Efeito do esforço mental nas respostas psicofisiológicas e no desempenho em atletas de orientação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Mayara Maciel
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/69146
Resumo: Orientador: Dr. Marcus Peikriszwili Tartaruga
id UFPR_07c17a19fac33d3c0940eeede80825a8
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/69146
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Batista, Mayara MacielUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Educação FísicaTartaruga, Marcus Peikriszwili2021-01-20T22:20:27Z2021-01-20T22:20:27Z2020https://hdl.handle.net/1884/69146Orientador: Dr. Marcus Peikriszwili TartarugaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Defesa : Curitiba, 30/04/2020Inclui referências: p. 51-61Resumo: Considerando a complexidade exigida na Orientação, decorrente da combinação de componentes físicos e cognitivos, e considerando a ausência de estudos que tenham verificado o efeito de tarefas mentalmente fatigantes em esportes com elevada demanda cognitiva, o objetivo do presente estudo foi verificar o efeito de uma tarefa de esforço mental no desempenho e nas variáveis psicofisiológicas de quinze orientistas do sexo masculino (30 ± 8 anos; estatura 1,74 ± 0,05 m; massa corporal 74,4 ± 7,4 kg). As sessões de desempenho referentes às provas de Orientação, foram precedidas por I) 30 min de esforço mental (condição experimental, EXP), resultante de uma tarefa cognitiva incongruente (Stroop Task); II) 30 min sem esforço mental (condição controle, CON) realizando, apenas, 10 min de observação (tarefa cognitiva fácil) e 20 min de relaxamento. Considerando o delineamento experimental crossover, os 15 orientistas realizaram ambas as condições. Todas as variáveis foram mensuradas em ambas as condições. Inicialmente, o bem-estar e o estado de recuperação percebido foram mensurados. A frequência cardíaca foi mensurada durante as tarefas cognitivas; o estado motivacional foi mensurado pré-tarefas cognitivas e pré- prova de orientação; a percepção subjetiva de esforço (PSE) pós-tarefas cognitivas e pós- prova de orientação. O desempenho foi determinado pelo tempo necessário para realizar a prova de Orientação e foi mensurado imediatamente ao término da prova, bem como, a percepção de desempenho. Após 30 min do término da prova, a carga interna foi avaliada. Todas as variáveis medidas, assim como o desempenho na prova de orientação, não apresentaram diferenças significativas entre as condições (EXP vs. CON) (p > 0,05). Embora, um leve aumento no tempo de desempenho tenha sido encontrado pós-EXP (40,8 ± 11,4 min) versus CON (38,4 ± 13 min) (p = 0,4; TE = 0,20). A PSE pós-EXP aumentou significativamente (p 0,05). Os dados sugerem que 30 min de esforço mental não afetaram significativamente as respostas psicofisiológicas, mas demonstraram a adição de 2 min e 4 s no desempenho da orientação. Com base nos resultados, é possível especular que os orientistas são atletas capazes lidar com o esforço mental de maneira diferente, possivelmente devido às estratégias de coping (enfrentamento) e demandas cognitivas exigidas na Orientação. Adicionalmente, um excelente componente cardiorrespiratório por parte dos orientistas foi capaz de suprir as demandas físicas e cognitivas impostas pela prova de Orientação. Palavras-chave: Cognição. Desempenho físico. Fadiga mental. Navegação espacial.Abstract: Considering the complexity required in the Orienteering, resulting from the combination of physical and cognitive components, and considering the absence of studies that have verified the effect of mentally stressful tasks in sports with high cognitive demand, the main of the present study was to verify the effect of a task of mental exertion in performance and the psychophysiological variables of fifteen male orienteers (30 ± 8 years; height 1.74 ± 0.05 m; body mass 74.4 ± 7.4 kg). The performance sessions related to the Orienteering races were preceded by I) 30 min mental exertion (experimental condition, EXP), resulting from an incongruous cognitive task (Stroop Task); II) 30 min without mental exertion (control condition, CON), taking only 10 min observation (easy cognitive task) and 20 min of relaxation. Considering the crossover experimental design, the 15 orienteers performed both conditions. All variables were measured in both conditions. Initially, well-being and the perceived recovery status of recovery were measured. Heart rate was measured during cognitive tasks; the motivational status was measured pre-cognitive tasks and pre-orienteering races; the rating of perceived exertion (RPE) post- cognitive tasks and post- orienteering races. Performance was determined by the time required to perform the Orienteering race (time in min), and was measured immediately at the end of the race, as well as the perceived performance. Post-30 min after the end of the race, the internal load was evaluated All variables measured as well as the orienteering performance showed no significant differences between conditions (EXP versus CON) (p >.05). Although, a slight increase on performance-time was found in EXP (40.8 ± 11.4 min) compared to CON (38.4 ± 13 min) (p = 0.4; ES = 0.20). RPE increase post-EXP (p .05). The data suggest that 30 min of mental effort did not significantly affect the psychophysiological responses, but demonstrated the addition of 2 min and 4 s in the Orienteering performance. Based on the result, it is possible to speculate that orienteers may cope with mental exertion differently, possibly due to the cognitive demands required in Orienteering. Additionally, an excellent cardiorespiratory component on the part of orienteers was able to meet the physical and cognitive demands imposed by the Orienteering race. Keywords: Cognition. Physical endurance. Mental fatigue. Spatial navigation.70 p. : il. (algumas color.).application/pdfOrientaçaoAtletasCogniçãoFadiga mentalEducação FísicaEfeito do esforço mental nas respostas psicofisiológicas e no desempenho em atletas de orientaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MAYARA MACIEL BATISTA.pdfapplication/pdf3567795https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69146/1/R%20-%20D%20-%20MAYARA%20MACIEL%20BATISTA.pdfe5fbf573a3cedec6e17be4e0262c0e72MD51open access1884/691462021-01-20 19:20:27.234open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/69146Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-01-20T22:20:27Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Efeito do esforço mental nas respostas psicofisiológicas e no desempenho em atletas de orientação
title Efeito do esforço mental nas respostas psicofisiológicas e no desempenho em atletas de orientação
spellingShingle Efeito do esforço mental nas respostas psicofisiológicas e no desempenho em atletas de orientação
Batista, Mayara Maciel
Orientaçao
Atletas
Cognição
Fadiga mental
Educação Física
title_short Efeito do esforço mental nas respostas psicofisiológicas e no desempenho em atletas de orientação
title_full Efeito do esforço mental nas respostas psicofisiológicas e no desempenho em atletas de orientação
title_fullStr Efeito do esforço mental nas respostas psicofisiológicas e no desempenho em atletas de orientação
title_full_unstemmed Efeito do esforço mental nas respostas psicofisiológicas e no desempenho em atletas de orientação
title_sort Efeito do esforço mental nas respostas psicofisiológicas e no desempenho em atletas de orientação
author Batista, Mayara Maciel
author_facet Batista, Mayara Maciel
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Educação Física
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Mayara Maciel
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tartaruga, Marcus Peikriszwili
contributor_str_mv Tartaruga, Marcus Peikriszwili
dc.subject.por.fl_str_mv Orientaçao
Atletas
Cognição
Fadiga mental
Educação Física
topic Orientaçao
Atletas
Cognição
Fadiga mental
Educação Física
description Orientador: Dr. Marcus Peikriszwili Tartaruga
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-20T22:20:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-20T22:20:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/69146
url https://hdl.handle.net/1884/69146
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 70 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69146/1/R%20-%20D%20-%20MAYARA%20MACIEL%20BATISTA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e5fbf573a3cedec6e17be4e0262c0e72
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898871059775488