População em situação de rua e teoria crítica de Theodor Adorno na educação : algumas interlocuções
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/56396 |
Resumo: | Orientador : Délcio Junkes |
id |
UFPR_0ba1d07bcdc78d07532eb3fdfb17e233 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/56396 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Vargas, Aline Cristina AraujoUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Filosofia da EducaçãoJunkes, Delcio2019-11-11T20:51:44Z2019-11-11T20:51:44Z2017https://hdl.handle.net/1884/56396Orientador : Délcio JunkesMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Filosofia da EducaçãoInclui referênciasResumo: A miséria humana, ainda que condição recorrente nos diferentes momentos da história, amplia-se na contemporaneidade diante da crescente desigualdade social que alimenta o modelo capitalista instituído, necessário para a perpetuação do capital em detrimento das relações humanas. As pessoas em situação de rua, que têm seu número ampliado nesse contexto, refletem a miséria material e social na qual vivemos. O manejo utilizado pela sociedade com tal público se mostra repleto de preconceito e violência. Estas pessoas têm sua humanidade negada e são alvos preferenciais de diferentes barbáries. Talvez, simplesmente, por se negarem a perpetuar a estética imposta pela "indústria cultural". Termo este, cunhado por Theodor Adorno em 1947, que descreve a ideologia cultural produzida e imposta pelo modo de produção capitalista. Este trabalho pretende investigar essa hipótese, bem como estabelecer algumas relações entre a condição de rua e a educação, e a teoria crítica de T. Adorno e a importância do pensamento crítico.Abstract: Human misery, although a recurring condition through the different moments of history, widens before the contemporary face of an increasing social inequality that nourishes the instituted capitalist model, one that is necessary for the perpetuation of capital at the expense of human relations. The street people, whose numbers have been magnified in this context, are a reflection of the material and social misery in which we live in. The treatment of this public by society is filled with prejudice and violence. They have their humanity denied and are the preferred targets of many atrocities. Perhaps simply because of their refusal to perpetuate the aesthetics imposed by the "cultural industry". This term, coined by Theodor Adorno in 1947, describes the cultural ideology that’s produced and imposed by the capitalist mode of production. This work intends to investigate this hypothesis, as well as to establish some relations between the street condition and education, the critical theory of T. Adorno and the importance of critical thinking.34 f.application/pdfEducação - FilosofiaPessoas desabrigadasPopulação em situação de rua e teoria crítica de Theodor Adorno na educação : algumas interlocuçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - ALINE CRISTINA ARAUJO VARGAS.pdfapplication/pdf308392https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/56396/1/R%20-%20E%20-%20ALINE%20CRISTINA%20ARAUJO%20VARGAS.pdf60e42f243256b3e4bc32b3106959ad05MD51open access1884/563962019-11-11 17:51:44.588open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/56396Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-11-11T20:51:44Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
População em situação de rua e teoria crítica de Theodor Adorno na educação : algumas interlocuções |
title |
População em situação de rua e teoria crítica de Theodor Adorno na educação : algumas interlocuções |
spellingShingle |
População em situação de rua e teoria crítica de Theodor Adorno na educação : algumas interlocuções Vargas, Aline Cristina Araujo Educação - Filosofia Pessoas desabrigadas |
title_short |
População em situação de rua e teoria crítica de Theodor Adorno na educação : algumas interlocuções |
title_full |
População em situação de rua e teoria crítica de Theodor Adorno na educação : algumas interlocuções |
title_fullStr |
População em situação de rua e teoria crítica de Theodor Adorno na educação : algumas interlocuções |
title_full_unstemmed |
População em situação de rua e teoria crítica de Theodor Adorno na educação : algumas interlocuções |
title_sort |
População em situação de rua e teoria crítica de Theodor Adorno na educação : algumas interlocuções |
author |
Vargas, Aline Cristina Araujo |
author_facet |
Vargas, Aline Cristina Araujo |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Filosofia da Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vargas, Aline Cristina Araujo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Junkes, Delcio |
contributor_str_mv |
Junkes, Delcio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação - Filosofia Pessoas desabrigadas |
topic |
Educação - Filosofia Pessoas desabrigadas |
description |
Orientador : Délcio Junkes |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-11-11T20:51:44Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-11-11T20:51:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/56396 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/56396 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
34 f. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/56396/1/R%20-%20E%20-%20ALINE%20CRISTINA%20ARAUJO%20VARGAS.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
60e42f243256b3e4bc32b3106959ad05 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860472607080448 |