Pelas Esquinas da Vida: a (Des)Construção da Imagem de Prostitutas na Série O Negócio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ação Midiática |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/38018 |
Resumo: | Este artigo analisa a construção da imagem de garotas de programa na série televisiva brasileira O Negócio, exibida pelo canal HBO. Parte-se de noções de representação para compreender enquadramentos e particularidades da prostituição em séries de TV na contemporaneidade. A estratégia metodológica adotada foi a análise das imagens em movimento nos 13 episódios da primeira temporada da série. Uma das descobertas da pesquisa foi que O Negócio associa a representação das profissionais do sexo ao mundo dos negócios, sob a perspectiva do luxo, e posiciona as protagonistas como prostitutas por livre escolha, ousadas e independentes. Essa representação se distancia do chamado “submundo” da prostituição de rua e dos prostíbulos, que retrata mulheres marginalizadas e associadas ao uso de drogas. |
id |
UFPR-8_c5051e3c65c1c7a1931db9f3a58e20e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/38018 |
network_acronym_str |
UFPR-8 |
network_name_str |
Ação Midiática |
repository_id_str |
|
spelling |
Pelas Esquinas da Vida: a (Des)Construção da Imagem de Prostitutas na Série O NegócioFicção seriada; Representação; Prostituição.Este artigo analisa a construção da imagem de garotas de programa na série televisiva brasileira O Negócio, exibida pelo canal HBO. Parte-se de noções de representação para compreender enquadramentos e particularidades da prostituição em séries de TV na contemporaneidade. A estratégia metodológica adotada foi a análise das imagens em movimento nos 13 episódios da primeira temporada da série. Uma das descobertas da pesquisa foi que O Negócio associa a representação das profissionais do sexo ao mundo dos negócios, sob a perspectiva do luxo, e posiciona as protagonistas como prostitutas por livre escolha, ousadas e independentes. Essa representação se distancia do chamado “submundo” da prostituição de rua e dos prostíbulos, que retrata mulheres marginalizadas e associadas ao uso de drogas.UFPRJOHNSON, TelmaRIBEIRO, Gabriella Cristina do Nascimento2014-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/3801810.5380/am.v1i8.38018Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 08 - JUL/DEZ (2014)2238-070110.5380/am.v1i8reponame:Ação Midiáticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/38018/23988info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-07T13:39:25Zoai:revistas.ufpr.br:article/38018Revistahttps://revistas.ufpr.br/acaomidiaticaPUBhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/oairevistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com2238-07012238-0701opendoar:2019-10-07T13:39:25Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pelas Esquinas da Vida: a (Des)Construção da Imagem de Prostitutas na Série O Negócio |
title |
Pelas Esquinas da Vida: a (Des)Construção da Imagem de Prostitutas na Série O Negócio |
spellingShingle |
Pelas Esquinas da Vida: a (Des)Construção da Imagem de Prostitutas na Série O Negócio JOHNSON, Telma Ficção seriada; Representação; Prostituição. |
title_short |
Pelas Esquinas da Vida: a (Des)Construção da Imagem de Prostitutas na Série O Negócio |
title_full |
Pelas Esquinas da Vida: a (Des)Construção da Imagem de Prostitutas na Série O Negócio |
title_fullStr |
Pelas Esquinas da Vida: a (Des)Construção da Imagem de Prostitutas na Série O Negócio |
title_full_unstemmed |
Pelas Esquinas da Vida: a (Des)Construção da Imagem de Prostitutas na Série O Negócio |
title_sort |
Pelas Esquinas da Vida: a (Des)Construção da Imagem de Prostitutas na Série O Negócio |
author |
JOHNSON, Telma |
author_facet |
JOHNSON, Telma RIBEIRO, Gabriella Cristina do Nascimento |
author_role |
author |
author2 |
RIBEIRO, Gabriella Cristina do Nascimento |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
JOHNSON, Telma RIBEIRO, Gabriella Cristina do Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ficção seriada; Representação; Prostituição. |
topic |
Ficção seriada; Representação; Prostituição. |
description |
Este artigo analisa a construção da imagem de garotas de programa na série televisiva brasileira O Negócio, exibida pelo canal HBO. Parte-se de noções de representação para compreender enquadramentos e particularidades da prostituição em séries de TV na contemporaneidade. A estratégia metodológica adotada foi a análise das imagens em movimento nos 13 episódios da primeira temporada da série. Uma das descobertas da pesquisa foi que O Negócio associa a representação das profissionais do sexo ao mundo dos negócios, sob a perspectiva do luxo, e posiciona as protagonistas como prostitutas por livre escolha, ousadas e independentes. Essa representação se distancia do chamado “submundo” da prostituição de rua e dos prostíbulos, que retrata mulheres marginalizadas e associadas ao uso de drogas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/38018 10.5380/am.v1i8.38018 |
url |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/38018 |
identifier_str_mv |
10.5380/am.v1i8.38018 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/38018/23988 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 08 - JUL/DEZ (2014) 2238-0701 10.5380/am.v1i8 reponame:Ação Midiática instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Ação Midiática |
collection |
Ação Midiática |
repository.name.fl_str_mv |
Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com |
_version_ |
1799760990885117952 |