Local, nacional, global : os entrelugares da "arte paranaense" no pensamento e nas práticas de Adalice Araújo - 1958 a 1978
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/87872 |
Resumo: | Orientador: Artur Correia de Freitas |
id |
UFPR_07dff4f8c6a355ac9f017e736e845446 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/87872 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em HistóriaFreitas, Artur, 1975-Oliveira, Luana Hauptman Cardoso de2024-05-08T11:55:57Z2024-05-08T11:55:57Z2024https://hdl.handle.net/1884/87872Orientador: Artur Correia de FreitasTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa : Curitiba, 15/03/2024Inclui referênciasResumo: Adalice Araújo é uma personagem importante da história da arte do Paraná. Frequentemente lembrada como a principal crítica de arte do estado, sua atuação no campo artístico local foi múltipla e suas práticas podem ser interpretadas como estratégias para o reconhecimento e projeção do que ela chamava de "arte paranaense". Seu ativismo cultural centrado na profissionalização do campo da arte local, com ênfase na atualização de repertório da classe artística paranaense; a escrita da história da arte local que, a partir de uma remodelagem do passado, visava estruturar a história da arte do Paraná e, com isso, afirmar sua identidade e, por fim; sua atuação como crítica de arte que, ao acompanhar a produção artística atual, celebrava os artistas locais, articulavam suas atividades e as interligavam. Tendo atuado de 1958 a 2012, ano de seu falecimento, a análise das fontes, localizadas, sobretudo nas instituições nas quais trabalhou, na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional e em parte do acervo dela, ainda em posse da família, mostrou que essas estratégias foram elaboradas entre os anos de 1958, início de sua atuação profissional no Círculo de Artes Plásticas do Paraná e 1978, quando Adalice participou da 1ª Bienal Latino Americana, momento em que as discussões sobre o lugar da "arte paranaense" transcenderam a brasilidade desta produção. Dentro desse recorte temporal, no entanto, suas práticas, muitas vezes, coincidiram temporalmente e, por vezes foram sincrônicas. Desta forma, a partir de uma abordagem teórico-metodológica que se utilizou da história das ideias – análise estrutural da obra, no caso, os textos críticos de Adalice – e da história intelectual – análise da forma de pensamento e suas práticas – para contar essa história individual, optamos por uma narrativa cronológica, delimitada por área de atuação com o objetivo de expor o pensamento de Adalice a partir de suas práticas, definindo os capítulos a partir das seguintes atividades: docência, ativismo cultural, crítica de arte e pesquisa. Esta estrutura, ao relacionar atuações distintas dentro de uma mesma prática, teve a intenção de evidenciar que ao se basear em argumentos contemporâneos, Adalice Araújo afirmava a produção artística do Paraná sob bases autônomas, parte de uma expressão nacional e sem deixar de lado uma tradição universal que sustentava a própria ideia de arte. Ao longo desse processo, no entanto, alguns conceitos foram relativizados e algumas noções como a de "identidade" construídas sob interpretações parciais. No fim, suas estratégias trouxeram atualizações para o campo artístico de Curitiba naqueles dias; permitiram que a produção do estado fosse discutida para além de questões regionais; estruturaram a história desse campo dando-o status de autonomia, mas, acima de tudo, conseguiram relacionar seu nome próprio com a história da "arte paranaense".Abstract: Adalice Araújo was an important character in Paraná’s art history. Constantly remembered as a primary state art critic, her interaction with the local artistic field was multiple and her practices can be interpreted as strategies to the recognition and projection of, as she said, the "arte paranaense". Her cultural activism based on art field professionalization, with emphasis in artistic class update repertoire; the writing about local history art, from a remodeling past, aimed to restructure Paraná’s art history and, therefore, claim it’s identity and, finally; her work as an art critic, when following the current production of art, celebrated local artists, articulated and interconnected with her activities. Having worked from 1958 to 2012, year of her death, the analysis of the sources, located especially in the institutions she worked at, in Biblioteca Nacional digital newspaper library and, in part of her collection, still owned by her family, showed that theses strategies were developed between 1958, beginning of her professional performance in Circulo de Artes Plásticas do Paraná and 1978, when Adalice took