Ferramentas de gestão democrática e participativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/60124 |
Resumo: | Orientadora : Ananda Silva Singh |
id |
UFPR_01181713566b27a2bd4c288a38e3e53c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/60124 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Hinkeldei, Amanda Kathryn, 1991-Universidade Federal do ParanáSingh, Ananda Silva, 1984-2019-05-29T21:58:50Z2019-05-29T21:58:50Z2019https://hdl.handle.net/1884/60124Orientadora : Ananda Silva SinghProjeto técnico (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Pública MunicipalInclui referênciasResumo : A gestão democrática é uma política que vem rompendo com a condução autoritária e centralizadora em diversas instâncias e órgãos que ofertam serviços públicos. Tal política recente no país, pode ser considerada ainda em processo de implementação, pois, verifica-se um movimento nas instituições públicas em busca de promover a estrutura formal democrática, bem como, processos mais democráticos. O presente trabalho se propõe a analisar e refletir sobre o desenvolvimento da gestão democrática em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de Curitiba e, propõe nesse contexto ferramentas comunicativas, a fim de ampliar o acesso a informações, bem como, contribuir para a participação da comunidade educacional na condução da instituição. Entende-se que as ferramentas comunicativas aliadas a processos e princípios democráticos como mecanismos significativos para a implementação da gestão democrática que podem não só possibilitar, mas, potencializar a participação da comunidade, podendo desta forma serem consideradas ferramentas de gestão democrática e participativa.48 p.application/pdfAdministração - Participação dos empregadosDemocraciaEducação de criançasFerramentas de gestão democrática e participativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - AMANDA KATHRYN HINKELDEI.pdfapplication/pdf1595832https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/60124/1/R%20-%20E%20-%20AMANDA%20KATHRYN%20HINKELDEI.pdf61535094734711558c90a7cfaded5a31MD51open access1884/601242019-05-29 18:58:50.898open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/60124Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-05-29T21:58:50Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ferramentas de gestão democrática e participativa |
title |
Ferramentas de gestão democrática e participativa |
spellingShingle |
Ferramentas de gestão democrática e participativa Hinkeldei, Amanda Kathryn, 1991- Administração - Participação dos empregados Democracia Educação de crianças |
title_short |
Ferramentas de gestão democrática e participativa |
title_full |
Ferramentas de gestão democrática e participativa |
title_fullStr |
Ferramentas de gestão democrática e participativa |
title_full_unstemmed |
Ferramentas de gestão democrática e participativa |
title_sort |
Ferramentas de gestão democrática e participativa |
author |
Hinkeldei, Amanda Kathryn, 1991- |
author_facet |
Hinkeldei, Amanda Kathryn, 1991- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hinkeldei, Amanda Kathryn, 1991- |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Singh, Ananda Silva, 1984- |
contributor_str_mv |
Singh, Ananda Silva, 1984- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração - Participação dos empregados Democracia Educação de crianças |
topic |
Administração - Participação dos empregados Democracia Educação de crianças |
description |
Orientadora : Ananda Silva Singh |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-05-29T21:58:50Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-05-29T21:58:50Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/60124 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/60124 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
48 p. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/60124/1/R%20-%20E%20-%20AMANDA%20KATHRYN%20HINKELDEI.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
61535094734711558c90a7cfaded5a31 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860231302479872 |