Batman versus Super-homem: uma metáfora dos quadrinhos para o estudo do jornalismo multimídia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ação Midiática |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/42919 |
Resumo: | Por meio de levantamento bibliográfico, de entrevistas com profissionais do UOL TAB, nova seção multimídia do portal UOL e da análise de conteúdo das 30 primeiras edições da referida publicação, este artigo apresenta um estudo sobre a prática do jornalismo multimídia, em que um mesmo profissional produz material em diferentes formatos. Para reflexão sobre o tema, propõe-se uma metáfora baseada no universo dos quadrinhos da DC Comics: no papel do Super-homem, apontamos o profissional desejado por empresários e gestores de comunicação, um superjornalista que produza sozinho para diferentes plataformas com a mesma competência; enquanto a imagem do Batman é associada ao profissional que faz parte de equipes integradas e polivalentes, onde treinamento e parcerias são palavras de ordem. |
id |
UFPR-8_aeac49c5f4893ae8fa6bb32af507846a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/42919 |
network_acronym_str |
UFPR-8 |
network_name_str |
Ação Midiática |
repository_id_str |
|
spelling |
Batman versus Super-homem: uma metáfora dos quadrinhos para o estudo do jornalismo multimídiaJornalismo multimídia; Rotina de produção; Convergência.Por meio de levantamento bibliográfico, de entrevistas com profissionais do UOL TAB, nova seção multimídia do portal UOL e da análise de conteúdo das 30 primeiras edições da referida publicação, este artigo apresenta um estudo sobre a prática do jornalismo multimídia, em que um mesmo profissional produz material em diferentes formatos. Para reflexão sobre o tema, propõe-se uma metáfora baseada no universo dos quadrinhos da DC Comics: no papel do Super-homem, apontamos o profissional desejado por empresários e gestores de comunicação, um superjornalista que produza sozinho para diferentes plataformas com a mesma competência; enquanto a imagem do Batman é associada ao profissional que faz parte de equipes integradas e polivalentes, onde treinamento e parcerias são palavras de ordem.UFPRLenzi, Alexandre2015-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/4291910.5380/2238-0701.2015n10p355-374Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 10 - JUL/DEZ (2015); 355-3742238-070110.5380/am.v1i10reponame:Ação Midiáticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/42919/26991https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/downloadSuppFile/42919/23006info:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-26T00:08:10Zoai:revistas.ufpr.br:article/42919Revistahttps://revistas.ufpr.br/acaomidiaticaPUBhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/oairevistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com2238-07012238-0701opendoar:2023-08-26T00:08:10Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Batman versus Super-homem: uma metáfora dos quadrinhos para o estudo do jornalismo multimídia |
title |
Batman versus Super-homem: uma metáfora dos quadrinhos para o estudo do jornalismo multimídia |
spellingShingle |
Batman versus Super-homem: uma metáfora dos quadrinhos para o estudo do jornalismo multimídia Lenzi, Alexandre Jornalismo multimídia; Rotina de produção; Convergência. |
title_short |
Batman versus Super-homem: uma metáfora dos quadrinhos para o estudo do jornalismo multimídia |
title_full |
Batman versus Super-homem: uma metáfora dos quadrinhos para o estudo do jornalismo multimídia |
title_fullStr |
Batman versus Super-homem: uma metáfora dos quadrinhos para o estudo do jornalismo multimídia |
title_full_unstemmed |
Batman versus Super-homem: uma metáfora dos quadrinhos para o estudo do jornalismo multimídia |
title_sort |
Batman versus Super-homem: uma metáfora dos quadrinhos para o estudo do jornalismo multimídia |
author |
Lenzi, Alexandre |
author_facet |
Lenzi, Alexandre |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lenzi, Alexandre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jornalismo multimídia; Rotina de produção; Convergência. |
topic |
Jornalismo multimídia; Rotina de produção; Convergência. |
description |
Por meio de levantamento bibliográfico, de entrevistas com profissionais do UOL TAB, nova seção multimídia do portal UOL e da análise de conteúdo das 30 primeiras edições da referida publicação, este artigo apresenta um estudo sobre a prática do jornalismo multimídia, em que um mesmo profissional produz material em diferentes formatos. Para reflexão sobre o tema, propõe-se uma metáfora baseada no universo dos quadrinhos da DC Comics: no papel do Super-homem, apontamos o profissional desejado por empresários e gestores de comunicação, um superjornalista que produza sozinho para diferentes plataformas com a mesma competência; enquanto a imagem do Batman é associada ao profissional que faz parte de equipes integradas e polivalentes, onde treinamento e parcerias são palavras de ordem. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-21 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/42919 10.5380/2238-0701.2015n10p355-374 |
url |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/42919 |
identifier_str_mv |
10.5380/2238-0701.2015n10p355-374 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/42919/26991 https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/downloadSuppFile/42919/23006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 10 - JUL/DEZ (2015); 355-374 2238-0701 10.5380/am.v1i10 reponame:Ação Midiática instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Ação Midiática |
collection |
Ação Midiática |
repository.name.fl_str_mv |
Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com |
_version_ |
1799760991957811200 |