Produção fotográfica infantil e as contribuições para a deslocalização do olhar : uma experiência com estudantes do 5. ano do ensino fundamental em uma escola de Curitiba
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/64704 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Rossano Silva |
id |
UFPR_094d4792ee1bf8634dd705661fbc7fa3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/64704 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Martins, Cristiane, 1979-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de EnsinoSilva, Rossano, 1978-2019-12-13T14:20:57Z2019-12-13T14:20:57Z2019https://hdl.handle.net/1884/64704Orientador: Prof. Dr. Rossano SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 26/08/2019Inclui referências: p. 137-141Resumo: Essa dissertação tem como objetivo identificar as contribuições da realização de produções e análises fotográficas infantis para a deslocalização do olhar com crianças do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Curitiba. O termo deslocalização do olhar é utilizado por Fernando Hernández (2011), no sentido de ressaltar a necessidade de reflexão a cerca de posicionamentos que fixam determinados modos de olhar. A relevância desse estudo se destaca pela constatação da ampla presença das imagens no cotidiano das pessoas e pela influência que exercem na construção de olhares e modos de pensar dos sujeitos. Assim, a pesquisa caracteriza-se por um enfoque qualitativo e a coleta de dados se constituiu a partir do desenvolvimento de uma intervenção pedagógica, com a participação de 29 estudantes. Desta maneira, foram aplicados dois questionários e realizadas atividades com produções e análises fotográficas durante as aulas de arte. O estudo foi fundamentado em autores que consideram a importância do alfabetismo visual (Dondis, 2003) e do alfabetismo da cultura visual (Hernández, 2000; Martins, 2006; Mirzoeff, 2003; entre outros) no desenvolvimento de posicionamentos críticos e atentos frente à constante presença e influência das imagens na atualidade. Com base na análise dos dados coletados, pode-se dizer que durante a produção fotográfica, os estudantes demonstraram posturas automatizadas e realizam registros padronizados de imagens conhecidas ou repetidas. Com a intervenção pedagógica foram evidenciadas as potencialidades do uso da fotografia nos encaminhamentos pedagógicos, como a possibilidade de enfatizar o reconhecimento dos alunos enquanto sujeitos no ato fotográfico e de mobilizar os sentidos em busca da construção de olhares atentos e produções com características mais próprias. Desta maneira, se compreende que a utilização da fotografia no contexto escolar, se constitui como um meio de reconhecimento e exploração das subjetividades dos estudantes e pode contribuir para a deslocalização do olhar. Palavras-chave: Alfabetismo da Cultura Visual. Arte. Deslocalização do Olhar. Fotografia. Ensino Fundamental.Abstract: This dissertation aims to identify the contributions of children's elaboration of photographic productions and analysis for the viewpoint displacement of the 5th grade children from an elementary school of a public school in Curitiba. The term viewpoint displacement is used by Fernando Hernández (2011), in order to emphasize the need for reflection on positions that set certain ways of looking. The relevance of this study is highlighted by the observation of the wide presence of images in people's daily life and the influence they have on the construction of subject's viewpoints and ways of thinking. The research is characterized by a qualitative approach and data collection was constituted from the development of a pedagogical intervention, with the participation of 29 students. Two questionnaires were applied, and activities of photographic productions and analysis were carried out during art classes. The study was based on authors who consider the importance of visual literacy (Dondis, 2003) and visual culture literacy (Hernández, 2000; Martins, 2006; Mirzoeff, 2003; among others) in the development of critical and attentive positions in face of the constant presence and influence of images nowadays. Based on the analysis of the collected data, it can be said that during the photographic production, students demonstrated automated poses and performed standardized records of known or repeated images. Through pedagogical intervention, the potentialities of photograph use in pedagogical practices were evidenced, such as the possibility of emphasizing the recognition of students as subjects in the photographic act and to mobilize the senses in search of the construction of an attentive viewpoint and productions with more specific characteristics. Thus, it is understood that photograph exploration in the school context constitutes a means of recognition and exploration of students' subjectivities and can contribute to viewpoint displacement. Keywords: Visual Culture Literacy. Art. Viewpoint Displacement. Photograph. Elementary School.148 p. : il. (algumas color.).application/pdfEscolas publicas - Curitiba (PR)Arte e educaçãoEnsino fundamentalFotografiaEducaçãoProdução fotográfica infantil e as contribuições para a deslocalização do olhar : uma experiência com estudantes do 5. ano do ensino fundamental em uma escola de Curitibainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - CRISTIANE MARTINS.pdfapplication/pdf15636696https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/64704/1/R%20-%20D%20-%20CRISTIANE%20MARTINS.pdfaf012c4c88ce5be22fc987c10e5c3eb9MD51open access1884/647042019-12-13 11:20:57.434open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/64704Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-12-13T14:20:57Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Produção fotográfica infantil e as contribuições para a deslocalização do olhar : uma experiência com estudantes do 5. ano do ensino fundamental em uma escola de Curitiba |
title |
Produção fotográfica infantil e as contribuições para a deslocalização do olhar : uma experiência com estudantes do 5. ano do ensino fundamental em uma escola de Curitiba |
spellingShingle |
Produção fotográfica infantil e as contribuições para a deslocalização do olhar : uma experiência com estudantes do 5. ano do ensino fundamental em uma escola de Curitiba Martins, Cristiane, 1979- Escolas publicas - Curitiba (PR) Arte e educação Ensino fundamental Fotografia Educação |
title_short |
Produção fotográfica infantil e as contribuições para a deslocalização do olhar : uma experiência com estudantes do 5. ano do ensino fundamental em uma escola de Curitiba |
title_full |
Produção fotográfica infantil e as contribuições para a deslocalização do olhar : uma experiência com estudantes do 5. ano do ensino fundamental em uma escola de Curitiba |
title_fullStr |
Produção fotográfica infantil e as contribuições para a deslocalização do olhar : uma experiência com estudantes do 5. ano do ensino fundamental em uma escola de Curitiba |
title_full_unstemmed |
Produção fotográfica infantil e as contribuições para a deslocalização do olhar : uma experiência com estudantes do 5. ano do ensino fundamental em uma escola de Curitiba |
title_sort |
Produção fotográfica infantil e as contribuições para a deslocalização do olhar : uma experiência com estudantes do 5. ano do ensino fundamental em uma escola de Curitiba |
author |
Martins, Cristiane, 1979- |
author_facet |
Martins, Cristiane, 1979- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Cristiane, 1979- |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Rossano, 1978- |
contributor_str_mv |
Silva, Rossano, 1978- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escolas publicas - Curitiba (PR) Arte e educação Ensino fundamental Fotografia Educação |
topic |
Escolas publicas - Curitiba (PR) Arte e educação Ensino fundamental Fotografia Educação |
description |
Orientador: Prof. Dr. Rossano Silva |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-12-13T14:20:57Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-12-13T14:20:57Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/64704 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/64704 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
148 p. : il. (algumas color.). application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/64704/1/R%20-%20D%20-%20CRISTIANE%20MARTINS.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
af012c4c88ce5be22fc987c10e5c3eb9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898719162007552 |