Crenças sobre native speakerism em uma escolalivre de língua inglesa na cidade de Curitiba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santiestevan, Mônia Silvia Bazzo, 1980-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/62362
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Eduardo Henrique Diniz de Figueiredo
id UFPR_0f1c1c62be1db4d130f295196f2b4f89
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/62362
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Santiestevan, Mônia Silvia Bazzo, 1980-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasFigueiredo, Eduardo Henrique Diniz de, 1980-2021-12-28T21:49:33Z2021-12-28T21:49:33Z2019https://hdl.handle.net/1884/62362Orientador: Prof. Dr. Eduardo Henrique Diniz de FigueiredoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 23/04/2019Inclui referências: p. 115-120Resumo: Ao longo das últimas décadas o construto do falante nativo tem sido debatido a partir de diferentes perspectivas dentro do campo da Linguística Aplicada. No entanto, apesar da atenção que tem recebido por parte de pesquisadores, ainda se faz necessário problematizar esse tema, especialmente a partir de um entendimento que ainda concebe o ensino e a aprendizagem da língua inglesa a partir dos preceitos de uma ideologia definida como native speakerism, entendida como a crença de que professores falantes nativos são os representantes de uma cultura mundial ocidentalizada e os responsáveis por desenvolverem metodologias de ensino ideais, baseadas em uma língua ideal (HOLLIDAY, 2006). O objetivo geral desse estudo é investigar de que forma a ideologia de native speakerism permeia as crenças e práticas de docentes, discentes e de administradores de um curso livre de língua inglesa na cidade de Curitiba. De modo a atingir tal objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico com 2 turmas de 10 alunos, seus respectivos professores, uma brasileira e um inglês, uma coordenadora acadêmica e duas gerentes de filial. Foram também feitas observações de aula, um diário de observação, bem como a aplicação de um questionário autoadministrável com os alunos, com o intuito de gerar dados preliminares guia para elaboração de entrevistas subsequentes. Paralelamente, os dois professores, a coordenadora e as gerentes foram entrevistadas. Após a primeira rodada de entrevista com os docentes, os dados gerados foram analisados para a elaboração de perguntas abertas para uma segunda rodada de entrevistas destinada a uma amostra reduzida de alunos e novamente aos professores informantes. O material empírico foi analisado a partir de uma análise de conteúdo das respostas. Foi possível constatar a existência de crenças e práticas permeadas pela ideologia de native speakerism na instituição estudada. Ao mesmo tempo, também foi possível observar a existência de alguns espaços que podem questionar essa ideologia, especialmente a partir dos relatos de um dos discentes, que questionou a definição de cultura a partir de um entendimento baseado em homogeneidade, das tentativas dos professores em promover discussões sobre cultura a partir de uma perspectiva plural, bem como do administrativo, ao relatar que um bom professor não se faz apenas a partir de seus conhecimentos linguísticos. Observou-se também algumas limitações na possibilidade de exploração desses espaços, especialmente no que se diz respeito à práticas de correção oral, exploração do livro didático, bem como nas maneiras que o tema cultura poderia ter sido tratado. Diante do exposto, foram sugeridas algumas maneiras de como espaços de formação de professores podem problematizar a ideologia do native speakerism. Finalmente, apresentei algumas possibilidades de como cursos de Letras podem auxiliar professores em formação em processos de desvinculação da ideologia, de modo a ressignificarem conceitos importantes que podem ajudar (futuros) professores a exercerem uma prática que os legitima, se afasta da figura do falante nativo e que se forma de acordo com o(s) seu(s) contexto(s) de atuação. Palavras-chave: Falante Nativo. Native speakerism. Língua inglesa. Crenças.Abstract: The native speaker construct has been debated over the years within the field of Applied Linguistics. Even though it has received researchers' attention, problematising this concept is seen as crucial, especially due to an understanding that still comprehends English teaching and learning according to an ideology called native speakerism: characterized by the belief that native speaker teachers represent a western culture from which spring the ideals both of the English language and of English language teaching methodology (HOLLIDAY, 2006). The main aim of this study is to investigate the ways that the native speakerism ideology permeates the beliefs of teachers, students and administrators