Avenida Brasil e o Lugar da Recepção: Uma Análise das Percepções Sobre João Emanuel Carneiro no Twitter
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ação Midiática |
DOI: | 10.5380/am.v1i9.38025 |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/38025 |
Resumo: | Partindo de reflexões trazidas pela Estética da Recepção, desde a década de 60 do século XX, o presente artigo buscou examinar as relações existentes entre as marcas autorais de João Emanuel Carneiro, conforme apontadas pela imprensa, e as percepções dos internautas a respeito do autor. Neste sentido, foram examinados conteúdos compartilhados no Twitter, em torno deste realizador, com o intuito de analisar em que medida as impressões sobre Avenida Brasil corroboram ou não os traços regulares de Carneiro, apontados pela imprensa. Nos resultados, constatou-se que a maioria dos internautas não discorre sobre características regulares do roteirista principal da obra, porém, quando o fazem, costumam mostrar similaridade entre suas percepções e os traços atribuídos ao autor, destacando principalmente características diretamente associadas aos fatos que estão se desenrolando, paralelamente, na trama. |
id |
UFPR-8_f17faf5b964d2e3bf001decd1e5cc45b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/38025 |
network_acronym_str |
UFPR-8 |
network_name_str |
Ação Midiática |
spelling |
Avenida Brasil e o Lugar da Recepção: Uma Análise das Percepções Sobre João Emanuel Carneiro no TwitterTelenovela; Recepção; Marcas autorais; Mídias sociais; Twitter.Partindo de reflexões trazidas pela Estética da Recepção, desde a década de 60 do século XX, o presente artigo buscou examinar as relações existentes entre as marcas autorais de João Emanuel Carneiro, conforme apontadas pela imprensa, e as percepções dos internautas a respeito do autor. Neste sentido, foram examinados conteúdos compartilhados no Twitter, em torno deste realizador, com o intuito de analisar em que medida as impressões sobre Avenida Brasil corroboram ou não os traços regulares de Carneiro, apontados pela imprensa. Nos resultados, constatou-se que a maioria dos internautas não discorre sobre características regulares do roteirista principal da obra, porém, quando o fazem, costumam mostrar similaridade entre suas percepções e os traços atribuídos ao autor, destacando principalmente características diretamente associadas aos fatos que estão se desenrolando, paralelamente, na trama.UFPRCAPES.CERQUEIRA, Renata Cristina BentoLESSA, Rodrigo2015-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/3802510.5380/am.v1i9.38025Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 09 - JAN/JUN (2015)2238-070110.5380/am.v1i9reponame:Ação Midiáticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/38025/25730info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-04T14:49:57Zoai:revistas.ufpr.br:article/38025Revistahttps://revistas.ufpr.br/acaomidiaticaPUBhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/oairevistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com2238-07012238-0701opendoar:2019-10-04T14:49:57Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avenida Brasil e o Lugar da Recepção: Uma Análise das Percepções Sobre João Emanuel Carneiro no Twitter |
title |
Avenida Brasil e o Lugar da Recepção: Uma Análise das Percepções Sobre João Emanuel Carneiro no Twitter |
spellingShingle |
Avenida Brasil e o Lugar da Recepção: Uma Análise das Percepções Sobre João Emanuel Carneiro no Twitter Avenida Brasil e o Lugar da Recepção: Uma Análise das Percepções Sobre João Emanuel Carneiro no Twitter CERQUEIRA, Renata Cristina Bento Telenovela; Recepção; Marcas autorais; Mídias sociais; Twitter. CERQUEIRA, Renata Cristina Bento Telenovela; Recepção; Marcas autorais; Mídias sociais; Twitter. |
title_short |
Avenida Brasil e o Lugar da Recepção: Uma Análise das Percepções Sobre João Emanuel Carneiro no Twitter |
title_full |
Avenida Brasil e o Lugar da Recepção: Uma Análise das Percepções Sobre João Emanuel Carneiro no Twitter |
title_fullStr |
Avenida Brasil e o Lugar da Recepção: Uma Análise das Percepções Sobre João Emanuel Carneiro no Twitter Avenida Brasil e o Lugar da Recepção: Uma Análise das Percepções Sobre João Emanuel Carneiro no Twitter |
title_full_unstemmed |
Avenida Brasil e o Lugar da Recepção: Uma Análise das Percepções Sobre João Emanuel Carneiro no Twitter Avenida Brasil e o Lugar da Recepção: Uma Análise das Percepções Sobre João Emanuel Carneiro no Twitter |
title_sort |
Avenida Brasil e o Lugar da Recepção: Uma Análise das Percepções Sobre João Emanuel Carneiro no Twitter |
author |
CERQUEIRA, Renata Cristina Bento |
author_facet |
CERQUEIRA, Renata Cristina Bento CERQUEIRA, Renata Cristina Bento LESSA, Rodrigo LESSA, Rodrigo |
author_role |
author |
author2 |
LESSA, Rodrigo |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CERQUEIRA, Renata Cristina Bento LESSA, Rodrigo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Telenovela; Recepção; Marcas autorais; Mídias sociais; Twitter. |
topic |
Telenovela; Recepção; Marcas autorais; Mídias sociais; Twitter. |
description |
Partindo de reflexões trazidas pela Estética da Recepção, desde a década de 60 do século XX, o presente artigo buscou examinar as relações existentes entre as marcas autorais de João Emanuel Carneiro, conforme apontadas pela imprensa, e as percepções dos internautas a respeito do autor. Neste sentido, foram examinados conteúdos compartilhados no Twitter, em torno deste realizador, com o intuito de analisar em que medida as impressões sobre Avenida Brasil corroboram ou não os traços regulares de Carneiro, apontados pela imprensa. Nos resultados, constatou-se que a maioria dos internautas não discorre sobre características regulares do roteirista principal da obra, porém, quando o fazem, costumam mostrar similaridade entre suas percepções e os traços atribuídos ao autor, destacando principalmente características diretamente associadas aos fatos que estão se desenrolando, paralelamente, na trama. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/38025 10.5380/am.v1i9.38025 |
url |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/38025 |
identifier_str_mv |
10.5380/am.v1i9.38025 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/38025/25730 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 09 - JAN/JUN (2015) 2238-0701 10.5380/am.v1i9 reponame:Ação Midiática instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Ação Midiática |
collection |
Ação Midiática |
repository.name.fl_str_mv |
Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com |
_version_ |
1822182671888941056 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.5380/am.v1i9.38025 |