Avenida Brasil e o Lugar da Recepção: Uma Análise das Percepções Sobre João Emanuel Carneiro no Twitter

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CERQUEIRA, Renata Cristina Bento
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: LESSA, Rodrigo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ação Midiática
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/38025
Resumo: Partindo de reflexões trazidas pela Estética da Recepção, desde a década de 60 do século XX, o presente artigo buscou examinar as relações existentes entre as marcas autorais de João Emanuel Carneiro, conforme apontadas pela imprensa, e as percepções dos internautas a respeito do autor. Neste sentido, foram examinados conteúdos compartilhados no Twitter, em torno deste realizador, com o intuito de analisar em que medida as impressões sobre Avenida Brasil corroboram ou não os traços regulares de Carneiro, apontados pela imprensa. Nos resultados, constatou-se que a maioria dos internautas não discorre sobre características regulares do roteirista principal da obra, porém, quando o fazem, costumam mostrar similaridade entre suas percepções e os traços atribuídos ao autor, destacando principalmente características diretamente associadas aos fatos que estão se desenrolando, paralelamente, na trama.
id UFPR-8_f17faf5b964d2e3bf001decd1e5cc45b
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/38025
network_acronym_str UFPR-8
network_name_str Ação Midiática
repository_id_str
spelling Avenida Brasil e o Lugar da Recepção: Uma Análise das Percepções Sobre João Emanuel Carneiro no TwitterTelenovela; Recepção; Marcas autorais; Mídias sociais; Twitter.Partindo de reflexões trazidas pela Estética da Recepção, desde a década de 60 do século XX, o presente artigo buscou examinar as relações existentes entre as marcas autorais de João Emanuel Carneiro, conforme apontadas pela imprensa, e as percepções dos internautas a respeito do autor. Neste sentido, foram examinados conteúdos compartilhados no Twitter, em torno deste realizador, com o intuito de analisar em que medida as impressões sobre Avenida Brasil corroboram ou não os traços regulares de Carneiro, apontados pela imprensa. Nos resultados, constatou-se que a maioria dos internautas não discorre sobre características regulares do roteirista principal da obra, porém, quando o fazem, costumam mostrar similaridade entre suas percepções e os traços atribuídos ao autor, destacando principalmente características diretamente associadas aos fatos que estão se desenrolando, paralelamente, na trama.UFPRCAPES.CERQUEIRA, Renata Cristina BentoLESSA, Rodrigo2015-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/3802510.5380/am.v1i9.38025Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 09 - JAN/JUN (2015)2238-070110.5380/am.v1i9reponame:Ação Midiáticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/38025/25730info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-04T14:49:57Zoai:revistas.ufpr.br:article/38025Revistahttps://revistas.ufpr.br/acaomidiaticaPUBhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/oairevistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com2238-07012238-0701opendoar:2019-10-04T14:49:57Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Avenida Brasil e o Lugar da Recepção: Uma Análise das Percepções Sobre João Emanuel Carneiro no Twitter
title Avenida Brasil e o Lugar da Recepção: Uma Análise das Percepções Sobre João Emanuel Carneiro no Twitter
spellingShingle Avenida Brasil e o Lugar da Recepção: Uma Análise das Percepções Sobre João Emanuel Carneiro no Twitter
CERQUEIRA, Renata Cristina Bento
Telenovela; Recepção; Marcas autorais; Mídias sociais; Twitter.
title_short Avenida Brasil e o Lugar da Recepção: Uma Análise das Percepções Sobre João Emanuel Carneiro no Twitter
title_full Avenida Brasil e o Lugar da Recepção: Uma Análise das Percepções Sobre João Emanuel Carneiro no Twitter
title_fullStr Avenida Brasil e o Lugar da Recepção: Uma Análise das Percepções Sobre João Emanuel Carneiro no Twitter
title_full_unstemmed Avenida Brasil e o Lugar da Recepção: Uma Análise das Percepções Sobre João Emanuel Carneiro no Twitter
title_sort Avenida Brasil e o Lugar da Recepção: Uma Análise das Percepções Sobre João Emanuel Carneiro no Twitter
author CERQUEIRA, Renata Cristina Bento
author_facet CERQUEIRA, Renata Cristina Bento
LESSA, Rodrigo
author_role author
author2 LESSA, Rodrigo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES.
dc.contributor.author.fl_str_mv CERQUEIRA, Renata Cristina Bento
LESSA, Rodrigo
dc.subject.por.fl_str_mv Telenovela; Recepção; Marcas autorais; Mídias sociais; Twitter.
topic Telenovela; Recepção; Marcas autorais; Mídias sociais; Twitter.
description Partindo de reflexões trazidas pela Estética da Recepção, desde a década de 60 do século XX, o presente artigo buscou examinar as relações existentes entre as marcas autorais de João Emanuel Carneiro, conforme apontadas pela imprensa, e as percepções dos internautas a respeito do autor. Neste sentido, foram examinados conteúdos compartilhados no Twitter, em torno deste realizador, com o intuito de analisar em que medida as impressões sobre Avenida Brasil corroboram ou não os traços regulares de Carneiro, apontados pela imprensa. Nos resultados, constatou-se que a maioria dos internautas não discorre sobre características regulares do roteirista principal da obra, porém, quando o fazem, costumam mostrar similaridade entre suas percepções e os traços atribuídos ao autor, destacando principalmente características diretamente associadas aos fatos que estão se desenrolando, paralelamente, na trama.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-28
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/38025
10.5380/am.v1i9.38025
url https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/38025
identifier_str_mv 10.5380/am.v1i9.38025
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/38025/25730
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 09 - JAN/JUN (2015)
2238-0701
10.5380/am.v1i9
reponame:Ação Midiática
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Ação Midiática
collection Ação Midiática
repository.name.fl_str_mv Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv revistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com
_version_ 1799760992342638592