Ambiente de autoria WEB de apoio ao letramento infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/45025 |
Resumo: | Orientador : Profª. Drª. Laura Sánches Garcia |
id |
UFPR_0eb95f2de6e9f924f9dd408f8f706f7e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/45025 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Müller Junior, BrunoBueno, Juliana, 1980-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em InformáticaSánchez García, Laura, 1957-Haiduski, Alline Souza de Lara2024-02-05T20:07:41Z2024-02-05T20:07:41Z2016https://hdl.handle.net/1884/45025Orientador : Profª. Drª. Laura Sánches GarciaCoorientadores : Prof. Dr. Bruno Müller Junior e Drª. Juliana BuenoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática. Defesa: Curitiba, 22/06/2016Inclui referências : f. 138-147Resumo: No Brasil, a escola forma uma grande quantidade de alunos que consegue decodificar o código alfabético, mas forma poucos que conseguem interpretar um texto de forma completa e detalhada, afetando, assim, a vida social destes alunos. Hoje em dia, além de saber o código alfabético, o indivíduo deve ter domínio pleno das habilidades de leitura e escrita, e ser capaz de utilizá-las nas várias situações do dia a dia. Para isto, a escola deve ir além de alfabetização e chegar ao letramento, pois enquanto o foco da alfabetização é aquisição do código alfabético, o letramento visa o desenvolvimento da capacidade de utilizar a leitura e a escrita nas práticas sociais que envolvem o sistema escrito. Dentro deste contexto, esta dissertação apresenta um ambiente de autoria Web, baseado na metodologia Letramento pela Via Direta, cujo o intuito é auxiliar os professores no processo de letramento de crianças nos anos iniciais de escolarização. Este ambiente apresenta dois perfis de usuário: professor e aluno. O professor pode criar projetos de estudos interdisciplinar esparaserem trabalhados com os alunos na forma impressa e/ou virtual e o aluno pode acessar os materiais e realizar as tarefas disponibilizadas pelo professor. O ambiente foi construído seguindo princípios de usabilidade, posteriormente, foi submetido a avaliação heurística por especialistas em Interação Humano-Computador e ao ensaio de interação realizado por professores da rede municipal de Curitiba. Com os resultados das avaliações do ambiente foram feitas melhorias nos casos deusoena interface. Ademais, os resultados do ensaio de interação apresentaram posicionamentos positivos em relação a aceitação do ambiente por parte dos professores.Abstract: In Brazil, School produces a big amount of students that can decode the alphabetic codebut engenders a few that can actually interpret a text in detail, thus afecting students’social life. Nowadays, besides knowing the alphabetic code, one must master the readingand writing skills, and be able to use in his/her daily life. To do so, schools must gothrough the alphabetization process and achieve literacy, because while the focus ofalphabetization is acquisition of alphabetic code, literacy aims at skill development touse reading and writing in social pratices that involve the writing system. In this context,this Master Thesis presents a Web authoring environment, based on the Literacy throughthe Direct Way metodologhy, whose goal is helping teachears in the literacy process ofchildren in first school years. This environment presents teacher and student profiles.The teacher can create interdisciplinary study projects to work with student in printedand/or electronic means and student can access materials and do tasks made avaliableby the teacher. The environment was built according to usability principles, and thensubmitted to a heuristic evaluation from Human Computer Interaction experts and hadinteraction tests conducted with teachers from Curitiba’s City School Network. Withthese environment evaluation results, improvements on use cases and interface were made,focusing on improving environment’s usability. Moreover, interaction tests have shownpositive acceptance of the environment by the teachers.208 f. : il., algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalCiência da computaçãoInterfaces (Computador)LetramentoInformática na educaçãoAmbiente de autoria WEB de apoio ao letramento infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ALLINE SOUZA DE LARA HAIDUSKI.pdfapplication/pdf8512510https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/45025/1/R%20-%20D%20-%20ALLINE%20SOUZA%20DE%20LARA%20HAIDUSKI.pdf75e25547f3bf83999fe2e9004c89a0aaMD51open accessTEXTR - D - ALLINE SOUZA DE LARA HAIDUSKI.pdf.txtExtracted Texttext/plain336653https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/45025/2/R%20-%20D%20-%20ALLINE%20SOUZA%20DE%20LARA%20HAIDUSKI.pdf.txt3e3ef5292814eff372d1e667654f6e73MD52open accessTHUMBNAILR - D - ALLINE SOUZA DE LARA HAIDUSKI.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1185https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/45025/3/R%20-%20D%20-%20ALLINE%20SOUZA%20DE%20LARA%20HAIDUSKI.pdf.jpg5009f5e844a69ea6035e6b52c239d955MD53open access1884/450252024-02-05 17:07:41.814open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/45025Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-02-05T20:07:41Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ambiente de autoria WEB de apoio ao letramento infantil |
title |
Ambiente de autoria WEB de apoio ao letramento infantil |
spellingShingle |
Ambiente de autoria WEB de apoio ao letramento infantil Haiduski, Alline Souza de Lara Ciência da computação Interfaces (Computador) Letramento Informática na educação |
title_short |
Ambiente de autoria WEB de apoio ao letramento infantil |
title_full |
Ambiente de autoria WEB de apoio ao letramento infantil |
title_fullStr |
Ambiente de autoria WEB de apoio ao letramento infantil |
title_full_unstemmed |
Ambiente de autoria WEB de apoio ao letramento infantil |
title_sort |
Ambiente de autoria WEB de apoio ao letramento infantil |
author |
Haiduski, Alline Souza de Lara |
author_facet |
Haiduski, Alline Souza de Lara |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Müller Junior, Bruno Bueno, Juliana, 1980- Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informática |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sánchez García, Laura, 1957- |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Haiduski, Alline Souza de Lara |
contributor_str_mv |
Sánchez García, Laura, 1957- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência da computação Interfaces (Computador) Letramento Informática na educação |
topic |
Ciência da computação Interfaces (Computador) Letramento Informática na educação |
description |
Orientador : Profª. Drª. Laura Sánches Garcia |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-02-05T20:07:41Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-02-05T20:07:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/45025 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/45025 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
208 f. : il., algumas color. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/45025/1/R%20-%20D%20-%20ALLINE%20SOUZA%20DE%20LARA%20HAIDUSKI.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/45025/2/R%20-%20D%20-%20ALLINE%20SOUZA%20DE%20LARA%20HAIDUSKI.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/45025/3/R%20-%20D%20-%20ALLINE%20SOUZA%20DE%20LARA%20HAIDUSKI.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
75e25547f3bf83999fe2e9004c89a0aa 3e3ef5292814eff372d1e667654f6e73 5009f5e844a69ea6035e6b52c239d955 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860913670651904 |