A prática da colaboração para criação de skins em mobas para mobile games : um estudo sobre os efeiros da percepção do uso de cobranding no apego e imersão mediados pela motivação hedônica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Victor Matheus Batista
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/83427
Resumo: Orientador: Prof. Dr. José Carlos Korelo
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spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoKorelo, José Carlos, 1978-Nascimento, Victor Matheus Batista2023-09-19T18:50:37Z2023-09-19T18:50:37Z2023https://hdl.handle.net/1884/83427Orientador: Prof. Dr. José Carlos KoreloDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa : Curitiba, 07/03/2023Inclui referências: p. 54-59Área de concentração: Estratégia de Marketing e Comportamento do ConsumidorResumo: O presente projeto tem como objetivo verificar os efeitos da utilização do cobranding na imersão e no apego de jogadores de jogos MOBA (Massive Online Battle Arena) para dispositivos móveis - mobile games, e analisar se a motivação hedônica medeia a relação entre eles. Com base na literatura de cobranding, o estudo investigará a colaboração entre jogos MOBA para mobile games e personagens de outras franquias na criação de skins para os personagens do jogo. Para realizar essa investigação, o estudo conta com a aplicação de questionário e utilização do método levantamento com o objetivo de testar as quatro hipóteses apresentadas nessa pesquisa. A primeira hipótese testará se a prática do cobranding na criação de skins gera efeitos positivos na imersão dos jogadores; a segunda hipótese testará se a prática do cobranding na criação de skins gera efeitos positivos no apego dos jogadores ao jogo; e a terceira hipótese testará se as relações das duas primeiras hipóteses ocorrem tendo a motivação hedônica como variável mediadora da relação. Para analisar os dados coletados foi utilizada a modelagem de equação estrutural com base no mínimos quadrados parciais - PLS-SEM. Os resultados dessa pesquisa apresentam relações diretas entre as variáveis percepção do uso de cobranding com o afeto e a imersão dos jogadores, além de apresentar uma relação de mediação parcial complementar da motivação hedônica nas relações propostas, contribuindo com a geração de insights ao arcabouço teórico referente ao cobranding, imersão, apego e motivação hedônica, e também na geração de percepções que contribuem para o aprimoramento das práticas gerenciais voltadas para o cenário do Mobile Games.Abstract: This project aims to verify the effects of using cobranding on the immersion and attachment of MOBA (Massive Online Battle Arena) game players for mobile devices - mobile games, and to analyze whether hedonic motivation mediates the relationship between them. Based on the cobranding literature, the study will investigate the collaboration between MOBA games for mobile games and characters from other franchises in the creation of skins for the game characters. To carry out this investigation, the study relies on the application of a questionnaire and the use of the survey method in order to test the four hypotheses presented in this research. The first hypothesis will test whether the practice of cobranding in skin creation generates positive effects on players' immersion; the second hypothesis will test whether the practice of cobranding in the creation of skins generates positive effects on the players' attachment to the game; and the third hypothesis will test whether the relationships of the first two hypotheses occur with hedonic motivation as the mediating variable of the relationship. To analyze the collected data, structural equation modeling based on partial least squares - PLSSEM was used. The results of this research show direct relationships between the variables perception of the use of cobranding with the affection and immersion of the players, in addition to presenting a complementary partial mediation relationship of hedonic motivation in the proposed relationships, contributing to the generation of insights to the theoretical framework regarding to cobranding, immersion, attachment and hedonic motivation, and also in the generation of perceptions that contribute to the improvement of management practices focused on the Mobile Games scenario.1 recurso online : PDF.application/pdfEmoçoes e cogniçaoJogos eletronicosComportamento do consumidorAdministraçãoA prática da colaboração para criação de skins em mobas para mobile games : um estudo sobre os efeiros da percepção do uso de cobranding no apego e imersão mediados pela motivação hedônicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - VICTOR MATHEUS BATISTA NASCIMENTO SEDOVIM.pdfapplication/pdf2686293https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/83427/1/R%20-%20D%20-%20VICTOR%20MATHEUS%20BATISTA%20NASCIMENTO%20SEDOVIM.pdf42f8976582e0e26223deebac813f87a1MD51open access1884/834272023-09-19 15:50:37.61open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/83427Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-09-19T18:50:37Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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