Proposta curricular a nível de Terceiro Grau objetivando contribuir para a humanização da Ciência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tinoco, Carlos Alberto
Data de Publicação: 1983
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/63925
Resumo: Orientadora: Zélia Milléo Pavão
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spelling Tinoco, Carlos AlbertoPavão, Zelia Milleo, 1928-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-09-01T20:58:45Z2020-09-01T20:58:45Z1983https://hdl.handle.net/1884/63925Orientadora: Zélia Milléo PavãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 83-88Resumo: Admitindo a ciência como um processo e reconhecendo a in fluência do contexto social na pesquisa científica, é admitida também a atuação da ciência na sociedade, alterando-lhe valores diversos. Uma análise da subordinação dos sistemas educacionais às ideologias e à produção, conduz a uma crítica ao atual desprestígio das ciências humanas. Tal desprestígio é configurado através da análise de quase 12 mil teses brasileiras de Pós-Graduação financiadas no período de 1970 a 1930, onde se verifica o alto percentual de financiamento concentrado nas áreas cujo conhecimento está comprometido com o aumento da produção. Um caminho que pode contribuir para a humanização da Ciência é aceito como sendo a humanização do pesquisador e do educador, mediante a formação das suas consciências críticas, estriba das numa visão humanista da pesquisa cientifica e de uma atitude pedagógica que implique uma prática social. O exame de alguns documentos oficiais onde estão estabelecidas as bases ideológicas do Governo Federal indica uma proposição para o estabelecimento, em plano nacional, de uma Educação humana voltada para o bem-estar e o desenvolvimento. Entretanto, na análise dos Currículos dos Cursos de Licenciatura em Física, Química e Biologia de três Universidades Federais brasileiras - onde estaria delineada a operacionalização dos propósitos do Governo Federal - não foram encontradas disciplinas que possam contribuir para a humanização da Ciência. A proposta está dirigida no sentido da formação da consciência crítica do bacharel e do licenciado nas áreas já definidas, mediante a inclusão das disciplinas Sociologia da Ciência e Teoria do Conhecimento nos Currículos dos cursos de formação dos profissionais aludidos.Abstract: As science is admitted as a process and recognizing the influence of the social context in scientific research, also the actuation of science is admitted in the society, alternating its social values. An analysis of the subordination of education systems by the ideologies and production, conducts to an actual loss of reputation of the human science. This loss of reputation is configurated through the analysis of almost 12 thousand Brazilian Post-Graduations Thesis (Mastership and Doctorship) financed by CAPES, elaborated between 1970 and 1980, where there is a high percentage of financial support concentrated in areas whose knowledge are engaged with the improvement of production. One path that can contribute to the humanization of the science is accepted as being the humanization of the researcher and the educator through the formation of critical consciousness of both, supported in a humanistic vision of the scientific research- and in pedagogic attitude implicated in a social practice. The examination of official documents where there are ideological bases of Federal Government, show one proposition to the establishment in national plane of one human Education, turned up to the well-being and the social development. However, in the analysis of the licensee Curricula course in Physics , Chemistry and Biology of three Brazilian Federal University - where the operationalization of the Federal Government purpose would be delineated - there are not disciplines who can contribute to the humanization of the science. The Proposition is directed in the sense of the formation of critical consciousness of the bachelor and licensed in the three defined areas, by means of inclusion of the disciplines - Sociology of Science and Theory of Knowledge - in the Curricula of the referred curses.142 f.application/pdfDisponível em formato digitalCiência - HumanizaçãoEducaçãoProposta curricular a nível de Terceiro Grau objetivando contribuir para a humanização da Ciênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - CARLOS ALBERTO TINOCO.pdfapplication/pdf115560934https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/63925/1/D%20-%20CARLOS%20ALBERTO%20TINOCO.pdf0c97e41ca7f4070ebeac6f2763be21b4MD51open access1884/639252020-09-01 17:58:45.939open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/63925Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-09-01T20:58:45Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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