A dança na escola : um mapeamento das produções discentes dos programas de pós-graduação no Brasil de 2012 a 2016

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Nayara Silveira Bernardes de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/56112
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Cristina Carta Cardoso de Medeiros
id UFPR_04ff4605dcc2a726709157d39f864529
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/56112
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Assis, Nayara Silveira Bernardes deUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoMedeiros, Cristina Carta Cardoso de2018-11-19T14:19:03Z2018-11-19T14:19:03Z2018https://hdl.handle.net/1884/56112Orientadora: Profa. Dra. Cristina Carta Cardoso de MedeirosDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 20/03/2018Inclui referências: p.116-122Resumo: Esta dissertação apresenta elementos de um "estado da arte" sobre a produção discente dos Programas de Pós-Graduação no Brasil com o tema dança na escola. O estudo parte de reflexões sobre pesquisa de estado da arte, ressaltando suas principais características e contribuições, além de uma discussão teórica sobre a inserção da dança no ambiente escolar, tanto por meio da Arte como por meio da Educação Física, com o resgate histórico da dança na escola nas duas áreas até a legislação atual, analisando documentos oficiais. Para o corpo da pesquisa foi realizado um levantamento das produções de trabalhos que discutem dança na escola no banco de teses e dissertações da CAPES no período de 2012 a 2016 e foram mapeados 57 trabalhos entre teses e dissertações que se enquadraram nos parâmetros de análise, organizados com base na análise de conteúdo desenvolvida por Laurence Bardin (1977). O mapeamento e análise das produções ocorreram em dois níveis, sendo primeiro o recenseamento de resumos de teses e dissertações com o tema dança na escola, em que se realizou um diagnóstico quantitativo e depois, a partir de uma categorização dos resumos em eixos temáticos, a seleção e leitura de trabalhos na íntegra que visaram a complementação da argumentação sobre a identificação do cenário da dança neste espaço. Com este estudo salientou-se a contribuição das pesquisas de estado da arte para o mapeamento e a indicação de possibilidades de complementação das abordagens encontradas em investigações sobre o referido tema. Com o resultado obtido foi possível delinear a infrequência da produção de trabalhos que se deu pela descontinuidade de pesquisas concluindo que a dança tem ocupado um "não-lugar" no ambiente escolar, visto que, mesmo presente na legislação educacional, ainda acontecem disputas entre as áreas de conhecimento, precarização na formação e desvalorização docente, negligenciamento com relação ao conteúdo, problemas na infraestrutura das escolas, entre outros obstáculos. Palavras-chave: Dança; escola; produções discentes; Pós-Graduação; estado da arte.Abstract: This dissertation presents elements of a "state of the art" about the student production of the Graduate Programs in Brazil with the school dance theme. The study starts with reflections on state-of-the-art research, highlighting its main characteristics and contributions, as well as a theoretical discussion about the insertion of dance in the school environment, both through Art and through Physical Education, with the historical rescue of dance in the school in both areas until the current legislation, analyzing official documents. It was carried out a survey of the productions of works that discuss dance in the school in the thesis and dissertations bank of CAPES in the period from 2012 to 2016 and 57 papers were mapped between theses and dissertations that fit the parameters of analysis, organized based on the content analysis developed by Laurence Bardin (1977). The mapping and analysis of the productions took place in two levels, being first the census of thesis and dissertations abstracts with the school dance theme, in which a quantitative diagnosis was made and then, from a categorization of the summaries in thematic axes, the selection and reading of works in full that aimed at completing the argumentation about the identification of the dance scene in this space. This study emphasized the contribution of state-of-the-art surveys to the mapping and the indication of possibilities of complementing the approaches found in investigations on this topic. As the result was obtained, it was possible to delineate the infrequency of the work produced by the discontinuity of the research, concluding that dance has occupied a "non-place" in the school environment, since, even in the educational legislation, areas of knowledge, precariousness in teacher training and devaluation, neglect of content, problems in school infrastructure, and other obstacles. Keywords: Dance; school; student productions; Postgraduate; state of art.135 p. : il., grafs.application/pdfDança na escolaEducaçãoA dança na escola : um mapeamento das produções discentes dos programas de pós-graduação no Brasil de 2012 a 2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - NAYARA SILVEIRA BERNARDES DE ASSIS.pdfapplication/pdf1902582https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/56112/1/R%20-%20D%20-%20NAYARA%20SILVEIRA%20BERNARDES%20DE%20ASSIS.pdf403d5ec8718edce1a22b180b70602e2fMD51open access1884/561122018-11-19 12:19:03.309open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/56112Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082018-11-19T14:19:03Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A dança na escola : um mapeamento das produções discentes dos programas de pós-graduação no Brasil de 2012 a 2016
title A dança na escola : um mapeamento das produções discentes dos programas de pós-graduação no Brasil de 2012 a 2016
spellingShingle A dança na escola : um mapeamento das produções discentes dos programas de pós-graduação no Brasil de 2012 a 2016
Assis, Nayara Silveira Bernardes de
Dança na escola
Educação
title_short A dança na escola : um mapeamento das produções discentes dos programas de pós-graduação no Brasil de 2012 a 2016
title_full A dança na escola : um mapeamento das produções discentes dos programas de pós-graduação no Brasil de 2012 a 2016
title_fullStr A dança na escola : um mapeamento das produções discentes dos programas de pós-graduação no Brasil de 2012 a 2016
title_full_unstemmed A dança na escola : um mapeamento das produções discentes dos programas de pós-graduação no Brasil de 2012 a 2016
title_sort A dança na escola : um mapeamento das produções discentes dos programas de pós-graduação no Brasil de 2012 a 2016
author Assis, Nayara Silveira Bernardes de
author_facet Assis, Nayara Silveira Bernardes de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Assis, Nayara Silveira Bernardes de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Medeiros, Cristina Carta Cardoso de
contributor_str_mv Medeiros, Cristina Carta Cardoso de
dc.subject.por.fl_str_mv Dança na escola
Educação
topic Dança na escola
Educação
description Orientadora: Profa. Dra. Cristina Carta Cardoso de Medeiros
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-11-19T14:19:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-11-19T14:19:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/56112
url https://hdl.handle.net/1884/56112
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 135 p. : il., grafs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/56112/1/R%20-%20D%20-%20NAYARA%20SILVEIRA%20BERNARDES%20DE%20ASSIS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 403d5ec8718edce1a22b180b70602e2f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1823526986763468800