A educomunicação e a atuação do jornalista : um estudo sobre o projeto televisando

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Horn, Aline Tainá Amaral
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/42841
Resumo: Orientadora: Profª. Drª. Rosa Maria Cardoso Dalla Costa
id UFPR_0de370b1733895022371438761440191
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/42841
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Horn, Aline Tainá AmaralUniversidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em ComunicaçãoDalla Costa, Rosa Maria Cardoso2018-03-14T17:03:30Z2018-03-14T17:03:30Z2016http://hdl.handle.net/1884/42841Orientadora: Profª. Drª. Rosa Maria Cardoso Dalla CostaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa: Curitiba, 21/03/2016Inclui referências : f. 197-203Resumo: Pesquisa que investiga de que forma o jornalista incorpora à sua realidade profissional a proposta do Televisando - projeto de comunicação e educação desenvolvido pela emissora RPC TV e Instituto GRPCom em parceria com Secretarias Municipais da Educação e Instituições de Ensino Superior - que propõe a produção de reportagens especiais com a finalidade de estimular a produção de atividades em sala de aula nas escolas municipais do Paraná. Discute-se o paralelo que se estabelece entre ações educomunicativas e as práticas jornalísticas, frente aos desafios do dia a dia de trabalho do jornalista, como o tempo restrito para produção de conteúdo, adequação às novas tecnologias e metas institucionais. A pesquisa parte da seguinte questão-chave: Tendo em vista a necessária aproximação dos campos da Comunicação e Educação, como se configura a atuação do jornalista em um projeto de comunicação e educação? O referencial teórico principal baliza-se na área de intervenção produção midiática, conceito proposto por Soares (2014) que abarca programas produzidos pelas mídias a partir do parâmetro educomunicativo. Os fundamentos da Educomunicação, jornalismo e televisão são discorridos a partir dos seguintes autores: Soares (2011; 2014), Citelli (2011), Baccega (2009), Fígaro (2013), Marcondes Filho (2001), Ferrés (1996) e Martín-Barbero (2014). Os instrumentos metodológicos utilizados, formulários e entrevistas, foram aplicados a jornalistas e editores-chefes das sedes da RPC TV e as informações coletadas foram sistematizadas seguindo os princípios da pesquisa qualitativa e quantitativa dos autores Alves-Mazzotti e Gewandsznajder (1999) e Santos (2009). A análise das reportagens a partir de Bardin (1977) considerou o referencial proposto por Hernandes (2006) e Soares (2011). Entre os principais resultados, apesar da experiência de trabalho no projeto estar relacionada a "novas experiências" e a "aproximação com a escola", o jornalista não é visto como um mediador de ações educomunicativas. O termo jornalista-educomunicador, idealizado na pesquisa, visa ressaltar o compromisso desse profissional como agente transformador no processo de aprendizagem e formação dos sujeitos. A partir da compreensão que o engajamento do jornalista na escola em muito depende da iniciativa das próprias corporações, propôs-se ações de intervenção que possam ser incorporadas à realidade de trabalho desse profissional, a fim de atenuar a dicotomia entre a comunicação e educação latente na atuação do jornalista.Abstract: Research that aimed to investigate the way the journalist works with Televisando - communication and education project developed by RPC TV and GRPCom Institute in partnership with Municipal Departments of Education and Higher Education Institutions - proposing the production of special reports in order to stimulate production activities by students of municipal schools of Paraná. It discusses the parallel established between educommunication actions and journalistic practices, considering the challenges of the journalist's work as restricted time for content production, adaptation to the new technologies, institutional goals etc. The research part of the following key question: Given the necessary approximation of fields of Communication and Education, how it sets the action of the journalist in a communication and education project? The main theoretical goal in the area of intervention media production concept proposed by Soares (2014) includes programs produced by the media from educommunication parameter. The theory of Educommunication, journalism and television consider the following authors: Soares (2011; 2014), Citelli (2011), Baccega (2009), Figaro (2013), Marcondes Filho (2001), Ferrés (1996) and Martin-Barbero (2014). The