Faca sem ponta, galinha sem pé, homem com homem, mulher com mulher : quem defende a personagem queer nos livros para a infância?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Evelize Cristina Cit
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/38166
Resumo: Orientadora: Profª Drª Maria Rita de Assis Cesar
id UFPR_08d63a9c88eea57fb6aaeaabfd90c670
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/38166
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Tavares, Evelize Cristina CitUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoCésar, Maria Rita de Assis2015-06-10T14:22:24Z2015-06-10T14:22:24Z2015http://hdl.handle.net/1884/38166Orientadora: Profª Drª Maria Rita de Assis CesarTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 25/03/2015Inclui referênciasLinha de pesquisa: Cultura, escola e ensinoResumo: Esta pesquisa constrói-se na perspectiva de que os livros de literatura para a infância possam representar pontos de resistência em relação à temática da diversidade sexual e de gênero. Entendendo que os corpos se constituem por meio de práticas discursivas e não discursivas que normalizam os sujeitos, procuro identificar no livro Faca sem Ponta, galinha sem pé, de Ruth Rocha, o motivo pelo qual o mesmo vem sendo amplamente utilizado nas salas de aula e bibliotecas escolares. Ao apresentar uma situação em que dois irmãos trocam suas identidades de gênero, depois de passarem embaixo de um arco-íris, essas crianças começam a comportar-se na lógica oposta ao que está determinado para seu gênero de origem. Na problematização da literatura enquanto possibilidade de questionamento ou reiteração das normas regulatórias para a construção social do gênero e da sexualidade, analiso os editais do Programa Nacional Biblioteca da Escola que selecionam acervos de livros para as escolas públicas brasileiras, em especial o PNBE/2012. O trabalho investigativo pressupõe uma estreita relação entre a produção literária voltada para a infância e os discursos da escola enquanto articuladora de regimes de verdade sobre o que é adequado para ser oferecido para os sujeitos em processo de formação. Além de tomar a perspectiva foucaultiana como marco teórico, penso que as contribuições das pesquisas trilhadas pelos estudos feministas pós-estruturalistas, em especial Judith Butler e as denominadas teóricas queer, assim como os conceitos provenientes dos Estudos Culturais foram decisivos para fundamentar meu objeto de análise, qual seja, as personagens dos livros para a infância, entendidos como artefatos culturais a serviço dos dispositivos pedagógicos que visam a normalização das questões de gênero e sexualidade. Para desenvolver esta tese, realizo as interlocuções necessárias à pesquisa, valendo-me das noções de dispositivo, resistência e subjetividade. Palavras-chave: Literatura para a infância, Teoria Queer, Gênero e SexualidadeAbstract: This research is built on the perspective that literature books for children can represent resistance points regarding the issues of sexual and gender diversity. Understanding that the bodies are constituted through discursive and non discursuve practices that normalize the subject, I try to identify the book Faca sem ponta, galinha sem pé, by Ruth Rocha, why it has been widely used in classrooms and school libraries. In presenting a situation in which two brothers exchange their gender identities, after passing under a rainbow, these children begin to behave in the opposite logic to what is given to her gender source. In questioning the literature as a possibility for questioning or repetition of regulatory standards for the social construction of gender and sexuality, I analyze the edicts of the National Program of the School Library, that select book collections for Brazilian public schools, especially PNBE / 2012. The investigative work requires a close relationship between literary production dedicated to children and the discourses of school as articulator of regimes of truth on what is appropriate to be offered to the subjects in the formation process. In addition to taking Foucault's perspective as a theoretical framework, I think that the contributions of research threshed by poststructuralist feminist studies, especially Judith Butler and the queer theory, as well as the concepts from the Cultural Studies were decisive to support my analysis' object, that is, the characters in the books for children, understood as an artifact culture in the service of pedagogical devices aimed at normalization of gender and sexuality issues. To develop this thesis, I perform the necessary research dialogues, making use of device concepts, resistance and subjectivity. Keywords: Literature for children, Queer Theory, Gender and Sexuality191 f. : il.application/pdfDisponível em formato digitalLiteratura infantojuvenilEducaçãoFaca sem ponta, galinha sem pé, homem com homem, mulher com mulher : quem defende a personagem queer nos livros para a infância?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILR - T - EVELIZE CRISTINA CIT TAVARES.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1235https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38166/1/R%20-%20T%20-%20EVELIZE%20CRISTINA%20CIT%20TAVARES.pdf.jpgfb49c3dff0d75f1b9f6fbf454b2298b5MD51open accessTEXTR - T - EVELIZE CRISTINA CIT TAVARES.pdf.txtExtracted Texttext/plain447261https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38166/2/R%20-%20T%20-%20EVELIZE%20CRISTINA%20CIT%20TAVARES.pdf.txt6aca258d58b4c674cc9a275ea564f32eMD52open accessORIGINALR - T - EVELIZE CRISTINA CIT TAVARES.pdfapplication/pdf2054305https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38166/3/R%20-%20T%20-%20EVELIZE%20CRISTINA%20CIT%20TAVARES.pdf9c3363dea9b647366973a4d88d82d75fMD53open access1884/381662015-11-25 10:02:20.435open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/38166Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082015-11-25T12:02:20Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Faca sem ponta, galinha sem pé, homem com homem, mulher com mulher : quem defende a personagem queer nos livros para a infância?
title Faca sem ponta, galinha sem pé, homem com homem, mulher com mulher : quem defende a personagem queer nos livros para a infância?
spellingShingle Faca sem ponta, galinha sem pé, homem com homem, mulher com mulher : quem defende a personagem queer nos livros para a infância?
Tavares, Evelize Cristina Cit
Literatura infantojuvenil
Educação
title_short Faca sem ponta, galinha sem pé, homem com homem, mulher com mulher : quem defende a personagem queer nos livros para a infância?
title_full Faca sem ponta, galinha sem pé, homem com homem, mulher com mulher : quem defende a personagem queer nos livros para a infância?
title_fullStr Faca sem ponta, galinha sem pé, homem com homem, mulher com mulher : quem defende a personagem queer nos livros para a infância?
title_full_unstemmed Faca sem ponta, galinha sem pé, homem com homem, mulher com mulher : quem defende a personagem queer nos livros para a infância?
title_sort Faca sem ponta, galinha sem pé, homem com homem, mulher com mulher : quem defende a personagem queer nos livros para a infância?
author Tavares, Evelize Cristina Cit
author_facet Tavares, Evelize Cristina Cit
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Evelize Cristina Cit
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv César, Maria Rita de Assis
contributor_str_mv César, Maria Rita de Assis
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantojuvenil
Educação
topic Literatura infantojuvenil
Educação
description Orientadora: Profª Drª Maria Rita de Assis Cesar
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-06-10T14:22:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-06-10T14:22:24Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/38166
url http://hdl.handle.net/1884/38166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 191 f. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38166/1/R%20-%20T%20-%20EVELIZE%20CRISTINA%20CIT%20TAVARES.pdf.jpg
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38166/2/R%20-%20T%20-%20EVELIZE%20CRISTINA%20CIT%20TAVARES.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38166/3/R%20-%20T%20-%20EVELIZE%20CRISTINA%20CIT%20TAVARES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fb49c3dff0d75f1b9f6fbf454b2298b5
6aca258d58b4c674cc9a275ea564f32e
9c3363dea9b647366973a4d88d82d75f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860798059905024