A criação e a gestão do conhecimento : o caso de uma clínica-escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Valéria Khristina Fregadolli
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/55370
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Juliana De Conto
id UFPR_0eb0ac8f0c2d18605b450949087da6f0
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/55370
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Ferreira, Valéria Khristina FregadolliDe Conto, JulianaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação2018-05-15T19:46:42Z2018-05-15T19:46:42Z2018http://hdl.handle.net/1884/55370Orientadora: Profa. Dra. Juliana De ContoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação. Defesa : Curitiba, 23/02/2018Inclui referências: p.89-93Área de concentração: Informação, Conhecimento e EstratégiaResumo: Estudos nacionais e internacionais propagam os benefícios do compartilhamento do conhecimento tácito por meio de interações sociais heterogêneas e multidisciplinares. Neste cenário, métodos e estímulos de gestão de conhecimento e de tecnologias ganham cada vez mais atenção nas pesquisas científicas e nas práticas que ocorrem nas instituições de ensino superior. A existência de um ambiente criativo (Ba) depende de contextos físico, social e cultural onde haja valores essenciais de aprendizagem como o fomento à parceria intelectual entre os alunos, a adoção de uma postura de coletividade, a capacitação e o estimulo aos professores para estabelecer uma comunidade de aprendizes entre si. Esta dissertação se propôs a analisar as práticas de gestão de conhecimento que colaboram com a criação do conhecimento em uma clínica-escola de uma universidade pública, por meios exploratórios, de natureza aplicada, na forma de pesquisa com ênfase qualitativa, cujos procedimentos adotados foram de um estudo de caso único. Como resultado as práticas percebidas na unidade de análise incluem: serviços à comunidade, orientação do professor, cooperação e ajuda dos colegas, conversas presenciais, seminários, fóruns e congressos, parceria com outros cursos, ambiente colaborativos, espaços colaborativos, apresentações de estudos de casos, compartilhamento de bases de dados, sistema de boletins informativos, gestão de conteúdo e videoconferência online. A proximidade entre aluno e professor, em salas pequenas, com poucos participantes, sentados em círculo, frente a frente uns com os outros, com a hierarquia abrandada e os diálogos livres e abertos foi a prática que obteve o maior índice de aprovação entre os participantes. Os resultados obtidos reforçam as proposições teóricas encontradas na literatura sobre as interações sociais propícias para a criação de conhecimento e os diálogos mutuamente gerados. Os aspectos do ambiente Ba encontrados e melhor percebidos mostram respeito, cuidado e confiança nas relações interpessoais. O conhecimento gerado no trabalho para o objeto de estudo (clínicas-escolas) são sugestões de um melhor aproveitamento do ambiente da instituição de ensino para práticas de comunicação mais inclusivas e promoção dos diálogos e discussões. Somadas ao incentivo para que os indivíduos possam explorar mais as redes sociais e a formação de grupos online para pesquisas em conjunto com novos pesquisadores e outras instituições. Palavras-chave: Criação de conhecimento. Gestão de conhecimento. Estudo de caso único. Clínica-escola.Abstract: National and international studies propagate the benefits of the sharing of tacit knowledge through heterogeneous and multidisciplinary social interactions. In this scenario, methods and stimulus of knowledge management and technologies gain more attention in the scientific research and practices that occur in the academy. The existence of a creative environment (Ba) depends on physical, social and cultural contexts where there are essential values of learning such as fostering the intellectual partnership between students, adopting a collective posture, training and stimulating teachers to establish a community of practices. This thesis aims to analyze the communication process on knowledge management in a clinic-school environment - in a public university-by exploratory means, of an applied nature, in the form of research with qualitative emphasis, whose adopted procedures were of a case study. Results: the practices perceived include community services, teacher guidance, cooperation and the help of colleagues, face-to-face conversations, seminars and forums, the partnership with other courses, collaborative environment, collaborative spaces, case studies presentations, databases sharing, information system, content management and video conferencing. The proximity between student and teacher, in small rooms with few participants, sitting in a circle, face to face with each other, with the hierarchy relaxed and the dialogues free and open was the practice that obtained the highest approval rate among the participants. The results obtained in the work reinforce the theoretical propositions found in the literature on the social interactions conducive to the creation of knowledge and the mutually generated dialogues. The aspects of the Ba environment found and better-perceived shows respect, care, and confidence in interpersonal relationships. The communication in the analysis unit is predominantly face-to-face. Virtual interactions to share scientific knowledge were little perceived. It has been proposed to make better use of the environment through more inclusive communication practices, fostering the exploitation of social networks and communities of online practice for research in conjunction with other institutions. Keywords: Knowledge creation. Knowledge management. Case study. Clinic-school.102 p. : il. (algumas color.), tabs.application/pdfGestão do conhecimento - Estudo de casosCiência, Gestão e Tecnologia da InformaçãoA criação e a gestão do conhecimento : o caso de uma clínica-escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - VALERIA KHRISTINA FREGADOLLI FERREIRA.pdfapplication/pdf3000784https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/55370/1/R%20-%20D%20-%20VALERIA%20KHRISTINA%20FREGADOLLI%20FERREIRA.pdfb7ffa29da9c2b748bf102e5bf5577772MD51open access1884/553702018-05-15 16:46:42.848open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/55370Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082018-05-15T19:46:42Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A criação e a gestão do conhecimento : o caso de uma clínica-escola
title A criação e a gestão do conhecimento : o caso de uma clínica-escola
spellingShingle A criação e a gestão do conhecimento : o caso de uma clínica-escola
Ferreira, Valéria Khristina Fregadolli
Gestão do conhecimento - Estudo de casos
Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação
title_short A criação e a gestão do conhecimento : o caso de uma clínica-escola
title_full A criação e a gestão do conhecimento : o caso de uma clínica-escola
title_fullStr A criação e a gestão do conhecimento : o caso de uma clínica-escola
title_full_unstemmed A criação e a gestão do conhecimento : o caso de uma clínica-escola
title_sort A criação e a gestão do conhecimento : o caso de uma clínica-escola
author Ferreira, Valéria Khristina Fregadolli
author_facet Ferreira, Valéria Khristina Fregadolli
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv De Conto, Juliana
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Valéria Khristina Fregadolli
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do conhecimento - Estudo de casos
Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação
topic Gestão do conhecimento - Estudo de casos
Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação
description Orientadora: Profa. Dra. Juliana De Conto
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-15T19:46:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-05-15T19:46:42Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/55370
url http://hdl.handle.net/1884/55370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 102 p. : il. (algumas color.), tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/55370/1/R%20-%20D%20-%20VALERIA%20KHRISTINA%20FREGADOLLI%20FERREIRA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b7ffa29da9c2b748bf102e5bf5577772
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860854362144768