Ambiente de autoria WEB de apoio ao letramento infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Haiduski, Alline Souza de Lara
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/45025
Resumo: Orientador : Profª. Drª. Laura Sánches Garcia
id UFPR_0eb95f2de6e9f924f9dd408f8f706f7e
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/45025
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Müller Junior, BrunoBueno, Juliana, 1980-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em InformáticaSánchez García, Laura, 1957-Haiduski, Alline Souza de Lara2024-02-05T20:07:41Z2024-02-05T20:07:41Z2016https://hdl.handle.net/1884/45025Orientador : Profª. Drª. Laura Sánches GarciaCoorientadores : Prof. Dr. Bruno Müller Junior e Drª. Juliana BuenoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática. Defesa: Curitiba, 22/06/2016Inclui referências : f. 138-147Resumo: No Brasil, a escola forma uma grande quantidade de alunos que consegue decodificar o código alfabético, mas forma poucos que conseguem interpretar um texto de forma completa e detalhada, afetando, assim, a vida social destes alunos. Hoje em dia, além de saber o código alfabético, o indivíduo deve ter domínio pleno das habilidades de leitura e escrita, e ser capaz de utilizá-las nas várias situações do dia a dia. Para isto, a escola deve ir além de alfabetização e chegar ao letramento, pois enquanto o foco da alfabetização é aquisição do código alfabético, o letramento visa o desenvolvimento da capacidade de utilizar a leitura e a escrita nas práticas sociais que envolvem o sistema escrito. Dentro deste contexto, esta dissertação apresenta um ambiente de autoria Web, baseado na metodologia Letramento pela Via Direta, cujo o intuito é auxiliar os professores no processo de letramento de crianças nos anos iniciais de escolarização. Este ambiente apresenta dois perfis de usuário: professor e aluno. O professor pode criar projetos de estudos interdisciplinar esparaserem trabalhados com os alunos na forma impressa e/ou virtual e o aluno pode acessar os materiais e realizar as tarefas disponibilizadas pelo professor. O ambiente foi construído seguindo princípios de usabilidade, posteriormente, foi submetido a avaliação heurística por especialistas em Interação Humano-Computador e ao ensaio de interação realizado por professores da rede municipal de Curitiba. Com os resultados das avaliações do ambiente foram feitas melhorias nos casos deusoena interface. Ademais, os resultados do ensaio de interação apresentaram posicionamentos positivos em relação a aceitação do ambiente por parte dos professores.Abstract: In Brazil, School produces a big amount of students that can decode the alphabetic codebut engenders a few that can actually interpret a text in detail, thus afecting students’social life. Nowadays, besides knowing the alphabetic code, one must master the readingand writing skills, and be able to use in his/her daily life. To do so, schools must gothrough the alphabetization process and achieve literacy, because while the focus ofalphabetization is acquisition of alphabetic code, literacy aims at skill development touse reading and writing in social pratices that involve the writing system. In this context,this Master Thesis presents a Web authoring environment, based on the Literacy throughthe Direct Way metodologhy, whose goal is helping teachears in the literacy process ofchildren in first school years. This environment presents teacher and student profiles.The teacher can create interdisciplinary study projects to work with student in printedand/or electronic means and student can access materials and do tasks made avaliableby the teacher. The environment was built according to usability principles, and thensubmitted to a heuristic evaluation from Human Computer Interaction experts and hadinteraction tests conducted with teachers from Curitiba’s City School Network. Withthese environment evaluation results, improvements on use cases and interface were made,focusing on improving environment’s usability. Moreover, interaction tests have shownpositive acceptance of the environment by the teachers.208 f. : il., algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalCiência da computaçãoInterfaces (Computador)LetramentoInformática na educaçãoAmbiente de autoria WEB de apoio ao letramento infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ALLINE SOUZA DE LARA HAIDUSKI.pdfapplication/pdf8512510https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/45025/1/R%20-%20D%20-%20ALLINE%20SOUZA%20DE%20LARA%20HAIDUSKI.pdf75e25547f3bf83999fe2e9004c89a0aaMD51open accessTEXTR - D - ALLINE SOUZA DE LARA HAIDUSKI.pdf.txtExtracted Texttext/plain336653https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/45025/2/R%20-%20D%20-%20ALLINE%20SOUZA%20DE%20LARA%20HAIDUSKI.pdf.txt3e3ef5292814eff372d1e667654f6e73MD52open accessTHUMBNAILR - D - ALLINE SOUZA DE LARA HAIDUSKI.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1185https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/45025/3/R%20-%20D%20-%20ALLINE%20SOUZA%20DE%20LARA%20HAIDUSKI.pdf.jpg5009f5e844a69ea6035e6b52c239d955MD53open access1884/450252024-02-05 17:07:41.814open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/45025Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-02-05T20:07:41Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ambiente de autoria WEB de apoio ao letramento infantil
title Ambiente de autoria WEB de apoio ao letramento infantil
spellingShingle Ambiente de autoria WEB de apoio ao letramento infantil
Haiduski, Alline Souza de Lara
Ciência da computação
Interfaces (Computador)
Letramento
Informática na educação
title_short Ambiente de autoria WEB de apoio ao letramento infantil
title_full Ambiente de autoria WEB de apoio ao letramento infantil
title_fullStr Ambiente de autoria WEB de apoio ao letramento infantil
title_full_unstemmed Ambiente de autoria WEB de apoio ao letramento infantil
title_sort Ambiente de autoria WEB de apoio ao letramento infantil
author Haiduski, Alline Souza de Lara
author_facet Haiduski, Alline Souza de Lara
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Müller Junior, Bruno
Bueno, Juliana, 1980-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informática
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sánchez García, Laura, 1957-
dc.contributor.author.fl_str_mv Haiduski, Alline Souza de Lara
contributor_str_mv Sánchez García, Laura, 1957-
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência da computação
Interfaces (Computador)
Letramento
Informática na educação
topic Ciência da computação
Interfaces (Computador)
Letramento
Informática na educação
description Orientador : Profª. Drª. Laura Sánches Garcia
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-05T20:07:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-02-05T20:07:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/45025
url https://hdl.handle.net/1884/45025
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 208 f. : il., algumas color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/45025/1/R%20-%20D%20-%20ALLINE%20SOUZA%20DE%20LARA%20HAIDUSKI.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/45025/2/R%20-%20D%20-%20ALLINE%20SOUZA%20DE%20LARA%20HAIDUSKI.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/45025/3/R%20-%20D%20-%20ALLINE%20SOUZA%20DE%20LARA%20HAIDUSKI.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 75e25547f3bf83999fe2e9004c89a0aa
3e3ef5292814eff372d1e667654f6e73
5009f5e844a69ea6035e6b52c239d955
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860913670651904