Inovação na produção audiovisual jornalística midiatizada: o DROPS do Estadão como jornal interativo efêmero para o Stories do Instagram

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fiorini, Bruno José
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Carvalho, Luciana Menezes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ação Midiática
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/82325
Resumo: A inovação no jornalismo emerge diante da possibilidade de novas práticas jornalísticas, adaptando as linguagens, as gramáticas, utilizando novas ferramentas de captação de conteúdo audiovisual, por exemplo. Temos como objetivo compreender como as lógicas da midiatização são apropriadas pelo Estadão, por meio do Drops, para a prática do jornalismo de inovação no Instagram Stories. Percebemos que a midiatização e a inovação podem caminhar lado a lado, mas não podem de forma alguma ser sinônimos, pois abrangem condições diferentes em ambas as suas características.
id UFPR-8_8f7840d2409013bcc438390d53e2a2ed
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/82325
network_acronym_str UFPR-8
network_name_str Ação Midiática
repository_id_str
spelling Inovação na produção audiovisual jornalística midiatizada: o DROPS do Estadão como jornal interativo efêmero para o Stories do InstagramInovação; Audiovisual Efêmero; Instagram Stories; MidiatizaçãoA inovação no jornalismo emerge diante da possibilidade de novas práticas jornalísticas, adaptando as linguagens, as gramáticas, utilizando novas ferramentas de captação de conteúdo audiovisual, por exemplo. Temos como objetivo compreender como as lógicas da midiatização são apropriadas pelo Estadão, por meio do Drops, para a prática do jornalismo de inovação no Instagram Stories. Percebemos que a midiatização e a inovação podem caminhar lado a lado, mas não podem de forma alguma ser sinônimos, pois abrangem condições diferentes em ambas as suas características.UFPRFiorini, Bruno JoséCarvalho, Luciana Menezes2022-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/8232510.5380/am.v23i1.82325Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 23 - JAN/JUN (2022); 60-782238-070110.5380/am.v23i1reponame:Ação Midiáticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/82325/45760Direitos autorais 2022 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.info:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-04T17:53:14Zoai:revistas.ufpr.br:article/82325Revistahttps://revistas.ufpr.br/acaomidiaticaPUBhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/oairevistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com2238-07012238-0701opendoar:2022-02-04T17:53:14Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Inovação na produção audiovisual jornalística midiatizada: o DROPS do Estadão como jornal interativo efêmero para o Stories do Instagram
title Inovação na produção audiovisual jornalística midiatizada: o DROPS do Estadão como jornal interativo efêmero para o Stories do Instagram
spellingShingle Inovação na produção audiovisual jornalística midiatizada: o DROPS do Estadão como jornal interativo efêmero para o Stories do Instagram
Fiorini, Bruno José
Inovação; Audiovisual Efêmero; Instagram Stories; Midiatização
title_short Inovação na produção audiovisual jornalística midiatizada: o DROPS do Estadão como jornal interativo efêmero para o Stories do Instagram
title_full Inovação na produção audiovisual jornalística midiatizada: o DROPS do Estadão como jornal interativo efêmero para o Stories do Instagram
title_fullStr Inovação na produção audiovisual jornalística midiatizada: o DROPS do Estadão como jornal interativo efêmero para o Stories do Instagram
title_full_unstemmed Inovação na produção audiovisual jornalística midiatizada: o DROPS do Estadão como jornal interativo efêmero para o Stories do Instagram
title_sort Inovação na produção audiovisual jornalística midiatizada: o DROPS do Estadão como jornal interativo efêmero para o Stories do Instagram
author Fiorini, Bruno José
author_facet Fiorini, Bruno José
Carvalho, Luciana Menezes
author_role author
author2 Carvalho, Luciana Menezes
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Fiorini, Bruno José
Carvalho, Luciana Menezes
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação; Audiovisual Efêmero; Instagram Stories; Midiatização
topic Inovação; Audiovisual Efêmero; Instagram Stories; Midiatização
description A inovação no jornalismo emerge diante da possibilidade de novas práticas jornalísticas, adaptando as linguagens, as gramáticas, utilizando novas ferramentas de captação de conteúdo audiovisual, por exemplo. Temos como objetivo compreender como as lógicas da midiatização são apropriadas pelo Estadão, por meio do Drops, para a prática do jornalismo de inovação no Instagram Stories. Percebemos que a midiatização e a inovação podem caminhar lado a lado, mas não podem de forma alguma ser sinônimos, pois abrangem condições diferentes em ambas as suas características.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-04
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/82325
10.5380/am.v23i1.82325
url https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/82325
identifier_str_mv 10.5380/am.v23i1.82325
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/82325/45760
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 23 - JAN/JUN (2022); 60-78
2238-0701
10.5380/am.v23i1
reponame:Ação Midiática
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Ação Midiática
collection Ação Midiática
repository.name.fl_str_mv Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv revistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com
_version_ 1799760991434571776