part of the 1st Bienal Internacional Latino Americana, a moment in which discussions about the place of "Paraná art" transcended the Brazilianness of this production. Within this time frame, however, her practices often coincided temporally and, other times were synchronic. Thus, from a theoretical-methodological approach that used the history of ideas – structural analysis of the work, in this case, Adalice’s art critical texts – and intellectual history – analysis of the way of her thinking and her practices – we opted for a chronological narrative, delimited by area of activity within the aim of exposing Adalice’s thoughts based on her practices, defining the chapters based on the following activities: teaching, cultural activism, art criticism and research. This structure, by relating different actions within the same practice, has the intention to demonstrate her contemporary arguments to claim Paraná’s art production autonomously, part of a national expression, and without leaving aside a universal tradition that supported the very idea of art. Throughout this process, however, some notions were relativized and some concepts, like "identity", were constructed under partial interpretations. In the end, her strategies brought updates to the artistic field of Curitiba in those days; allowed state art production to be discussed beyond regional issues; structured the field of art history giving it autonomous status but, above all, managed to relate her own name to the "arte paranaense" history.1 recurso online : PDF.application/pdfAraujo, Adalice Maria de, 1931-2012Arte - HistóriaArte paranaense - HistóriaHistóriaLocal, nacional, global : os entrelugares da "arte paranaense" no pensamento e nas práticas de Adalice Araújo - 1958 a 1978info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - LUANA HAUPTMAN CARDOSO DE OLIVEIRA.pdfapplication/pdf7887600https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/87872/1/R%20-%20T%20-%20LUANA%20HAUPTMAN%20CARDOSO%20DE%20OLIVEIRA.pdf7551f4d2a04926af67f07f579c4ef646MD51open access1884/878722024-05-08 08:55:57.5open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/87872Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-05-08T11:55:57Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Local, nacional, global : os entrelugares da "arte paranaense" no pensamento e nas práticas de Adalice Araújo - 1958 a 1978 |
title |
Local, nacional, global : os entrelugares da "arte paranaense" no pensamento e nas práticas de Adalice Araújo - 1958 a 1978 |
spellingShingle |
Local, nacional, global : os entrelugares da "arte paranaense" no pensamento e nas práticas de Adalice Araújo - 1958 a 1978 Oliveira, Luana Hauptman Cardoso de Araujo, Adalice Maria de, 1931-2012 Arte - História Arte paranaense - História História |
title_short |
Local, nacional, global : os entrelugares da "arte paranaense" no pensamento e nas práticas de Adalice Araújo - 1958 a 1978 |
title_full |
Local, nacional, global : os entrelugares da "arte paranaense" no pensamento e nas práticas de Adalice Araújo - 1958 a 1978 |
title_fullStr |
Local, nacional, global : os entrelugares da "arte paranaense" no pensamento e nas práticas de Adalice Araújo - 1958 a 1978 |
title_full_unstemmed |
Local, nacional, global : os entrelugares da "arte paranaense" no pensamento e nas práticas de Adalice Araújo - 1958 a 1978 |
title_sort |
Local, nacional, global : os entrelugares da "arte paranaense" no pensamento e nas práticas de Adalice Araújo - 1958 a 1978 |
author |
Oliveira, Luana Hauptman Cardoso de |
author_facet |
Oliveira, Luana Hauptman Cardoso de |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Freitas, Artur, 1975- |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Luana Hauptman Cardoso de |
contributor_str_mv |
Freitas, Artur, 1975- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Araujo, Adalice Maria de, 1931-2012 Arte - História Arte paranaense - História História |
topic |
Araujo, Adalice Maria de, 1931-2012 Arte - História Arte paranaense - História História |
description |
Orientador: Artur Correia de Freitas |
publishDate |
2024 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-05-08T11:55:57Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-05-08T11:55:57Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2024 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/87872 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/87872 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/87872/1/R%20-%20T%20-%20LUANA%20HAUPTMAN%20CARDOSO%20DE%20OLIVEIRA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7551f4d2a04926af67f07f579c4ef646 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860176838393856 |