Movimentos de um projeto político pedagógico na busca da formação emancipatória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Ramon
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/58150
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Maurício Cesar Vitória Fagundes
id UFPR_0d12a93a460266c2b3b4497138fbd22b
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/58150
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Martins, RamonUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de EnsinoFagundes, Maurício Cesar Vitória2019-05-28T16:02:07Z2019-05-28T16:02:07Z2018https://hdl.handle.net/1884/58150Orientador: Prof. Dr. Maurício Cesar Vitória FagundesDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática do Ensino. Defesa : Curitiba, 31/08/2018Inclui referências: p.112-118Resumo: O presente trabalho tem como objetivo perscrutar os movimentos emancipatórios do Projeto Pedagógico de Curso de Ensino Médio Integrado à Biotecnologia do Campus Jaguariaíva do Instituto Federal do Paraná. Tal proposta nasceu a partir de indagações sobre o projeto, sua construção, aplicação e alguns resultados após sua execução. Para analisar o texto do projeto, levantou-­se o referencial usado para a construção do documento e realizou-­se uma análise que identificou os autores e diretrizes aos quais se apoiou a construção do documento. Após executou-­se entrevistas, as quais foram divididas em três categorias: os proponentes do projeto, os aplicadores do projeto e os educandos envolvidos nesta aplicação. Entrevistas semiestruturadas foram realizadas, as respostas transcritas em plataforma digital e selecionadas a partir das categorias criadas. A fim de analisar os aspectos que coadunam com uma educação emancipadora, estes conceitos foram retirados a partir da literatura de Paulo Freire. Os resultados alcançados mostraram que a construção do projeto orientou-­se dentre várias teorias, a Complexidade;? os documentos que orientaram a construção foram seguidos no que se referem a formação politécnica e omnilateral;? a formação curricular apresenta a construção por dimensões formativas e temas geradores;? a Pedagogia por Projetos como execução do projeto em uma abordagem multirreferencial dos temas;? a teoria freireana está na base de construção do projeto e aspectos sobre a dialogicidade da educação e educação bancária foram encontrados no PPC e nas falas do corpo discente e docente. Palavras-­chave: Emancipação. Autonomia. Projeto Pedagógico de Curso. Pedagogia por Projetos. Multirreferencialidade.Abstract: The present work has as objective to examine the emancipatory movements of the Pedagogical Project of High School Course Integrated to the Biotechnology of Campus Jaguariaíva of the Federal Institute of Paraná. This proposal was born from inquiries about the project, its construction, application and some results after its execution. In order to analyze the text of the project, the reference used for the construction of the document was raised and an analysis was carried out that identified the authors and guidelines that supported the construction of the document Interviews were carried out, which were divided into three categories: project proponents, project applicators and students involved in this application. Semi-­structured interviews were conducted, responses transcribed on a digital platform and selected from the categories created. In order to analyze the aspects that are in line with an emancipatory education, these concepts were drawn from the literature of Paulo Freire. The results showed that the construction of the project was guided by several theories, as example, Complexity theory;? the documents that guided the construction were followed in what refers to the polytechnical and omnilateral formation;? curricular formation presents the construction by formative dimensions and generating themes;? Pedagogy by Projects as project execution in a multi-­referential approach of the themes;? the Freirean theory is based on the construction of the project and aspects about the dialogue of education and banking education were found in the PPC and in the speeches of the student body and teacher. Keywords: Emancipation. Autonomy. Pedagogical Course Project. Pedagogy by Projects. Multireferentiality.124 p.application/pdfEnsino médio - Projeto PedagógicoEducaçãoEmancipaçãoAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãoMovimentos de um projeto político pedagógico na busca da formação emancipatóriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - RAMON MARTINS.pdfapplication/pdf1381596https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58150/1/R%20-%20D%20-%20RAMON%20MARTINS.pdf5d39be3980bb20169aa19d9f0de08330MD51open access1884/581502019-05-28 13:02:07.995open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/58150Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-05-28T16:02:07Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Movimentos de um projeto político pedagógico na busca da formação emancipatória
title Movimentos de um projeto político pedagógico na busca da formação emancipatória
spellingShingle Movimentos de um projeto político pedagógico na busca da formação emancipatória
Martins, Ramon
Ensino médio - Projeto Pedagógico
Educação
Emancipação
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
title_short Movimentos de um projeto político pedagógico na busca da formação emancipatória
title_full Movimentos de um projeto político pedagógico na busca da formação emancipatória
title_fullStr Movimentos de um projeto político pedagógico na busca da formação emancipatória
title_full_unstemmed Movimentos de um projeto político pedagógico na busca da formação emancipatória
title_sort Movimentos de um projeto político pedagógico na busca da formação emancipatória
author Martins, Ramon
author_facet Martins, Ramon
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Ramon
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fagundes, Maurício Cesar Vitória
contributor_str_mv Fagundes, Maurício Cesar Vitória
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio - Projeto Pedagógico
Educação
Emancipação
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
topic Ensino médio - Projeto Pedagógico
Educação
Emancipação
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
description Orientador: Prof. Dr. Maurício Cesar Vitória Fagundes
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-28T16:02:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-05-28T16:02:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/58150
url https://hdl.handle.net/1884/58150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 124 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58150/1/R%20-%20D%20-%20RAMON%20MARTINS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5d39be3980bb20169aa19d9f0de08330
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860425455763456