Estudo sobre a prática pedagógica desenvolvida nas pré-escolas das redes de ensino de Curitiba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arco-Verde, Yvelise Freitas de Souza, 1957-
Data de Publicação: 1985
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/61614
Resumo: Orientador: Onilza Borges Martins
id UFPR_059ee9983b41714d93ca3985115664c7
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/61614
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Arco-Verde, Yvelise Freitas de Souza, 1957-Martins, Onilza BorgesUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-08-14T12:35:38Z2020-08-14T12:35:38Z1985https://hdl.handle.net/1884/61614Orientador: Onilza Borges MartinsDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 260-269Resumo: O presente trabalho objetivou demonstrar a importância da função pedagógica na pré-escola, como alternativa viável de atendimento educacional à criança. Nesse sentido, foi realiza da a revisão de literatura a respeito das funções da pré-escola, a partir da demonstração da política educacional deste nível de ensino. Fez-se também, para tanto, uma análise das perspectivas da formação da professora pré-escolar e sua implicação na prática docente. Em função do estudo realizado, estabeleceu-se uma pesquisa de campo junto a uma amostra de cento e vinte professoras de pré-escolas de Curitiba, pertencentes às Redes Federal, Estadual, Municipal e Particular. Tal pesquisa teve a finalidade de detectar a percepção da professora sobre a sua prática docente e subtrair desta, as funções e a estrutura das pré-escolas de Curitiba. O instrumento utilizado para se obter tais informações foi um questionário, com perguntas abertas o qual possibilitou evidenciar o posicionamento das professoras em relação as funções assistencial, preparatória e pedagógica na pré-escola, assim como elementos da prática educativa que também favoreceram a identificação de tais funções. Procedeu-se, então, o levantamento dos dados, feito por meio de uma apresentação descritiva dos resultados pertinentes a cada questão do questionário, evidenciando-se as indicações de cada uma das redes de ensino pré-escolar e, no conjunto destas, para obter enfim, a configuração da política educacional e da prática pedagógica da professora de pré-escola. Esta análise confirmou que existe uma defasagem no atendimento à criança pré-escolar, em função do nível sócio-econômico a que pertence, estando de um lado assumida a função assistêncial para a criança de baixa renda e, de outro, a função preparatória para a criança de classes mais privilegiadas. A função pedagógica reveste-se de ações isoladas na tentativa de um contato um pouco mais amplo com a realidade do aluno, porém sem evidenciar uma postura político-pedagógica por parte das professoras da pré-escola.Abstract: The aim of this study was to underline the importance of the pedagogical role at the pre-school (kindergarten) stage as a viable alternative of educational assistance to the child. To this end a review of the literature regarding the function of the pre-school was carried out, a starting point of which was to demonstrate the educational policies at this level of teaching. With this objective in mind an analysis was made of the standpoints regarding the training of kindergarten teaching and the applications and effect of this training in practical teaching terms. As a means towards this end a field study was set up involving a sample of 120 teachers from the federal, state, municipal and private sectors at the pre-school level in the city of Curitiba. (Curitiba is a state capital of more that a million inhabitants in the south of Brazil). This research aimed at detecting the teachers' perception of their teaching role and activities, and to extract, from these findings, information regarding the functions and structure of pre-schools in the city of Curitiba. A questionnaire was used as the instrument for the collection of the necessary data and information. This questionnaire was open-ended to allow for the teachers1 attitudes towards their servicing, preparatory and pedagogical roles to be clearly shown.. It was also hoped to show, at the same time, their attitudes to those elements of educational practice, at the pre-school level, which also favoured the identification of the roles in question. The study continued with a survey of the data which was presented in the form of a descriptive overview of the pertinent results of each item of the questionnaire, providing evidence of the indications of each of the types of pre-school teaching. By bringing these results together the aim was to finally obtain a view of the educational policy and the pedagogical practices of the pre-school teacher. This analysis points to a gap which exists in terms of the provision for pre-schooling, related to the socio-economic level to which the child belongs. On the one hand, the role assumed for the child of the less economically privileged class is that of social assistance. On the other hand, a preparatory role is assumed for the children of more privileged parents, in most cases. These pedagogic roles are assumed in an effort to create wider contact with the real world of the pupil, without, however, reflecting a political-educational attitude on the part of the teacher concerned.293 f. : il., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalEducação pre-escolarPre-escola - EducaçãoDissertações - EducaçãoEducaçãoEstudo sobre a prática pedagógica desenvolvida nas pré-escolas das redes de ensino de Curitibainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - YVELISE FREITAS DE SOUZA ARCO VERDE.pdfapplication/pdf18850433https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/61614/1/D%20-%20YVELISE%20FREITAS%20DE%20SOUZA%20ARCO%20VERDE.pdf2695f54d76ba73a2e3613ad40c1dff9cMD51open access1884/616142020-08-14 09:35:38.568open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/61614Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-08-14T12:35:38Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo sobre a prática pedagógica desenvolvida nas pré-escolas das redes de ensino de Curitiba
title Estudo sobre a prática pedagógica desenvolvida nas pré-escolas das redes de ensino de Curitiba
spellingShingle Estudo sobre a prática pedagógica desenvolvida nas pré-escolas das redes de ensino de Curitiba
Arco-Verde, Yvelise Freitas de Souza, 1957-
Educação pre-escolar
Pre-escola - Educação
Dissertações - Educação
Educação
title_short Estudo sobre a prática pedagógica desenvolvida nas pré-escolas das redes de ensino de Curitiba
title_full Estudo sobre a prática pedagógica desenvolvida nas pré-escolas das redes de ensino de Curitiba
title_fullStr Estudo sobre a prática pedagógica desenvolvida nas pré-escolas das redes de ensino de Curitiba
title_full_unstemmed Estudo sobre a prática pedagógica desenvolvida nas pré-escolas das redes de ensino de Curitiba
title_sort Estudo sobre a prática pedagógica desenvolvida nas pré-escolas das redes de ensino de Curitiba
author Arco-Verde, Yvelise Freitas de Souza, 1957-
author_facet Arco-Verde, Yvelise Freitas de Souza, 1957-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Martins, Onilza Borges
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Arco-Verde, Yvelise Freitas de Souza, 1957-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pre-escolar
Pre-escola - Educação
Dissertações - Educação
Educação
topic Educação pre-escolar
Pre-escola - Educação
Dissertações - Educação
Educação
description Orientador: Onilza Borges Martins
publishDate 1985
dc.date.issued.fl_str_mv 1985
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-14T12:35:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-08-14T12:35:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/61614
url https://hdl.handle.net/1884/61614
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 293 f. : il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/61614/1/D%20-%20YVELISE%20FREITAS%20DE%20SOUZA%20ARCO%20VERDE.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2695f54d76ba73a2e3613ad40c1dff9c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860293075140608