistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com2238-07012238-0701opendoar:2019-10-07T18:34:13Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Estado da Arte da Pesquisa em Divulgação Científica no Brasil: Apontamentos Iniciais |
title |
O Estado da Arte da Pesquisa em Divulgação Científica no Brasil: Apontamentos Iniciais |
spellingShingle |
O Estado da Arte da Pesquisa em Divulgação Científica no Brasil: Apontamentos Iniciais CALDAS, Graça Divulgação científica; Estado da arte; Pesquisa; Brasil; São Paulo. |
title_short |
O Estado da Arte da Pesquisa em Divulgação Científica no Brasil: Apontamentos Iniciais |
title_full |
O Estado da Arte da Pesquisa em Divulgação Científica no Brasil: Apontamentos Iniciais |
title_fullStr |
O Estado da Arte da Pesquisa em Divulgação Científica no Brasil: Apontamentos Iniciais |
title_full_unstemmed |
O Estado da Arte da Pesquisa em Divulgação Científica no Brasil: Apontamentos Iniciais |
title_sort |
O Estado da Arte da Pesquisa em Divulgação Científica no Brasil: Apontamentos Iniciais |
author |
CALDAS, Graça |
author_facet |
CALDAS, Graça ZANVETTOR, Kátia |
author_role |
author |
author2 |
ZANVETTOR, Kátia |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CALDAS, Graça ZANVETTOR, Kátia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Divulgação científica; Estado da arte; Pesquisa; Brasil; São Paulo. |
topic |
Divulgação científica; Estado da arte; Pesquisa; Brasil; São Paulo. |
description |
Este artigo traz resultados iniciais do Projeto “Divulgação Científica e Sociedade: Memória e Estado da Arte”, do Grupo de Pesquisa “Comunicação, Educação, Ciência e Sociedade”, do Labjor/Unicamp. Elabora um diagnóstico nacional sobre a pesquisa em Divulgação Científica, nos programas de Pós-Graduação do país. Inicialmente foi realizado um mapeamento no banco de teses da Capes, a partir de palavras-chave relacionadas à área, com destaque para a produção do Estado de São Paulo. O método de abordagem é descritivo e experimental, de natureza quantitativa e qualitativa. Os primeiros resultados da análise de seis palavras-chave computam o registro de 761 trabalhos, em todo o Brasil. Restringindo a análise para três palavras-chave aparecem 338 trabalhos, sendo que 78 ocorrem nas universidades do Estado de São Paulo. Os destaques são para “Divulgação Científica”, com maior incidência na Unicamp (27), seguida da USP (26), UMESP (11) e UFSCAR (8). Os resultados indicam, ainda, que os trabalhos são de natureza múltipla e integram grupos de pesquisa de diferentes áreas do conhecimento. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-23 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/36778 10.5380/am.v1i7.36778 |
url |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/36778 |
identifier_str_mv |
10.5380/am.v1i7.36778 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/36778/22885 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 07 - JAN/JUN (2014) 2238-0701 10.5380/am.v1i7 reponame:Ação Midiática instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Ação Midiática |
collection |
Ação Midiática |
repository.name.fl_str_mv |
Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com |
_version_ |
1799760990897700864 |