Formação continuada para a elaboração de uma sequência de ensino voltada para a sensibilização sobre a preservação das nascentes de água do Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Cristiane de Oliveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/87987
Resumo: Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Flavia Fazion
id UFPR_03fb558c26c2971c8adeecef08710b65
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/87987
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências AmbientaisFazion, Flávia, 1969-Braga, Cristiane de Oliveira2024-05-13T20:17:02Z2024-05-13T20:17:02Z2023https://hdl.handle.net/1884/87987Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Flavia FazionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais. Defesa : Matinhos, 05/12/2023Inclui referênciasResumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma pesquisa de Mestrado que propõe uma Formação Continuada para professoras da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I; e analisar, por meio do método da Autoconfrontação, quais os obstáculos encontrados pelas docentes no decorrer da aplicação das sequências didáticas elaboradas por elas. Na formação, apresentamos o Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange, refletindo sobre a importância das nascentes de água e mananciais para o meio ambiente e todos os seres vivos. Dialogamos com os conceitos teóricos da Engenharia Didática e Sequência Didática, Educação, Linguagem, Aprendizagem e ZPD, a Clínica da Atividade e a Ergonomia da Atividade, que também fizeram parte das análises dos relatos escritos, produzidos após as sequências didáticas e das entrevistas de Autoconfrontação, em conjunto com a abordagem teórica metodológica de Vigotski. A partir do resultado das análises, observamos que a Formação Continuada dentro da escola contribuiu para a coanálise do trabalho do professor, neste nível da Educação Básica, permitindo que as professoras refletissem sobre o seu trabalho, desenvolvendo o seu métier e seu poder de agir.Abstract: The present work aims to present a master's degree research that proposes continued training for Early Childhood Education and Elementary School I teachers; and analyze, through the self-confrontation method, what obstacles the teachers encountered during the application of the didactic sequences created by them. In the training, we presented the Saint-Hilaire/Lange National Park, reflecting on the importance of water springs and springs for the environment and all living beings. We dialogued with the theoretical concepts of Didactic Engineering and Didactic Sequence, Education, Language, Learning and ZPD, the Activity Clinic and Activity Ergonomics, which were also part of the analysis of the written reports produced after the didactic sequences and self-confrontation interviews, in conjunction with Vygotsky's theoretical methodological approach. From the results of the analyzes we observed that Continuing Training within the school contributed to the co-analysis of the teacher's work, at this level of Basic Education, allowing teachers to reflect on their work, developing their methodology and their power to act.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação ambiental - Estudo e ensino (Ensino fundamental)Parque Nacional de Saint-Hilaire / Lange (PR)Ciências AmbientaisFormação continuada para a elaboração de uma sequência de ensino voltada para a sensibilização sobre a preservação das nascentes de água do Parque Nacional de Saint-Hilaire/Langeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - CRISTIANE DE OLIVEIRA BRAGA.pdfapplication/pdf5834362https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/87987/1/R%20-%20D%20-%20CRISTIANE%20DE%20OLIVEIRA%20BRAGA.pdf9d4bef7cbdbaf1b0c039e06b963b9d4cMD51open access1884/879872024-05-13 17:17:02.8open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/87987Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-05-13T20:17:02Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação continuada para a elaboração de uma sequência de ensino voltada para a sensibilização sobre a preservação das nascentes de água do Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange
title Formação continuada para a elaboração de uma sequência de ensino voltada para a sensibilização sobre a preservação das nascentes de água do Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange
spellingShingle Formação continuada para a elaboração de uma sequência de ensino voltada para a sensibilização sobre a preservação das nascentes de água do Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange
Braga, Cristiane de Oliveira
Educação ambiental - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Parque Nacional de Saint-Hilaire / Lange (PR)
Ciências Ambientais
title_short Formação continuada para a elaboração de uma sequência de ensino voltada para a sensibilização sobre a preservação das nascentes de água do Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange
title_full Formação continuada para a elaboração de uma sequência de ensino voltada para a sensibilização sobre a preservação das nascentes de água do Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange
title_fullStr Formação continuada para a elaboração de uma sequência de ensino voltada para a sensibilização sobre a preservação das nascentes de água do Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange
title_full_unstemmed Formação continuada para a elaboração de uma sequência de ensino voltada para a sensibilização sobre a preservação das nascentes de água do Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange
title_sort Formação continuada para a elaboração de uma sequência de ensino voltada para a sensibilização sobre a preservação das nascentes de água do Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange
author Braga, Cristiane de Oliveira
author_facet Braga, Cristiane de Oliveira
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fazion, Flávia, 1969-
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Cristiane de Oliveira
contributor_str_mv Fazion, Flávia, 1969-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Parque Nacional de Saint-Hilaire / Lange (PR)
Ciências Ambientais
topic Educação ambiental - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Parque Nacional de Saint-Hilaire / Lange (PR)
Ciências Ambientais
description Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Flavia Fazion
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-05-13T20:17:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-05-13T20:17:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/87987
url https://hdl.handle.net/1884/87987
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/87987/1/R%20-%20D%20-%20CRISTIANE%20DE%20OLIVEIRA%20BRAGA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9d4bef7cbdbaf1b0c039e06b963b9d4c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898852593303552