A educação da gestante como medida de prevenção da excepcionalidade infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1991 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/68343 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Lauro da Silva Becker |
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Weiss, Gilda Moreira, 1939-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoBecker, Lauro da SilvaBolsanello, Maria Augusta2022-11-11T15:46:25Z2022-11-11T15:46:25Z1991https://hdl.handle.net/1884/68343Orientador: Prof. Dr. Lauro da Silva BeckerCoorientadora: Profa. Mestra Gilda Moreira WeissDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 122-139Área de Concentração: Recursos Humanos e Educação PermanenteResumo: A presente pesquisa tem por objetivo estudar as principais causas da excepcionalidade infantil, decorrentes do período gestacional e identificar os fatores psicossociais que as motivam precisando as medidas educacionais necessárias à sua prevenção. Entretanto, devido a complexidade do tema, a pesquisa apresenta limitações provenientes de sua própria natureza. Os pressupostos que sustentaram a pesquisa foram: a) a gestante não possui informações suficientes que lhe permitam estabelecer uma associação entre cuidados durante a gestação e prevenção da excepcionalidade infantil; b) a gestante não possui informações suficientes que lhe permitam estabelecer uma associação entre frequência ao pré-natal e prevenção da excepcionalidade infantil; c) a gestante necessita de um espaço, dentro do atendimento pré-natal, onde possa receber a informação e a orientação de que precisa para evitar a morte ou a excepcionalidade infantis e onde possa expor suas dúvidas e ansiedades decorrentes do período gestacional; d) o atendimento pré-natal é condição necessária para prevenir a excepcionalidade infantil. Desta forma, o pré-natal, além do atendimento médico, deve propiciar à gestante, um atendimento psicoeducacional, desencadeando-se num processo de formação de Recursos Humanos e Educação Permanente. A revisão da literatura foi efetuada a partir de um estudo sistemático, dentro do qual foram destacados os seguintes pontos: a) aspectos bio-fisiológicos e psicossociais da gravidez, relacionados com a etiologia da excepcionalidade? b) aspectos relacionados à assistência pré-natal inadequada e sua relação com a excepcionalidade infantil? c) a assistência pré-natal como processo de educação permanente e formação de recursos humanos na prevenção da excepcionalidade infantil. Foram entrevistadas 50 parturientes, no Hospital Victor do Amaral, em Curitiba. A confrontação dos dados obtidos evidenciou que, apesar do grupo estudado pertencer a nível socioeconômico baixo, encontrou-se dentro dos padrões considerados ideais para a reprodução e para a frequência ao pré-natal. A maioria das entrevistadas entende que fatores como frequência ao pré-natal, complicações, doenças e vícios (fumo, álcool e drogas) na gestação, atingem a saúde do recém-nascido, contudo não são capazes de lhe causar excepcionalidade. As parturientes demonstraram predomínio de crenças culturais e deficiência educativa em relação à etiologia de ura bebê excepcional, apesar de possuírem níveis de escolaridade. Por outro lado, a maioria do grupo estudado apontou as deficiências educacionais da assistência pré-natal, e tentando superá-las, buscou informações e orientações para suas dúvidas e incertezas junto a parentes e amigas. Concluiu-se que a assistência pré-natal pode e deve constituir-se num espaço de educação permanente e formação de recursos humanos, com impacto altamente positivo na promoção da saúde materno-infantil e prevenção da excepcionalidade Para tanto, sugeriu-se a mobilização dos órgãos governamentais, dos profissionais envolvidos na área e da Universidade, no compromisso com as necessidades e aspirações da mulher gestante, no respeito aos princípios da igualdade e da justiça social.Résumé: L'investigation ici présentée, a pour objectif l'étude des causes les plus importantes de l'exceptionnalité infantile, par rapport à la phase gestationelle, l'identification des facteurs psychosociaux qui les causent et les précautions nécessaires à leur prévention. Toutefois,le sujet en question présente des limitations qui résulte de sa propre complexité. Les présuppositions de notre travail sont: a) la femme enceinte n'a pas assez d'informations pour qu'elle puisse associer les soins inhérents à sa grossesse à la prévention de l'except i onnal i té infantile b) l'enceinte n'a assez d'informations pour qu'elle puisse associer la fréquence au service pré-natal à la prévention de l 'except ionnal i té infantile c) l'enceinte a besoin d'un espace défini dans les services pré-natals pour qu'elle soit informée et orientée sur ce qu'elle aura à faire pour parer la mort ou l'excepcionnalité de son enfant coneu et aussi pour qu'on lui donne la chance d'exposer ses incertitudes malaises et inquiétudes qui résultent de la période gestationnelle d)les services pré-natals sont la condition nécessaire pour prémunir l'exceptionnalité infantile. De cette façon, le pré-natal , outre la consultation médicale, doit procurer à l'enceinte un accuei llement psycho-éducationel qui aboutira à la formation de' ressources humaines et d'éducation permanente. La révision de la littérature a été faite à partir d'une étude systématique, ressortis les points suivants: a) les aspects bio-physiologiques et psycho-sociaux de la grossesse, par rapport à l'étiologie de l'exceptionnalité biles aspects par rapport aux soins pré-natals inadéquats et I 'exceptionnalité. c) les soins pré-natals comme un procédé d'éducation permanente et formation de ressources humaines pour prévenir l'exceptionnalité infantile. Un total de cinquante accouchées à l'Hôpital Victor do Amaral, à Curitiba, Paraná, Brésil, ont été entrevues. La confrontation des résultats obtenus montre que, malgré le bas ni vau socio-économique du groupe, on doit l ' insérer parmi les modèles idéaux, pour la reproduction et l 'affluence au pré-natal. La plupart des accouchées sont d'avis que les complications, les maladies, les drogues (tabac, álcool, toxiques) qui, pendant la grossesse, touchent la santé du nouveau-né, ne sont pas la cause d'excepti onnal i tés. Le groupe témoigne de croyances culturelles et de certaines déficiences éducat i onelles, par rapport à l'étiologie d'un bébé exceptionnel, malgré son niveau intellectuel .Cependant, la plupart des accouchées ont signalé les déficiences éducationelles des services pré-natals et ont cherchés à les supplanter en se procurant des informations et des orientations pour leurs indécisions chez leurs parents et amis. On conclut que le service pré-natal peut et doit établir un espace pour l'éducation permanente et la formation de ressources humaines, en assurant des résultats hautement positifs vis-à-vis de la santé materno-infant i le et de la prévention de l'éxceptionnalité. A ce propos, on suggère la mobilisation des bureaux gouvernementaux, des professionnels concernés et de l 'Université, pour qu'on s'occupe des besoins et des aspirations de la femme enceinte, en exerçant les principes d'égalité et de justice social.xi, 139 f. : il., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalGrávidas - EducaçãoAssistencia pre-natalGravidez - Complicações e sequelasPsicologiaCuidado pre natalGravidez - PsicologiaEducaçãoA educação da gestante como medida de prevenção da excepcionalidade infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - MARIA AUGUSTA BOLSANELLO.pdfapplication/pdf8146211https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68343/1/D%20-%20MARIA%20AUGUSTA%20BOLSANELLO.pdf754dd2110751740e9c0bdd87afcb125fMD51open access1884/683432022-11-11 12:46:26.023open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/68343Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-11-11T15:46:26Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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