O Estado da Arte da Pesquisa em Divulgação Científica no Brasil: Apontamentos Iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CALDAS, Graça
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: ZANVETTOR, Kátia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ação Midiática
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/36778
Resumo: Este artigo traz resultados iniciais do Projeto “Divulgação Científica e Sociedade: Memória e Estado da Arte”, do Grupo de Pesquisa “Comunicação, Educação, Ciência e Sociedade”, do Labjor/Unicamp. Elabora um diagnóstico nacional sobre a pesquisa em Divulgação Científica, nos programas de Pós-Graduação do país. Inicialmente foi realizado um mapeamento no banco de teses da Capes, a partir de palavras-chave relacionadas à área, com destaque para a produção do Estado de São Paulo. O método de abordagem é descritivo e experimental, de natureza quantitativa e qualitativa. Os primeiros resultados da análise de seis palavras-chave computam o registro de 761 trabalhos, em todo o Brasil. Restringindo a análise para três palavras-chave aparecem 338 trabalhos, sendo que 78 ocorrem nas universidades do Estado de São Paulo. Os destaques são para “Divulgação Científica”, com maior incidência na Unicamp (27), seguida da USP (26), UMESP (11) e UFSCAR (8). Os resultados indicam, ainda, que os trabalhos são de natureza múltipla e integram grupos de pesquisa de diferentes áreas do conhecimento.
id UFPR-8_891b60c4c6af9079d8cde77a226cf81e
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/36778
network_acronym_str UFPR-8
network_name_str Ação Midiática
repository_id_str
spelling O Estado da Arte da Pesquisa em Divulgação Científica no Brasil: Apontamentos IniciaisDivulgação científica; Estado da arte; Pesquisa; Brasil; São Paulo.Este artigo traz resultados iniciais do Projeto “Divulgação Científica e Sociedade: Memória e Estado da Arte”, do Grupo de Pesquisa “Comunicação, Educação, Ciência e Sociedade”, do Labjor/Unicamp. Elabora um diagnóstico nacional sobre a pesquisa em Divulgação Científica, nos programas de Pós-Graduação do país. Inicialmente foi realizado um mapeamento no banco de teses da Capes, a partir de palavras-chave relacionadas à área, com destaque para a produção do Estado de São Paulo. O método de abordagem é descritivo e experimental, de natureza quantitativa e qualitativa. Os primeiros resultados da análise de seis palavras-chave computam o registro de 761 trabalhos, em todo o Brasil. Restringindo a análise para três palavras-chave aparecem 338 trabalhos, sendo que 78 ocorrem nas universidades do Estado de São Paulo. Os destaques são para “Divulgação Científica”, com maior incidência na Unicamp (27), seguida da USP (26), UMESP (11) e UFSCAR (8). Os resultados indicam, ainda, que os trabalhos são de natureza múltipla e integram grupos de pesquisa de diferentes áreas do conhecimento.UFPRCALDAS, GraçaZANVETTOR, Kátia2014-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/3677810.5380/am.v1i7.36778Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 07 - JAN/JUN (2014)2238-070110.5380/am.v1i7reponame:Ação Midiáticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/36778/22885info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-07T18:34:13Zoai:revistas.ufpr.br:article/36778Revistahttps://revistas.ufpr.br/acaomidiaticaPUBhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/oairevistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com2238-07012238-0701opendoar:2019-10-07T18:34:13Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O Estado da Arte da Pesquisa em Divulgação Científica no Brasil: Apontamentos Iniciais
title O Estado da Arte da Pesquisa em Divulgação Científica no Brasil: Apontamentos Iniciais
spellingShingle O Estado da Arte da Pesquisa em Divulgação Científica no Brasil: Apontamentos Iniciais
CALDAS, Graça
Divulgação científica; Estado da arte; Pesquisa; Brasil; São Paulo.
title_short O Estado da Arte da Pesquisa em Divulgação Científica no Brasil: Apontamentos Iniciais
title_full O Estado da Arte da Pesquisa em Divulgação Científica no Brasil: Apontamentos Iniciais
title_fullStr O Estado da Arte da Pesquisa em Divulgação Científica no Brasil: Apontamentos Iniciais
title_full_unstemmed O Estado da Arte da Pesquisa em Divulgação Científica no Brasil: Apontamentos Iniciais
title_sort O Estado da Arte da Pesquisa em Divulgação Científica no Brasil: Apontamentos Iniciais
author CALDAS, Graça
author_facet CALDAS, Graça
ZANVETTOR, Kátia
author_role author
author2 ZANVETTOR, Kátia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv CALDAS, Graça
ZANVETTOR, Kátia
dc.subject.por.fl_str_mv Divulgação científica; Estado da arte; Pesquisa; Brasil; São Paulo.
topic Divulgação científica; Estado da arte; Pesquisa; Brasil; São Paulo.
description Este artigo traz resultados iniciais do Projeto “Divulgação Científica e Sociedade: Memória e Estado da Arte”, do Grupo de Pesquisa “Comunicação, Educação, Ciência e Sociedade”, do Labjor/Unicamp. Elabora um diagnóstico nacional sobre a pesquisa em Divulgação Científica, nos programas de Pós-Graduação do país. Inicialmente foi realizado um mapeamento no banco de teses da Capes, a partir de palavras-chave relacionadas à área, com destaque para a produção do Estado de São Paulo. O método de abordagem é descritivo e experimental, de natureza quantitativa e qualitativa. Os primeiros resultados da análise de seis palavras-chave computam o registro de 761 trabalhos, em todo o Brasil. Restringindo a análise para três palavras-chave aparecem 338 trabalhos, sendo que 78 ocorrem nas universidades do Estado de São Paulo. Os destaques são para “Divulgação Científica”, com maior incidência na Unicamp (27), seguida da USP (26), UMESP (11) e UFSCAR (8). Os resultados indicam, ainda, que os trabalhos são de natureza múltipla e integram grupos de pesquisa de diferentes áreas do conhecimento.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/36778
10.5380/am.v1i7.36778
url https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/36778
identifier_str_mv 10.5380/am.v1i7.36778
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/36778/22885
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 07 - JAN/JUN (2014)
2238-0701
10.5380/am.v1i7
reponame:Ação Midiática
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Ação Midiática
collection Ação Midiática
repository.name.fl_str_mv Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv revistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com
_version_ 1799760990897700864