Refletindo sobre a experiência das gestões petistas à frente do Governo Federal : um balanço necessário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Latini, Guilherme Lopes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/56337
Resumo: Orientadora : Almir Carlos Andrade
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spelling Latini, Guilherme LopesUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva InterdisciplinarZanlorenzi, Marcos Aurelio, 1964-2021-09-10T23:20:54Z2021-09-10T23:20:54Z2017https://hdl.handle.net/1884/56337Orientadora : Almir Carlos AndradeMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Questão Social na Perspectiva InterdisciplinarInclui referênciasResumo : Este artigo tem como objetivo, mostrar as dificuldades e desafios dos professores em serviço, nas séries iniciais, quanto à prática de ensino e o desempenho dos alunos inclusos e comuns em sala de aula, na perspectiva da Educação Inclusiva, na Escola Estadual do Rio Grande do Norte. Além disso, investigar dificuldades encontradas por essa professora para ministrar os mesmos conteúdos para a turma toda, e fazer com que todos aprendam. De modo, que, as diferenças não interfiram no processo de ensino, as legislações vigentes garantem às pessoas com necessidades educativas especiais o direito de frequentar escolas regulares, a fim de terem uma formação integral, como qualquer outro aluno. No entanto, devido a diversos fatores, a teoria ainda se dissocia da prática vivenciada em muitas de nossas escolas. Sendo assim, esse artigo, busca auxiliar o referido estudo feito sobre a referida temática, buscando e apontando melhores alternativas de se trabalhar com a inclusão escolar. Discutir a inclusão escolar, em nossa sociedade é um desafio. Isso porque, a sociedade possui barreiras para separar as escolas regulares dos alunos com necessidades educativas especiais. Pode-se dizer que, a barreira mais difícil, é o preconceito, em seguida, a estrutura física e a outra é falta de preparo por parte do professor. Além do que, muitos não lutam pelos seus direitos, porque nem sabem que eles existem. A escola, no entanto, não está mesmo preparada para receber alunos especiais. Entretanto, se for esperar que ela se prepare literalmente, a inclusão escolar demorará ainda mais para ocorrer. É preciso que a escola dê o primeiro passo para o processo da inclusão. Apesar de todo desafio e de qualquer dificuldade, nada deve impedir que a inclusão aconteça. Uma vez que, está prevista em nossa Constituição, e é um direito inalienável e como direito subjetivo que é, poderá se constituir um crime a escola que não receber alunos que tiver necessidades especiais. A inclusão está além de aceitar as diferenças, trata-se de uma tomada de consciência de todos. O que fundamenta essa linha de ação é de que as escolas devem acolher todas as crianças ou adultos, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas ou outras. Tais condições acarretam desafios ao sistema público de ensino, o qual precisa encontrar maneiras de educar com êxito todas as crianças, inclusive às com deficiências graves. Há muito ainda o que se fazer para que este ideal se efetive na prática.1 arquivo (24 p.).application/pdfPartido dos trabalhadores - BrasilDireita e esquerda (Ciência política)Administração públicaRefletindo sobre a experiência das gestões petistas à frente do Governo Federal : um balanço necessárioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - GUILHERME LOPES LATINI.pdfapplication/pdf928845https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/56337/1/R%20-%20E%20-%20GUILHERME%20LOPES%20LATINI.pdf0a565824e21ea525d71f66bbbeadd79bMD51open access1884/563372021-09-10 20:20:55.111open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/56337Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-09-10T23:20:55Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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