Dimensões psicossociais das práticas de cuidado : um olhar das mães sociais de casas lares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ana Maria Silvello, 1958-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/33465
Resumo: Orientadora: Profª Drª Maria de Fátima Quintal de Freitas
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spelling Pereira, Ana Maria Silvello, 1958-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoFreitas, Maria de Fátima Quintal de, 1956-2022-08-31T18:33:40Z2022-08-31T18:33:40Z2013https://hdl.handle.net/1884/33465Orientadora: Profª Drª Maria de Fátima Quintal de FreitasDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 10/09/2013Bibliografia: f. 104-108Resumo: A presente pesquisa discorre sobre as práticas de cuidado realizadas pelas cuidadoras residentes, ou mães sociais, que trabalham em casas lares, na cidade de Curitiba, Paraná. Este estudo tem como objetivo descrever as atividades de cuidado realizadas pelas mães sociais no dia a dia, e investigar essas ações como práticas educativas com base na Psicologia Social Comunitária e na concepção problematizadora de Educação em Paulo Freire. As casas lares se constituem numa modalidade de acolhimento institucional provisório em unidades residenciais, às crianças e adolescentes afastadas do convívio familiar, devido ao abandono ou pela impossibilidade dos familiares ou responsáveis desempenharem a função de cuidar e proteger. A pesquisa é de caráter qualitativo-exploratório e os instrumentos para coleta de dados foram a entrevista semiestruturada e o check list de atividades que as mães sociais realizam. O estudo revela que as cuidadoras têm uma concepção de cuidado ampliada, ou seja, não consideram o cuidado somente como a atenção às necessidades básicas da criança e do adolescente. Em relação à aprendizagem dessa atividade profissional, as cuidadoras aprenderam nas relações sociais estabelecidas no contexto familiar durante a infância e adolescência, e na prática cotidiana das ocupações que desempenharam como domésticas, diaristas e cuidadoras de instituições de acolhimento a crianças e idosos. As contribuições da pesquisa apontam para a necessidade de formação profissional e capacitação regular, de preferência numa educação que problematize as dificuldades enfrentadas no cotidiano, que possibilite o pensar crítico e atitudes dialógicas na construção de ações conjuntas que respondam às reais necessidades das mães sociais, sem dissociar a teoria da prática de cuidado. Além da formação profissional, espera-se que a pesquisa possa contribuir para políticas públicas que possam garantir a formação e educação continuada desses profissionais, possibilitando melhorar a vida daqueles que cuidam e daqueles que são cuidados.Abstract: The following research tackles the issue of caregiving practices carried out by resident children caregivers or foster mothers working in foster care homes in the city of Curitiba. This study aims at describing activities related to caregiving which are daily performed by the foster mothers, also investigating such activities as educational practices based on both the Communitarian Social Psychology and Paulo Freire?s approach to the problematic conception of Education. The foster care homes consist of a modality of provisory institutional sheltering in residential units to accommodate children and adolescents who were secluded from family life due to neglect or impossibility of family relatives or keepers unable to perform the role of taking care and protect the minors. The research has an exploratory-qualitative character. The techniques used for obtaining the data were a semi-structured interview and the checklist of activities developed by the foster mothers. This work reveals that the children caregivers have an expanded conception of care, i.e, they do not consider care as merely providing basic needs for children and adolescents. When it comes to the apprenticeship of such professional activity, it was observed that the children caregivers learned how to perform the tasks in established social relations within the family context during childhood or adolescence, as well as in the daily practice acquired from working like housemaids, cleaning ladies and caregivers in sheltering institutions for children and elderly people. The contributions of this research emphasize the necessity of professional background and regular capacitation, preferentially considering an educational approach which problematizes the difficulties faced on the everyday journey of work, therefore allowing critical thinking and dialogical attitudes in the construction of joint actions to respond to the real needs of foster mothers, without dissociating theory from practice in childcare. Besides the importance of professional background, it is also expected that the research contribute to creating public policies in order to assure continued education and training for these professionals, making it possible the improvement in the lives of those who care and those who are taken care of.124 f. : il., tabs. ; 30 cm.application/pdfDisponível em formato digitalTesesEducaçãoMães - Serviço SocialLares coletivos para criançasDimensões psicossociais das práticas de cuidado : um olhar das mães sociais de casas laresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ANA MARIA SILVELLO PEREIRA.pdfapplication/pdf995272https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33465/1/R%20-%20D%20-%20ANA%20MARIA%20SILVELLO%20PEREIRA.pdf9dac2b826d1c79c93c13a8a68b738fadMD51open accessTEXTR - D - ANA MARIA SILVELLO PEREIRA.pdf.txtExtracted Texttext/plain256897https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33465/2/R%20-%20D%20-%20ANA%20MARIA%20SILVELLO%20PEREIRA.pdf.txt35e260779d7bf0a5efc87a4bd12c0417MD52open accessTHUMBNAILR - D - ANA MARIA SILVELLO PEREIRA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1285https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33465/3/R%20-%20D%20-%20ANA%20MARIA%20SILVELLO%20PEREIRA.pdf.jpg6b844028b89bb82d8e40f0776351429eMD53open access1884/334652022-08-31 15:33:40.068open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/33465Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-31T18:33:40Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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