No palco, professoras de teatro : corpo e identidades em perspectiva verbo-visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Reinaldo Kovalski de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/38159
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Jean Carlos Gonçalves
id UFPR_10fe8ea8b326577d751ab84b80e6d8b8
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/38159
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Araujo, Reinaldo Kovalski deUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoGonçalves, Jean Carlos2015-06-10T18:47:34Z2015-06-10T18:47:34Z2015http://hdl.handle.net/1884/38159Orientador: Prof. Dr. Jean Carlos GonçalvesDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 24/03/2015Inclui referências : fls. 119-126Resumo: A presente pesquisa busca compreender os efeitos de sentidos sobre corpo e identidades que permeiam os discursos de professoras de teatro, a partir da confecção de protocolos teatrais na perspectiva da verbo-visualidade. A coleta de dados foi realizada com a participação de professoras acadêmicas e egressas do curso de Licenciatura em Teatro na Faculdade de Artes do Paraná, durante um projeto de pesquisa que resultou na encenação teatral REQUEER. Ao final do processo de montagem do espetáculo, que teve duração de um ano, as professoras foram convidadas a elaborar protocolos teatrais verbo-visuais voltados para à síntese da experiência vivida. Para tanto trabalhou-se a confecção dos protocolos para além de uma experiência meramente escrita, a partir da perspectiva da verbo-visualidade. O aporte teórico para análise da materialidade discursiva é a Análise do Discurso de linha francesa, tendo como principais teóricos Michel Pêcheux e Eni Orlandi. Apropriamo-nos nessa pesquisa do corpus dos enunciados verbo-visuais contidos nos protocolos teatrais para discuti-los enquanto acontecimentos enunciativos, articuladores de práticas discursivas que entram na ordem do saber/poder. Para tanto, parto das concepções de Michel Foucault no que tange ao discurso, a fim de discutir efeitos de sentidos que se dispersam nos enunciados. As concepções de corpo e identidade serão articuladas a partir dos estudos de gênero e da teoria queer, tendo como principais autores Judith Butler e Guacira Lopes Louro. Os resultados apontam para a busca das professoras de teatro por um aporte para discussão de corpo e identidades em suas aulas, a procura por um corpo queer no teatro, "livre de significações", e o teatro como possibilidade de discussão de corpo e identidades no espaço escolar. Palavras-chave: Teatro. educação. corpo. identidades. verbo-visualidade.Absract: This research seeks to understand the effects of the senses on the body and identities that permeate the lectures of theater professors, starting with the creation of theater protocol from the verbo-visual prospective. Data collection was carried out with the participation of academic professors and recent theater graduates from the Paraná College of Arts during a research project that resulted in the theatrical staging of REQUEER. At the end of the process of mounting the production, which lasted one year, the teachers were asked to elaborate on verbo-visual theater protocol, focusing on the synthesis of their personal experience. For this they worked on preparing protocols beyond a mere writing experience from a verbo-visual perspective. The heoretical framework for the analysis of the discussion was The Anaylsis of Speech, by the French theorists Michel Pêcheux and Eni Orlandi. The aim of the research of this body of stated verbo-visuals contained in theater protocol is to discuss them during pronounced events and indicators of speech practices which are covered by the order of knowledge/power. Therefore, I present the views of Michel Foucault, in respect to speech, to discuss the effects of meaning that are dispersed in such statements. The concepts of body and identity will be articulated from gender studies and the queer theory, whose main contributors are Judith Butler and Guacira Lopes Louro. The results point to the research of the theater professors for their contributions to the discussion of body and identity in their classrooms, and the search for a queer identity in theater, "free of meaning," and the theater as a possible discussion of body and identity in the school environment. Key Words: Theater. Education. Body. Identities. Verbo-Visual.139 f. : il. algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoNo palco, professoras de teatro : corpo e identidades em perspectiva verbo-visualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILR - D - REINALDO KOVALSKI DE ARAUJO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1088https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38159/1/R%20-%20D%20-%20REINALDO%20KOVALSKI%20DE%20ARAUJO.pdf.jpgc2a0a8e71872f8db4c564126874696a2MD51open accessTEXTR - D - REINALDO KOVALSKI DE ARAUJO.pdf.txtExtracted Texttext/plain232145https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38159/2/R%20-%20D%20-%20REINALDO%20KOVALSKI%20DE%20ARAUJO.pdf.txtaf682ac47a870b07fc0519b441434cb2MD52open accessORIGINALR - D - REINALDO KOVALSKI DE ARAUJO.pdfapplication/pdf2441403https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38159/3/R%20-%20D%20-%20REINALDO%20KOVALSKI%20DE%20ARAUJO.pdf84940b08d95418f072deaf20e4939a79MD53open access1884/381592015-11-25 10:02:20.372open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/38159Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082015-11-25T12:02:20Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv No palco, professoras de teatro : corpo e identidades em perspectiva verbo-visual
title No palco, professoras de teatro : corpo e identidades em perspectiva verbo-visual
spellingShingle No palco, professoras de teatro : corpo e identidades em perspectiva verbo-visual
Araujo, Reinaldo Kovalski de
Educação
title_short No palco, professoras de teatro : corpo e identidades em perspectiva verbo-visual
title_full No palco, professoras de teatro : corpo e identidades em perspectiva verbo-visual
title_fullStr No palco, professoras de teatro : corpo e identidades em perspectiva verbo-visual
title_full_unstemmed No palco, professoras de teatro : corpo e identidades em perspectiva verbo-visual
title_sort No palco, professoras de teatro : corpo e identidades em perspectiva verbo-visual
author Araujo, Reinaldo Kovalski de
author_facet Araujo, Reinaldo Kovalski de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Reinaldo Kovalski de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gonçalves, Jean Carlos
contributor_str_mv Gonçalves, Jean Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
topic Educação
description Orientador: Prof. Dr. Jean Carlos Gonçalves
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-06-10T18:47:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-06-10T18:47:34Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/38159
url http://hdl.handle.net/1884/38159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 139 f. : il. algumas color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38159/1/R%20-%20D%20-%20REINALDO%20KOVALSKI%20DE%20ARAUJO.pdf.jpg
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38159/2/R%20-%20D%20-%20REINALDO%20KOVALSKI%20DE%20ARAUJO.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38159/3/R%20-%20D%20-%20REINALDO%20KOVALSKI%20DE%20ARAUJO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c2a0a8e71872f8db4c564126874696a2
af682ac47a870b07fc0519b441434cb2
84940b08d95418f072deaf20e4939a79
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860333856358400