A forma Shandiana em Camilo Castelo Branco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Katrym Aline Bordinhão dos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/45923
Resumo: Orientador : Profª. Drª. Marilene Weinhardt
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spelling Santos, Katrym Aline Bordinhão dosUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasWeinhardt, Marilene, 1952-2020-02-27T13:50:13Z2020-02-27T13:50:13Z2016https://hdl.handle.net/1884/45923Orientador : Profª. Drª. Marilene WeinhardtTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 03/11/2016Inclui referências : f.182-187Área de concentração : Estudos literáriosResumo: A extensa obra de Camilo Castelo Branco comumente é abordada a partir de suas aproximações com a estética romântica. Cientes dessa abordagem, mas objetivando destacar outros aspectos importantes para a formação do romance como um todo, esta tese pretendeu demonstrar como o autor português se aproxima da linhagem narrativa denominada como forma shandiana, proposta pelo teórico Sérgio Paulo Rouanet. De acordo com esse autor, é possível estabelecer uma continuidade no tocante a quatro especificidades literárias usadas por autores que podem ser chamados de shandianos, uma vez que o início dessa forma se deu a partir da obra A vida e as opiniões do cavalheiro Tristram Shandy, de Laurence Sterne. Assim, selecionamos quatro romances, que constituem uma espécie de panorama da obra camiliana, demonstrando, portanto, que houve uma manutenção na utilização desses recursos, para analisar como cada elemento da forma shandiana se mostrou. As obras escolhidas foram Anátema, O que fazem mulheres, A queda dum anjo e A brasileira de Prazins, e em todas foi possível demonstrar, com variações, como a forma shandiana foi empregada por Camilo Castelo Branco, permitindo que afirmemos que há, de fato, uma filiação com essa linhagem narrativa. Com isso, foi possível reiterar a importância do autor português para a formação do romance e ao mesmo tempo demonstrar sua habilidade em adaptar-se às mudanças enfrentadas pelo gênero no período. Palavras-chave: Camilo Castelo Branco. Forma shandiana. Romance português.Abstract: The extensive work of Camilo Castelo Branco is commonly approached from its relationship to the romantic aesthetic. Aware of this approach, but aimed to highlight other important aspects to the formation of the novel as a whole, this thesis aims to demonstrate how the Portuguese author approaches the narrative lineage known as shandian literaly form proposed by theoretical Sergio Paulo Rouanet. According to this author, it is possible to establish a continuity with respect to four literary characteristics used by authors who can be called shandian since the beginning of this way took from the book The Life And Opinions Of Tristram Shandy, Gentleman, by Laurence Sterne. Thus, were selected four novels, which are a kind of panorama of the Camilian work, demonstrating, therefore, that there was a maintenance in the use of these resources, to analyze how each element of shandian form were showed. The selected works were Anátema, O que fazem mulheres, A queda dum anjo and A brasileira de Prazins, and in all was possible to demonstrate, with variations such as the shandian form was employed by Camilo Castelo Branco, allowing affirm that there is indeed a membership to this narrative line. Thus, it was possible to reiterate the importance of the Portuguese author for the formation of the novel and at the same time demonstrate his ability to adapt to the changes faced by gender in the period Keywords: Camilo Castelo Branco. Shandian form. Portuguese novelRésumé: La vaste oeuvre de Camilo Castelo Branco est communément traitée à partir de son rapprochement avec l'esthétique romantique. Sachant de cette proximité, mais dans le but de souligner d'autres aspects importants pour la formation du roman dans son ensemble, cette thèse prétend démontrer comment l'auteur portugais s'approche de la lignée narrative connue comme forme shandienne, proposée par le théoricien Sérgio Paulo Rouanet. Selon cet auteur, il est possible d'établir une continuité en ce qui concerne quatre spécificités littéraires utilisées par des auteurs qui peuvent être appelés de shandiens, vu que le début de cette forme s'est donné à partir de l'oeuvre Vie et opinions de Tristram Shandy, gentilhomme, de Laurence Sterne. Ainsi, nous sélectionnons quatre romans, qui constituent une sorte de panorama de l'oeuvre camilienne, en démontrant, donc, qu'il y a eu maintenance de l'utilisation de ces ressources, pour analyser comment chaque élément de la forme shandienne apparaît. Les oeuvres choisies ont été Anátema, O que fazem mulheres, A queda dum anjo et A brasileira de Prazins. Dans toutes ces oeuvres, nous démontrons, avec des variations, comment la forme shandienne a été employée par Camilo Castelo Branco, ce que nous permet d'affirmer qu'il y a, en effet, une filiation à cette lignée narrative. Avec cela, il a été possible de réitérer l'importance de l'auteur portugais pour la formation du roman et en même temps de démontrer son habilité à s'adapter aux changements auxquels le genre a fait face pendant cette période. Mots-clés : Camilo Castelo Branco. Forme shandienne. Roman portugais188 f.application/pdfDisponível em formato digitalLetrasCastelo Branco, Camilo, 1825-1890Literatura portuguesaRomance portugues - Crítica e interpretaçãoA forma Shandiana em Camilo Castelo Brancoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - KATRYM ALINE BORDINHAO DOS SANTOS.pdfapplication/pdf1861214https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/45923/1/R%20-%20T%20-%20KATRYM%20ALINE%20BORDINHAO%20DOS%20SANTOS.pdf5fe8805549dae8beeb157c94d4bdfd2fMD51open access1884/459232020-02-27 10:50:13.628open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/45923Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-02-27T13:50:13Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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