of an English language Institute in the city of Curitiba. In order to reach such aim, a qualitative ethnographic research was conducted with two groups of students, their corresponding teachers, a Brazilian and an English, an academic coordinator and two branch managers. Lesson observations, a class journal as well as a questionnaire were also done in order to gather preliminary data for further interview development guides. The two teachers, coordinator and managers were interviewed concurrently. Data from the first interviews with teachers was analysed and used to design a second moment of interview guides, with a smaller sample of students and with the two teachers. Data was analysed via a content analysis. Whilst it was possible to observe the presence of beliefs and teaching practices permeated by native speakerism in the language Institute, it was also possible to observe some possibilities to question the ideology. One of the students questioned the definition of culture from a homogeneous perspective, teachers attempted to discuss culture from a plural premise and the administrative staff understood that a good teacher is not only made of linguistics knowledge. Some limitations in the way such spaces could have been explored were also observed, particularly concerning oral correction, course books usage as well as discussions on the topic of culture. A few suggestions regarding the ways teaching programmes for pre and in-service teachers were made on how native speakerism ideology can be problematised. Finally yet importantly, a few possibilities on how students in undergraduate Language Courses can be assisted and guided were presented in order to revisit and reframe important concepts that can help these (future) teachers move away from the native speaker construct and legitimise their teaching practice according to their local needs. Keywords: Native Speaker. Native speakerism. English Language. Beliefs.127 p.application/pdfLíngua inglesa - Estudo e ensino - Curitiba (PR)Língua inglesa - Estudo e ensinoLetrasCrenças sobre native speakerism em uma escolalivre de língua inglesa na cidade de Curitibainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MONIA SILVIA BAZZO SANTIESTEVAN.pdfapplication/pdf1882107https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/62362/1/R%20-%20D%20-%20MONIA%20SILVIA%20BAZZO%20SANTIESTEVAN.pdf7efbb8281aa66c87f97c65bbefbc20acMD51open access1884/623622021-12-28 18:49:33.288open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/62362Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-12-28T21:49:33Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Crenças sobre native speakerism em uma escolalivre de língua inglesa na cidade de Curitiba
title Crenças sobre native speakerism em uma escolalivre de língua inglesa na cidade de Curitiba
spellingShingle Crenças sobre native speakerism em uma escolalivre de língua inglesa na cidade de Curitiba
Santiestevan, Mônia Silvia Bazzo, 1980-
Língua inglesa - Estudo e ensino - Curitiba (PR)
Língua inglesa - Estudo e ensino
Letras
title_short Crenças sobre native speakerism em uma escolalivre de língua inglesa na cidade de Curitiba
title_full Crenças sobre native speakerism em uma escolalivre de língua inglesa na cidade de Curitiba
title_fullStr Crenças sobre native speakerism em uma escolalivre de língua inglesa na cidade de Curitiba
title_full_unstemmed Crenças sobre native speakerism em uma escolalivre de língua inglesa na cidade de Curitiba
title_sort Crenças sobre native speakerism em uma escolalivre de língua inglesa na cidade de Curitiba
author Santiestevan, Mônia Silvia Bazzo, 1980-
author_facet Santiestevan, Mônia Silvia Bazzo, 1980-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.contributor.author.fl_str_mv Santiestevan, Mônia Silvia Bazzo, 1980-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Figueiredo, Eduardo Henrique Diniz de, 1980-
contributor_str_mv Figueiredo, Eduardo Henrique Diniz de, 1980-
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa - Estudo e ensino - Curitiba (PR)
Língua inglesa - Estudo e ensino
Letras
topic Língua inglesa - Estudo e ensino - Curitiba (PR)
Língua inglesa - Estudo e ensino
Letras
description Orientador: Prof. Dr. Eduardo Henrique Diniz de Figueiredo
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-28T21:49:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-12-28T21:49:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/62362
url https://hdl.handle.net/1884/62362
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 127 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/62362/1/R%20-%20D%20-%20MONIA%20SILVIA%20BAZZO%20SANTIESTEVAN.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7efbb8281aa66c87f97c65bbefbc20ac
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860295500496896