methodological tools used, forms and interviews were applied to journalists and editors of RPC TV and the information collected was codified following the principles of qualitative and quantitative research of the authors Alves-Mazzotti and Gewandsznajder (1999) and Santos (2009). The analysis of reports based in Bardin (1977), considered the theory proposed by Hernandes (2006) and Soares (2011). The results indicate that despite the experience of working on the project be related to "new experiences" and "approach to school", the journalist is not considered an educommunication mediator. The term journalist-educommunicator, designed in the research, aims to highlight the commitment of this professional as an agent responsible for educating people.The investigation proposed intervention actions that can be incorporated into the working reality in order to attenuate the dichotomy between communication and education that still latent in the professional performance of journalist.227 f. : il. algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalComunicaçãoComunicação na educaçãoIdentidade culturalProgramas de televisão - Estudos de casoA educomunicação e a atuação do jornalista : um estudo sobre o projeto televisandoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ALINE TAINA AMARAL HORN.pdfapplication/pdf2874045https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/42841/1/R%20-%20D%20-%20ALINE%20TAINA%20AMARAL%20HORN.pdf603e750975d07f2e5f6253591df5932aMD51open accessTEXTR - D - ALINE TAINA AMARAL HORN.pdf.txtExtracted Texttext/plain475976https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/42841/2/R%20-%20D%20-%20ALINE%20TAINA%20AMARAL%20HORN.pdf.txtb655ce17bbc83c11e03d081f7a81cee0MD52open accessTHUMBNAILR - D - ALINE TAINA AMARAL HORN.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1278https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/42841/3/R%20-%20D%20-%20ALINE%20TAINA%20AMARAL%20HORN.pdf.jpgfa4ff3f1ef30ba7b897d1572b672f1b7MD53open access1884/428412018-03-14 14:03:30.751open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/42841Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082018-03-14T17:03:30Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A educomunicação e a atuação do jornalista : um estudo sobre o projeto televisando
title A educomunicação e a atuação do jornalista : um estudo sobre o projeto televisando
spellingShingle A educomunicação e a atuação do jornalista : um estudo sobre o projeto televisando
Horn, Aline Tainá Amaral
Comunicação
Comunicação na educação
Identidade cultural
Programas de televisão - Estudos de caso
title_short A educomunicação e a atuação do jornalista : um estudo sobre o projeto televisando
title_full A educomunicação e a atuação do jornalista : um estudo sobre o projeto televisando
title_fullStr A educomunicação e a atuação do jornalista : um estudo sobre o projeto televisando
title_full_unstemmed A educomunicação e a atuação do jornalista : um estudo sobre o projeto televisando
title_sort A educomunicação e a atuação do jornalista : um estudo sobre o projeto televisando
author Horn, Aline Tainá Amaral
author_facet Horn, Aline Tainá Amaral
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicação
dc.contributor.author.fl_str_mv Horn, Aline Tainá Amaral
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dalla Costa, Rosa Maria Cardoso
contributor_str_mv Dalla Costa, Rosa Maria Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Comunicação na educação
Identidade cultural
Programas de televisão - Estudos de caso
topic Comunicação
Comunicação na educação
Identidade cultural
Programas de televisão - Estudos de caso
description Orientadora: Profª. Drª. Rosa Maria Cardoso Dalla Costa
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-03-14T17:03:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-03-14T17:03:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/42841
url http://hdl.handle.net/1884/42841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 227 f. : il. algumas color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/42841/1/R%20-%20D%20-%20ALINE%20TAINA%20AMARAL%20HORN.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/42841/2/R%20-%20D%20-%20ALINE%20TAINA%20AMARAL%20HORN.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/42841/3/R%20-%20D%20-%20ALINE%20TAINA%20AMARAL%20HORN.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 603e750975d07f2e5f6253591df5932a
b655ce17bbc83c11e03d081f7a81cee0
fa4ff3f1ef30ba7b897d1572b672f1b7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860494150074368