A importância da Rede Globo na difusão dos sucessos das gravadoras independentes brasileiras entre 1971 e 1975
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ação Midiática |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/71598 |
Resumo: | A telenovela é um dos principais produtos da televisão brasileira e um dos seus componentes é a trilha sonora, que tem entre seus elementos as músicas inseridas em seus capítulos, as quais são lançadas em discos. Desde 1971 a Rede Globo lança os discos de suas telenovelas por meio da SIGLA, mais conhecida pelo nome de seu selo principal, Som Livre, gravadora pertencente ao conglomerado Globo. Em 1971 ela iniciou a prática de lançar discos das telenovelas com músicas internacionais inseridas em seus capítulos. Entre 1971 e 1975 a SIGLA teve como principais parceiros na cessão de fonogramas para estes discos as gravadoras independentes Beverly, CID, EBRAU, Nova Music, RGE/Fermata, Tapecar e Top Tape. O objetivo do presente trabalho é observar o papel da Rede Globo na difusão dos sucessos destas gravadoras entre 1971 e 1975. |
id |
UFPR-8_de70840272885eefa4489e8ac75fa95e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/71598 |
network_acronym_str |
UFPR-8 |
network_name_str |
Ação Midiática |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância da Rede Globo na difusão dos sucessos das gravadoras independentes brasileiras entre 1971 e 1975Telenovela; Indústria fonográfica brasileira; Rede Globo; Som Livre.A telenovela é um dos principais produtos da televisão brasileira e um dos seus componentes é a trilha sonora, que tem entre seus elementos as músicas inseridas em seus capítulos, as quais são lançadas em discos. Desde 1971 a Rede Globo lança os discos de suas telenovelas por meio da SIGLA, mais conhecida pelo nome de seu selo principal, Som Livre, gravadora pertencente ao conglomerado Globo. Em 1971 ela iniciou a prática de lançar discos das telenovelas com músicas internacionais inseridas em seus capítulos. Entre 1971 e 1975 a SIGLA teve como principais parceiros na cessão de fonogramas para estes discos as gravadoras independentes Beverly, CID, EBRAU, Nova Music, RGE/Fermata, Tapecar e Top Tape. O objetivo do presente trabalho é observar o papel da Rede Globo na difusão dos sucessos destas gravadoras entre 1971 e 1975.UFPRvan Haandel, Johan Cavalcanti2021-01-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/7159810.5380/2238-0701.2020n21.12Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 21 - JAN/JUN (2021); 242-2632238-070110.5380/am.v21i1reponame:Ação Midiáticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/71598/42901Direitos autorais 2021 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.info:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-26T02:06:07Zoai:revistas.ufpr.br:article/71598Revistahttps://revistas.ufpr.br/acaomidiaticaPUBhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/oairevistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com2238-07012238-0701opendoar:2023-08-26T02:06:07Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da Rede Globo na difusão dos sucessos das gravadoras independentes brasileiras entre 1971 e 1975 |
title |
A importância da Rede Globo na difusão dos sucessos das gravadoras independentes brasileiras entre 1971 e 1975 |
spellingShingle |
A importância da Rede Globo na difusão dos sucessos das gravadoras independentes brasileiras entre 1971 e 1975 van Haandel, Johan Cavalcanti Telenovela; Indústria fonográfica brasileira; Rede Globo; Som Livre. |
title_short |
A importância da Rede Globo na difusão dos sucessos das gravadoras independentes brasileiras entre 1971 e 1975 |
title_full |
A importância da Rede Globo na difusão dos sucessos das gravadoras independentes brasileiras entre 1971 e 1975 |
title_fullStr |
A importância da Rede Globo na difusão dos sucessos das gravadoras independentes brasileiras entre 1971 e 1975 |
title_full_unstemmed |
A importância da Rede Globo na difusão dos sucessos das gravadoras independentes brasileiras entre 1971 e 1975 |
title_sort |
A importância da Rede Globo na difusão dos sucessos das gravadoras independentes brasileiras entre 1971 e 1975 |
author |
van Haandel, Johan Cavalcanti |
author_facet |
van Haandel, Johan Cavalcanti |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
van Haandel, Johan Cavalcanti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Telenovela; Indústria fonográfica brasileira; Rede Globo; Som Livre. |
topic |
Telenovela; Indústria fonográfica brasileira; Rede Globo; Som Livre. |
description |
A telenovela é um dos principais produtos da televisão brasileira e um dos seus componentes é a trilha sonora, que tem entre seus elementos as músicas inseridas em seus capítulos, as quais são lançadas em discos. Desde 1971 a Rede Globo lança os discos de suas telenovelas por meio da SIGLA, mais conhecida pelo nome de seu selo principal, Som Livre, gravadora pertencente ao conglomerado Globo. Em 1971 ela iniciou a prática de lançar discos das telenovelas com músicas internacionais inseridas em seus capítulos. Entre 1971 e 1975 a SIGLA teve como principais parceiros na cessão de fonogramas para estes discos as gravadoras independentes Beverly, CID, EBRAU, Nova Music, RGE/Fermata, Tapecar e Top Tape. O objetivo do presente trabalho é observar o papel da Rede Globo na difusão dos sucessos destas gravadoras entre 1971 e 1975. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-27 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/71598 10.5380/2238-0701.2020n21.12 |
url |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/71598 |
identifier_str_mv |
10.5380/2238-0701.2020n21.12 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/71598/42901 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 21 - JAN/JUN (2021); 242-263 2238-0701 10.5380/am.v21i1 reponame:Ação Midiática instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Ação Midiática |
collection |
Ação Midiática |
repository.name.fl_str_mv |
Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com |
_version_ |
1799760991381094400 |