Reabilitação cognitiva dos processos atencionais em adultos com traumatismo cranioencefálico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Vivian Lazzarotto Pereira da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/27536
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Ana Paula Pereira de Almeida
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spelling Cruz, Vivian Lazzarotto Pereira daPereira, Ana Paula Almeida deUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia2020-02-12T15:47:01Z2020-02-12T15:47:01Z2012https://hdl.handle.net/1884/27536Orientadora: Profa. Dra. Ana Paula Pereira de AlmeidaDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa: Curitiba, 26/03/2012Bibliografia: fls. 91-111Área de concentração: PsicologiaResumo: O objetivo da presente dissertação foi elaborar um programa de reabilitação cognitiva dos processos atencionais e avaliar seu efeito sobre a cognição e funcionalidade de adultos com traumatismo cranioencefálico. Participaram deste estudo 16 pessoas divididas em 2 grupos: Ga e GB. Somente os participantes do GA participaram da intervenção, o GB constitui o grupo controle da amostra. O GA foi constituído por 8 pessoas com TCE, com idade média de 29 (DP =11,62) anos, com média de 11,25 (DP= 1,58) anos de escolaridade. O tempo médio de lesão no GA foi 87,42 (DP=76,59) meses. Em relação ao hemisfério lesionado, 50% dos participantes apresentavam lesão no hemisfério direito, 25% apresentavam lesão bilateral e 25% lesão do hemisfério esquerdo. A localização da lesão mais frequente no GA foi nos lobos frontal e temporal (62,5%), seguido do lobo parietal (25%) e occipital (12,5%). O GB foi constituído por 8 pessoas com TCE, com idade média de 31,42 (DP =11,68) anos, com média de 9,42 (DP= 2,29) anos de escolaridade. O tempo médio de lesão no GB foi 49,37 (DP=43,35) meses. Em relação ao hemisfério lesionado, 50% dos participantes apresentavam lesão no hemisfério direito, 33,33% apresentavam lesão bilateral e 16,66% apresentavam lesão do hemisfério esquerdo. A localização da lesão mais frequente no GB foi nos lobos frontal e temporal (50%), seguido dos lobos parietal e occipital (33,33%). Todos os participantes foram recrutados do Centro Hospitalar de Reabilitação Ana Carolina Moura Xavier e do Centro de Psicologia Aplicada da Universidade Federal do Paraná. Os participantes do GA foram avaliados antes e após a intervenção, e os participantes do GB foram avaliados e reavaliados após um intervalo médio de 74 dias (DP= 20,61). Foi administrada uma bateria de testes neuropsicológicos enfocando a avaliação da atenção, uma escala de avaliação funcional e um questionário de atenção. O programa de intervenção consistiu em 20 sessões individuais com duração média de 1 hora, de uma a duas vezes por semana. Para a análise da comparação do desempenho do GA antes e após a intervenção foi utilizado o teste não paramétrico Wilcoxon, sendo o escore z convertido em t. Observou-se melhora significativa no Testes de Trilhas B (2; p= 0,01), nos índices de concentração e velocidade (1; p= 0,03) do teste de Atenção Sustentada, nos cartões de cores (1; p= 0,03) e cores e palavras (2; p= 0,01) do Teste Stroop e na Escala PCRS (2; p= 0,01). Para a análise da comparação da comparação da diferença entre as avaliações nos dois grupos foi utilizado o teste não-paramétrico Mann- Whitney, e observouse diferença significativa apenas no cartão de cores e palavras do Teste Stroop (6; p=0,03). Os resultados indicam que a intervenção pode ter propiciado melhora parcial na cognição e funcionalidade dos participantes.Abstract: The goal of this research was to develop a rehabilitation program focused on attentional processes, and evaluate its effects on cognition and functioning in adults with traumatic brain injury. The study included 16 people divided into 2 groups: Ga and GB. Only participants of the GA participated in the intervention, the GB is the control group sample. The GA was composed of eight persons with TBI, with a mean age of 29 (SD = 11.62) years, mean 11.25 (SD = 1.58) years of schooling. The mean injury lapse of time on the GA group was 87.42 (SD = 76.59) months. Regarding the injured hemisphere, 50% of participants had a lesion in the right hemisphere, 25% had bilateral damage and 25% had lesion in the left hemisphere. The most frequent lesion in the GA group was in the frontal and temporal lobes (62.5%), followed by the parietal lobe (25%) and occipital (12.5%). The GB was composed of eight persons with TBI, with a mean age of 31.42 (SD = 11.68) years, mean 9.42 (SD = 2.29) years of schooling. The mean injury lapse of time on the GB group was 49.37 (SD = 43.35) months. Regarding the injured hemisphere, 50% of participants had a lesion in the right hemisphere, 33.33% had bilateral lesion and 16.66% had lesion on the left hemisphere. The most frequent lesion in the GB group was in the frontal and temporal lobes (50%), followed by the parietal and occipital lobes (33.33%). All participants were recruited from the Rehabilitation Hospital Center Ana Carolina Moura Xavier (Centro Hospitalar de Reabilitação Ana Carolina Moura Xavier in portuguese) and from the Center for Applied Psychology of the Parana's Federal University (Centro de Psicologia Aplicada da Universidade Federal do Paraná, in portuguese). GA participants were evaluated before and after the intervention, and participants of the GB were evaluated and reevaluated after a mean interval of 74 days (SD = 20.61). Was administered a battery of neuropsychological tests focused on the evaluation of attention, a functional scale and a questionnaire of attention. The intervention program consisted of 20 individual sessions with the average duration of 1 hour, once or twice per week. For the comparison analysis of the GA's performance before and after the intervention we used the nonparametric Wilcoxon test, with the z score converted to t. We observed a significant improvement on Trails B tests (2, p = 0.01), in the concentration and speed levels (1, p = 0.03) of the Sustained Attention test, the color card (1, p = 0.03) and the colors and words card (2, p = 0.01) of the Stroop Test and in the Scale PCRS (2, p = 0.01). For the comparison analysis of the difference between assessments in the two groups we used the nonparametric Mann-Whitney test, and the only significant difference was observed in the color and words card of the Stroop test (6, p = 0.03). The results indicate that the intervention may have provided partial improvement in cognition and functionality of the participants.112f. + anexos : tabs.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - PsicologiaPsicologia cognitivaTraumatismos cerebraisTestes neuropsicologicosTraumatismos da cabeçaNeuroanatomiaPsicologiaReabilitação cognitiva dos processos atencionais em adultos com traumatismo cranioencefálicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - CRUZ, VIVIAN LAZZAROTO PEREIRA DA.pdfapplication/pdf639749https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27536/1/R%20-%20D%20-%20CRUZ%2c%20VIVIAN%20LAZZAROTO%20PEREIRA%20DA.pdf53874af0543493e5e83c7d61098b4e61MD51open accessTEXTR - D - CRUZ, VIVIAN LAZZAROTO PEREIRA DA.pdf.txtExtracted Texttext/plain251660https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27536/2/R%20-%20D%20-%20CRUZ%2c%20VIVIAN%20LAZZAROTO%20PEREIRA%20DA.pdf.txt0caec5b9cc80580a8aec4a322a2d72b8MD52open accessTHUMBNAILR - D - CRUZ, VIVIAN LAZZAROTO PEREIRA DA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1227https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27536/3/R%20-%20D%20-%20CRUZ%2c%20VIVIAN%20LAZZAROTO%20PEREIRA%20DA.pdf.jpgbf36c0f452fe0abd2b0f33da2b5ce1aeMD53open access1884/275362020-02-12 12:47:01.64open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/27536Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-02-12T15:47:01Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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