As Razões e os Limites para se Estudar a Comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DEL VECCHIO DE LIMA, Myrian
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: SILVESTRIN, Celsi Brönstrup
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ação Midiática
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/42307
Resumo: O jornalista e filósofo Francisco Rüdiger, professor e pesquisador da área de Comunicação, explana, nesta entrevista, seu entendimento de que a Comunicação é "uma senha ou um índice de um problema que emerge com os tempos modernos”, não designando uma área específica de estudo. Discorre sobre a Cibercultura como um estágio superior do conceito de indústria cultural modelado pela Escola de Frankfurt; aborda o papel da atividade de pesquisa como essencialmente formativo e individual, gerando recursos humanos mais competentes e responsáveis; critica a excessiva importância com que os pesquisadores de Comunicação enxergam a sua área; e recomenda, aos jovens pesquisadores, que se aproximem, sobretudo, da Filosofia.
id UFPR-8_f4a93a30e10f4ac1bc8277d10ae77c3a
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/42307
network_acronym_str UFPR-8
network_name_str Ação Midiática
repository_id_str
spelling As Razões e os Limites para se Estudar a ComunicaçãoTeorias da Comunicação; Epistemologia; Cibercultura.O jornalista e filósofo Francisco Rüdiger, professor e pesquisador da área de Comunicação, explana, nesta entrevista, seu entendimento de que a Comunicação é "uma senha ou um índice de um problema que emerge com os tempos modernos”, não designando uma área específica de estudo. Discorre sobre a Cibercultura como um estágio superior do conceito de indústria cultural modelado pela Escola de Frankfurt; aborda o papel da atividade de pesquisa como essencialmente formativo e individual, gerando recursos humanos mais competentes e responsáveis; critica a excessiva importância com que os pesquisadores de Comunicação enxergam a sua área; e recomenda, aos jovens pesquisadores, que se aproximem, sobretudo, da Filosofia.UFPRDEL VECCHIO DE LIMA, MyrianSILVESTRIN, Celsi Brönstrup2015-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/4230710.5380/am.v1i9.42307Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 09 - JAN/JUN (2015)2238-070110.5380/am.v1i9reponame:Ação Midiáticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/42307/25740info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-04T15:15:58Zoai:revistas.ufpr.br:article/42307Revistahttps://revistas.ufpr.br/acaomidiaticaPUBhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/oairevistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com2238-07012238-0701opendoar:2019-10-04T15:15:58Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv As Razões e os Limites para se Estudar a Comunicação
title As Razões e os Limites para se Estudar a Comunicação
spellingShingle As Razões e os Limites para se Estudar a Comunicação
DEL VECCHIO DE LIMA, Myrian
Teorias da Comunicação; Epistemologia; Cibercultura.
title_short As Razões e os Limites para se Estudar a Comunicação
title_full As Razões e os Limites para se Estudar a Comunicação
title_fullStr As Razões e os Limites para se Estudar a Comunicação
title_full_unstemmed As Razões e os Limites para se Estudar a Comunicação
title_sort As Razões e os Limites para se Estudar a Comunicação
author DEL VECCHIO DE LIMA, Myrian
author_facet DEL VECCHIO DE LIMA, Myrian
SILVESTRIN, Celsi Brönstrup
author_role author
author2 SILVESTRIN, Celsi Brönstrup
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv DEL VECCHIO DE LIMA, Myrian
SILVESTRIN, Celsi Brönstrup
dc.subject.por.fl_str_mv Teorias da Comunicação; Epistemologia; Cibercultura.
topic Teorias da Comunicação; Epistemologia; Cibercultura.
description O jornalista e filósofo Francisco Rüdiger, professor e pesquisador da área de Comunicação, explana, nesta entrevista, seu entendimento de que a Comunicação é "uma senha ou um índice de um problema que emerge com os tempos modernos”, não designando uma área específica de estudo. Discorre sobre a Cibercultura como um estágio superior do conceito de indústria cultural modelado pela Escola de Frankfurt; aborda o papel da atividade de pesquisa como essencialmente formativo e individual, gerando recursos humanos mais competentes e responsáveis; critica a excessiva importância com que os pesquisadores de Comunicação enxergam a sua área; e recomenda, aos jovens pesquisadores, que se aproximem, sobretudo, da Filosofia.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/42307
10.5380/am.v1i9.42307
url https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/42307
identifier_str_mv 10.5380/am.v1i9.42307
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/42307/25740
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 09 - JAN/JUN (2015)
2238-0701
10.5380/am.v1i9
reponame:Ação Midiática
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Ação Midiática
collection Ação Midiática
repository.name.fl_str_mv Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv revistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com
_version_ 1799760992275529728