Educações composteiras : derivas por entre plantas, alinhavos, frestas e aprendizagens
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/87842 |
Resumo: | Orientador: Profa. Dra. Kátia Maria Kasper |
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Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaKasper, Katia Maria, 1959-Tóffoli, Gabriela de Sousa2024-05-06T18:45:29Z2024-05-06T18:45:29Z2023https://hdl.handle.net/1884/87842Orientador: Profa. Dra. Kátia Maria KasperTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Defesa : Curitiba, 13/12/2023Inclui referênciasResumo: Esta pesquisa se interessa pelas múltiplas aprendizagens que acontecem no encontro com as plantas. Aliada a uma concepção de ciência e educação que se entende como linhas de redes complexas de interações entre humanos e não-humanos, deshierarquizando existências, produzindo efeitos que se fazem e desfazem no encontro com um outro. Aprendizagens que passam pelo corpo, um corpo aberto às contaminações entre seres, também em metamorfose, capaz de encontros radicais com a alteridade. Como metodologia, esta pesquisa escolhe a cartografia, prevendo o entendimento do método como aquilo que nos faz perceber nossa potência de conhecer. Pensar, desenhar e criar outros mapas - os que possam ser capazes de dizer dos afetos, de desenhar outros modos do pensamento. Na cartografia, interessam os territórios subjetivos, culturais, sociais, implicando intimamente a pesquisadora, visto que não há uma cisão determinada entre sujeito e objeto, não se apoia em dualismos e separações. E o devir que nos chama a olhar e a olhar e olhar novamente até que seja possível perceber variações do que já é sabido. Não se trata de representar os processos vivenciados nesta pesquisa, mas acompanhá-los, desenhar os possíveis enquanto os possíveis se apresentam, ao mesmo tempo, no durante. Palavras que surgem do gesto mais comum e criam uma língua capaz de dizer das linhas visíveis e invisíveis que compõem este mapa. Esta tese cria, com os efeitos dos encontros com as plantas, uma escrita-palavra-imagem-costura-colagem que pretende acolher multiplicidades existenciais, provocar o olhar para o entorno, para os diversos seres que rondam, em coexistência. Por meio de procedimentos ligados às manualidades, aos tecidos, às caminhadas à deriva, às cartas, às cenas, à compostagem esta pesquisa contribui para a invenção de outras línguas, gaguejantes - um desejo humus, alimento para tudo que vive e morre - p r o p o n d o educações composteiras, capazes de criar vida e diferença com o que termina, ser canal para as manifestações diversas do mundo. Uma pesquisa que se entende, também, compostável, uma mistura de muitos, capaz de decompor e compor outras maneiras de aprender.Abstract: This research is interested in the multiple learnings that occur in encounters with plants. Allied with a conception of science and education that understands itself as complex networks of interactions between humans and non-humans, dehierarchizing existences, producing effects that are made and unmade in encounters with another. Learnings that involve the body, a body open to contaminations between beings, also in metamorphosis, capable of radical encounters with otherness. As methodology, this research chooses cartography, foreseeing the understanding of the method as that which allows us to perceive our power to know. To think, draw, and create other maps - those that can express affect, draw other modes of thought. In cartography, subjective, cultural, and social territories are of interest, intimately implicating the researcher, since there is no determined division between subject and object, not relying on dualisms and separations. It is the becoming that calls us to look and look and look again until it is possible to perceive variations of what is already known. It is not about representing the processes experienced in this research, but accompanying them, drawing the possibilities as they present themselves, at the same time, in the during. Words that emerge from the most common gesture and create a language capable of expressing the visible and invisible lines that compose this map. This thesis creates, with the effects of encounters with plants, a writing-word-image-sewing-collage that aims to embrace existential multiplicities, provoke a gaze towards the surroundings, towards the various beings that roam, in coexistence. Through procedures linked to handiwork, fabrics, drift walks, letters, scenes, composting, this research contributes to the invention of other languages, stuttering - a humus desire, nourishment for all that lives and dies - proposing composting educations, capable of creating life and difference with what ends, being a channel for the diverse manifestations of the world. A research that also understands itself as compostable, a mixture of many, capable of decomposing and composing other ways of learning.Resumén:1 recurso online : PDF.application/pdfCartografiaCompostagemAprendizagem - MatemáticaMatemáticaEducações composteiras : derivas por entre plantas, alinhavos, frestas e aprendizagensinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - GABRIELA DE SOUSA TOFFOLI.pdfapplication/pdf103202578https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/87842/1/R%20-%20T%20-%20GABRIELA%20DE%20SOUSA%20TOFFOLI.pdf0e85854b3ac65f0f849a04804bc95895MD51open access1884/878422024-05-06 15:45:29.349open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/87842Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-05-06T18:45:29Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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