Batman versus Super-homem: uma metáfora dos quadrinhos para o estudo do jornalismo multimídia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lenzi, Alexandre
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ação Midiática
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/42919
Resumo: Por meio de levantamento bibliográfico, de entrevistas com profissionais do UOL TAB, nova seção multimídia do portal UOL e da análise de conteúdo das 30 primeiras edições da referida publicação, este artigo apresenta um estudo sobre a prática do jornalismo multimídia, em que um mesmo profissional produz material em diferentes formatos. Para reflexão sobre o tema, propõe-se uma metáfora baseada no universo dos quadrinhos da DC Comics: no papel do Super-homem, apontamos o profissional desejado por empresários e gestores de comunicação, um superjornalista que produza sozinho para diferentes plataformas com a mesma competência; enquanto a imagem do Batman é associada ao profissional que faz parte de equipes integradas e polivalentes, onde treinamento e parcerias são palavras de ordem.
id UFPR-8_aeac49c5f4893ae8fa6bb32af507846a
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/42919
network_acronym_str UFPR-8
network_name_str Ação Midiática
repository_id_str
spelling Batman versus Super-homem: uma metáfora dos quadrinhos para o estudo do jornalismo multimídiaJornalismo multimídia; Rotina de produção; Convergência.Por meio de levantamento bibliográfico, de entrevistas com profissionais do UOL TAB, nova seção multimídia do portal UOL e da análise de conteúdo das 30 primeiras edições da referida publicação, este artigo apresenta um estudo sobre a prática do jornalismo multimídia, em que um mesmo profissional produz material em diferentes formatos. Para reflexão sobre o tema, propõe-se uma metáfora baseada no universo dos quadrinhos da DC Comics: no papel do Super-homem, apontamos o profissional desejado por empresários e gestores de comunicação, um superjornalista que produza sozinho para diferentes plataformas com a mesma competência; enquanto a imagem do Batman é associada ao profissional que faz parte de equipes integradas e polivalentes, onde treinamento e parcerias são palavras de ordem.UFPRLenzi, Alexandre2015-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/4291910.5380/2238-0701.2015n10p355-374Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 10 - JUL/DEZ (2015); 355-3742238-070110.5380/am.v1i10reponame:Ação Midiáticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/42919/26991https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/downloadSuppFile/42919/23006info:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-26T00:08:10Zoai:revistas.ufpr.br:article/42919Revistahttps://revistas.ufpr.br/acaomidiaticaPUBhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/oairevistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com2238-07012238-0701opendoar:2023-08-26T00:08:10Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Batman versus Super-homem: uma metáfora dos quadrinhos para o estudo do jornalismo multimídia
title Batman versus Super-homem: uma metáfora dos quadrinhos para o estudo do jornalismo multimídia
spellingShingle Batman versus Super-homem: uma metáfora dos quadrinhos para o estudo do jornalismo multimídia
Lenzi, Alexandre
Jornalismo multimídia; Rotina de produção; Convergência.
title_short Batman versus Super-homem: uma metáfora dos quadrinhos para o estudo do jornalismo multimídia
title_full Batman versus Super-homem: uma metáfora dos quadrinhos para o estudo do jornalismo multimídia
title_fullStr Batman versus Super-homem: uma metáfora dos quadrinhos para o estudo do jornalismo multimídia
title_full_unstemmed Batman versus Super-homem: uma metáfora dos quadrinhos para o estudo do jornalismo multimídia
title_sort Batman versus Super-homem: uma metáfora dos quadrinhos para o estudo do jornalismo multimídia
author Lenzi, Alexandre
author_facet Lenzi, Alexandre
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lenzi, Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv Jornalismo multimídia; Rotina de produção; Convergência.
topic Jornalismo multimídia; Rotina de produção; Convergência.
description Por meio de levantamento bibliográfico, de entrevistas com profissionais do UOL TAB, nova seção multimídia do portal UOL e da análise de conteúdo das 30 primeiras edições da referida publicação, este artigo apresenta um estudo sobre a prática do jornalismo multimídia, em que um mesmo profissional produz material em diferentes formatos. Para reflexão sobre o tema, propõe-se uma metáfora baseada no universo dos quadrinhos da DC Comics: no papel do Super-homem, apontamos o profissional desejado por empresários e gestores de comunicação, um superjornalista que produza sozinho para diferentes plataformas com a mesma competência; enquanto a imagem do Batman é associada ao profissional que faz parte de equipes integradas e polivalentes, onde treinamento e parcerias são palavras de ordem.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-21
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/42919
10.5380/2238-0701.2015n10p355-374
url https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/42919
identifier_str_mv 10.5380/2238-0701.2015n10p355-374
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/42919/26991
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/downloadSuppFile/42919/23006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 10 - JUL/DEZ (2015); 355-374
2238-0701
10.5380/am.v1i10
reponame:Ação Midiática
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Ação Midiática
collection Ação Midiática
repository.name.fl_str_mv Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv revistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com
_version_ 1799760991957811200