Percepções populares e insitucionais acerca de educação ambiental, serpentes e zoológicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, George Myller, 1988-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/70700
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Rogério Ribas Lange
id UFPR_010481174e4e1e829a3749972b224245
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/70700
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Souza, George Myller, 1988-Lange, Rogério Ribas, 1954-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias2022-02-08T12:28:11Z2022-02-08T12:28:11Z2020https://hdl.handle.net/1884/70700Orientador: Prof. Dr. Rogério Ribas LangeDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias. Defesa : Curitiba, 26/03/2020Inclui referências: p.53-55Resumo: A interatividade com animais como ferramenta de educação vem sendo discutida ao longo do tempo. Os zoológicos e aquários modernos são locais que permitem aos visitantes entrar em contato com a natureza e se sensibilizarem com os temas referentes a conservação das espécies animais e ainda trabalham na conservação, pesquisa e educação. Este trabalho objetivou entender as percepções da população em relação as ações de educação ambiental que ocorrem dentro e fora dos zoológicos e aquários e as ainda as percepções populares sobre as serpentes. Em um segundo momento foram avaliadas ações de educação ambiental que os zoológicos e aquários realizam e a valorização que esses empreendimentos dão para a comunicação dos resultados dos projetos de educação ambiental para a comunidade local e a comunidade científica. Os dados obtidos nos questionários envolvidos nesse trabalho mostram que a maior parte da população acredita que suas ações podem influenciar na conservação de espécies animais. Ainda mostra que acreditam que a educação ambiental e os zoológicos são ferramentas importantes para a conservação, os dados mostram também que grande parte da população não percebe as ações de educação ambiental que ocorrem nos zoológicos e aquários. Palavras-chave: Educação Ambiental. Zoológicos e Aquários. Percepções populares. Serpentes. Conservação.Abstract: Interactivity with animals as an educational tool has been discussed over time. Modern zoos and aquariums are places that allow visitors to get in perception with nature and become aware of themes related to the conservation of animal species and still work on conservation, research, and education. This work proposed to understand the perceptions of the population in relation to environmental education actions that occur inside and outside zoos and aquariums and also the popular perceptions about snakes. In a second step, environmental education actions that zoos and aquariums carry out and the valuation that these ventures give to communicating the results of environmental education projects to the local community and the scientific community were evaluated. The data obtained in the questionnaires involved in this work show that the majority of the population believes that their actions can influence the conservation of animal species. Still shows that they believe that environmental education and zoos are important tools for conservation, the data also show that a large part of the population does not understand the actions of environmental education that occur in zoos and aquariums. Keywords: Environmental education. Zoos and Aquariums. Popular perceptions. Snakes. Conservation.68 p. : il. (algumas color.).application/pdfEducação ambientalJardins zoologicosAquariosCobraMedicina veterináriaPercepções populares e insitucionais acerca de educação ambiental, serpentes e zoológicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - GEORGE MYLLER ESTEVES DE SOUZA.pdfapplication/pdf2299724https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/70700/1/R%20-%20D%20-%20GEORGE%20MYLLER%20ESTEVES%20DE%20SOUZA.pdfa0ab4492ec81d4afd65658484899fa6cMD51open access1884/707002022-02-08 09:28:12.015open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/70700Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-02-08T12:28:12Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Percepções populares e insitucionais acerca de educação ambiental, serpentes e zoológicos
title Percepções populares e insitucionais acerca de educação ambiental, serpentes e zoológicos
spellingShingle Percepções populares e insitucionais acerca de educação ambiental, serpentes e zoológicos
Souza, George Myller, 1988-
Educação ambiental
Jardins zoologicos
Aquarios
Cobra
Medicina veterinária
title_short Percepções populares e insitucionais acerca de educação ambiental, serpentes e zoológicos
title_full Percepções populares e insitucionais acerca de educação ambiental, serpentes e zoológicos
title_fullStr Percepções populares e insitucionais acerca de educação ambiental, serpentes e zoológicos
title_full_unstemmed Percepções populares e insitucionais acerca de educação ambiental, serpentes e zoológicos
title_sort Percepções populares e insitucionais acerca de educação ambiental, serpentes e zoológicos
author Souza, George Myller, 1988-
author_facet Souza, George Myller, 1988-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Lange, Rogério Ribas, 1954-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, George Myller, 1988-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Jardins zoologicos
Aquarios
Cobra
Medicina veterinária
topic Educação ambiental
Jardins zoologicos
Aquarios
Cobra
Medicina veterinária
description Orientador: Prof. Dr. Rogério Ribas Lange
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-08T12:28:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-08T12:28:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/70700
url https://hdl.handle.net/1884/70700
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 68 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/70700/1/R%20-%20D%20-%20GEORGE%20MYLLER%20ESTEVES%20DE%20SOUZA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a0ab4492ec81d4afd65658484899fa6c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860450533507072