Consumo de drogas no ambiente escolar : processo de sensibilização e conscientização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Eva de Fátima da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/59556
Resumo: Orientadora : Profª Msc. Magda R. Pinto
id UFPR_0f726443d9d0b74cd71f442d9488bcd9
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/59556
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Rodrigues, Eva de Fátima da SilvaPinto, Magda Nanuck de Godoy Holffling RibasUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio2020-03-05T17:35:47Z2020-03-05T17:35:47Z2019https://hdl.handle.net/1884/59556Orientadora : Profª Msc. Magda R. PintoMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professorres do Ensino Fundamental e MédioInclui referênciasResumo : Este trabalho de intervenção teve como objetivos: esclarecer a comunidade escolar à prevenção do uso de drogas, dentro e fora do ambiente escolar; orientar alunos, educadores, pais e familiares na busca de ações coletivas preventivas frente ao uso de drogas; oportunizar debates e reflexões sobre os fatores sociais, familiares e econômicos que influenciam no uso de drogas e contribuir na formação e orientação das ações antidrogas. O estudo foi realizado no colégio Estadual Padre Antônio Vieira, município de São José dos Pinhais/PR, no segundo semestre de 2018. Diante da realidade da violência urbana entre vários tipos, destacamos as drogas lícitas e não lícitas que motivou e justificou a execução da intervenção. O público alvo da intervenção foram 60 alunos dos sextos anos do ensino fundamental, sendo as duas turmas do período vespertino, os alunos são oriundos de uma comunidade carente, nas proximidades da escola. O enfoque maior com os sextos anos, uma vez que tivemos muitos alunos envolvidos com álcool nesta série. A Metodologia constituiu-se em um projeto de intervenção dividido em três etapas: 1ªEtapa: Reunião entre professores e equipe pedagógica, com a finalidade de apresentação do projeto de intervenção, onde foi discutido as atividades que seriam trabalhadas na prevenção do uso de drogas lícitas e ilícitas dentro e fora do ambiente escolar, os pais seriam convidados para uma palestra com a Patrulha Escolar através de bilhetes impressos. 2ª Etapa: Reunião de pais e mestres, na qual foi proferida uma palestra intitulada "Combate ao uso de Drogas e Bullying no ambiente escolar", pela Patrulha Escolar (BPEC). Para tanto, pais e alunos foram convidados através de bilhetes impressos.", palestra esta seguida de uma roda de conversa com objetivo de orientação eesclarecimento aos pais, alunos e demais presentes. 3ª Etapa: Visando a sensibilização dos alunos, foram realizadas várias atividades educativas com pesquisas sobre as drogas lícitas e ilícitas na sala de informática, produção de cartazes informativos para o não uso de drogas, projeto de leitura com produções textuais e paródias musicais utilizando as revistas Turma da Tina e da Mônica,com apresentações e descontração no evento "Semana de Interação e Cultura na Escola". Os Resultados obtidos com a implementação do projeto foram a conscientização, esclarecimento sobre a prevenção do uso da droga e do bulliyng por parte dos alunos e pais. Conclusão: O projeto implementado foi de grande relevância para a comunidade escolar, pois se iniciou um processo de sensibilização e mudança de hábitos, o qual demanda tempo para se consolidar e que juntas, comunidade e escola, poderão tomar medidas que garantirão o bem estar dos jovens da comunidade.29 p. : il., color.application/pdfDrogas - Abuso - PrevençãoViolênciaConsumo de drogas no ambiente escolar : processo de sensibilização e conscientizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - EVA DE FATIMA DA SILVA RODRIGUES.pdfapplication/pdf935195https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/59556/1/R%20-%20E%20-%20EVA%20DE%20FATIMA%20DA%20SILVA%20RODRIGUES.pdff707a495a77daf722db29b747ba5e713MD51open access1884/595562020-03-05 14:35:47.956open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/59556Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-03-05T17:35:47Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Consumo de drogas no ambiente escolar : processo de sensibilização e conscientização
title Consumo de drogas no ambiente escolar : processo de sensibilização e conscientização
spellingShingle Consumo de drogas no ambiente escolar : processo de sensibilização e conscientização
Rodrigues, Eva de Fátima da Silva
Drogas - Abuso - Prevenção
Violência
title_short Consumo de drogas no ambiente escolar : processo de sensibilização e conscientização
title_full Consumo de drogas no ambiente escolar : processo de sensibilização e conscientização
title_fullStr Consumo de drogas no ambiente escolar : processo de sensibilização e conscientização
title_full_unstemmed Consumo de drogas no ambiente escolar : processo de sensibilização e conscientização
title_sort Consumo de drogas no ambiente escolar : processo de sensibilização e conscientização
author Rodrigues, Eva de Fátima da Silva
author_facet Rodrigues, Eva de Fátima da Silva
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Pinto, Magda Nanuck de Godoy Holffling Ribas
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Eva de Fátima da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Drogas - Abuso - Prevenção
Violência
topic Drogas - Abuso - Prevenção
Violência
description Orientadora : Profª Msc. Magda R. Pinto
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-05T17:35:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-05T17:35:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/59556
url https://hdl.handle.net/1884/59556
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 29 p. : il., color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/59556/1/R%20-%20E%20-%20EVA%20DE%20FATIMA%20DA%20SILVA%20RODRIGUES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f707a495a77daf722db29b747ba5e713
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860927231885312