Intencionalidade docente : as significações contidas no ensino/aprendizagem de filosofia no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mugnaini, Mayra Othero Nunes Jardim
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/47143
Resumo: Orientador : Prof. Dr. Geraldo Balduíno Horn
id UFPR_0ec0c78a0e6fb1540de1a0646d913c74
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/47143
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Mugnaini, Mayra Othero Nunes JardimUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoHorn, Geraldo Balduíno2020-11-30T20:42:30Z2020-11-30T20:42:30Z2016https://hdl.handle.net/1884/47143Orientador : Prof. Dr. Geraldo Balduíno HornDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 31/03/2016Inclui referências : f. 87-90Resumo: A presente dissertação situa-se no âmbito do ensino/aprendizagem de Filosofia no Ensino Médio, tendo como ponto central as significações contidas na intencionalidade docente, portanto, os sujeitos de pesquisa são os professores de Filosofia no Ensino Médio. A pesquisa possui como objetivo geral investigar em que medida o ensino/aprendizagem de Filosofia realiza contribuições por meio da intencionalidade docente: quais seriam/são estas intencionalidades no processo de formação de sujeitos. Especificamente, tem-se como objetivos, problematizar alguns pressupostos teórico metodológicos do ensino/aprendizagem da Filosofia no Ensino Médio; analisar a aprendizagem da filosofia no Ensino Médio como recepção filosófica. Assim, esta pesquisa realizou um caminho metodológico fundamentando-se teoricamente em Agnes Heller, Antonio Gramsci, Karl Marx e outros - para que um diálogo entre a educação e filosofia pudesse ser estabelecido - e, posteriormente, a pesquisa empírica e qualitativa. Para tanto, realizou-se a aplicação de questionários e entrevistas com professores de Filosofia no Ensino Médio - foram observados cinco pontos convergentes nos instrumentos utilizados e, a partir de uma abordagem de cunho qualitativo, realizou-se as análises a fim de identificar as perspectivas e compreensões contidas nas falas dos próprios docentes. Baseado nas análises concluiu-se que, a partir do momento que a ação docente do/da professor/professora de Filosofia seja guiada pela conexão entre teoria e prática, os conteúdos não serão apenas transmitidos, como também questionados e, assim, a significação para/nos sujeitos exista/se estabeleça. Palavras-chave: Ensino de Filosofia. Ensino Médio. Intencionalidade Docente. Aprendizagem Filosófica. Educação.Abstract: The present Graduate dissertation is situated in the field of Philosophy teaching/learning in high school, with its main objective being the significations present in the intentionality of the teacher, therefore, the subjects of this research are high school Philosophy teachers. The research's general objective is to investigate in what measure Philosophy teaching/learning makes contributions for the subjects by means of teacher's intentionality. Specifically, it aims to problematize some methodological theoretical assumptions in the Philosophy teaching/learning in high school; analyze the learning of high school Philosophy as philosophical reception. Thus, this research traced a methodological path theoretically based on Agnes Heller, Antonio Gramsci, Karl Marx and others - so that a dialog between education and philosophy could be established; posteriorly the empiric qualitative research was introduced to the research. In order to do so, questionnaires and interviews were made with high school Philosophy teachers, there were five main points to be acknowledged, and, qualitatively they were analyzed with the purpose of identifying the perspectives and comprehensions contained in the enunciations of the teachers themselves. Backed up by the analysis, the conclusion was that, from the moment scholar action of the Philosophy teacher is guided by the connection between theory and praxis, the contents will not only be transmitted, but also questioned and, therefore, will have meaning for/in the subjects. Key-words: Teaching Philosophy. High School. Teacher Intentionality. Philosophical Learning. Education.133 f.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoFilosofia - Estudo e ensinoIntencionalidade (Filosofia)Intencionalidade docente : as significações contidas no ensino/aprendizagem de filosofia no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MAYRA OTHERO NUNES JARDIM MUGNAINI.pdfapplication/pdf2905597https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/47143/1/R%20-%20D%20-%20MAYRA%20OTHERO%20NUNES%20JARDIM%20MUGNAINI.pdf869c1ddfe49e04b19cfa635ad43a9913MD51open access1884/471432020-11-30 17:42:30.804open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/47143Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-11-30T20:42:30Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Intencionalidade docente : as significações contidas no ensino/aprendizagem de filosofia no ensino médio
title Intencionalidade docente : as significações contidas no ensino/aprendizagem de filosofia no ensino médio
spellingShingle Intencionalidade docente : as significações contidas no ensino/aprendizagem de filosofia no ensino médio
Mugnaini, Mayra Othero Nunes Jardim
Educação
Filosofia - Estudo e ensino
Intencionalidade (Filosofia)
title_short Intencionalidade docente : as significações contidas no ensino/aprendizagem de filosofia no ensino médio
title_full Intencionalidade docente : as significações contidas no ensino/aprendizagem de filosofia no ensino médio
title_fullStr Intencionalidade docente : as significações contidas no ensino/aprendizagem de filosofia no ensino médio
title_full_unstemmed Intencionalidade docente : as significações contidas no ensino/aprendizagem de filosofia no ensino médio
title_sort Intencionalidade docente : as significações contidas no ensino/aprendizagem de filosofia no ensino médio
author Mugnaini, Mayra Othero Nunes Jardim
author_facet Mugnaini, Mayra Othero Nunes Jardim
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Mugnaini, Mayra Othero Nunes Jardim
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Horn, Geraldo Balduíno
contributor_str_mv Horn, Geraldo Balduíno
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Filosofia - Estudo e ensino
Intencionalidade (Filosofia)
topic Educação
Filosofia - Estudo e ensino
Intencionalidade (Filosofia)
description Orientador : Prof. Dr. Geraldo Balduíno Horn
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-30T20:42:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-30T20:42:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/47143
url https://hdl.handle.net/1884/47143
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 133 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/47143/1/R%20-%20D%20-%20MAYRA%20OTHERO%20NUNES%20JARDIM%20MUGNAINI.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 869c1ddfe49e04b19cfa635ad43a9913
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860698741932032