Formação docente e o ensino médio a distância na educação de jovens e adultos
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/57259 |
Resumo: | Orientadora: Profª Drª Sonia Maria Chaves Haracemiv |
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Camargo, Nivia Moreira deHaracemiv, Sonia Maria Chaves, 1950-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2018-11-20T11:43:35Z2018-11-20T11:43:35Z2018https://hdl.handle.net/1884/57259Orientadora: Profª Drª Sonia Maria Chaves HaracemivDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 22/03/2018Inclui referênciasResumo: O objetivo desta dissertação é compreender a percepção dos (as) professores (as) da Educação de Jovens e Adultos à distância sobre suas trajetórias de formação e as interferências na prática docente na Educação de Jovens e Adultos. As bases conceituais apoiam-se na perspectiva sócio crítica, no marco da construção histórica no cotidiano trazendo como aporte teórico autores como Imbernón (2011), Freire (1986, 1996, 1997), Haracemiv (2002, 2007), Laffin (2012, 2014) Ventura (2012), Manfred (2002), Cunha (2000), Oliveira (2003, Preti (1996, 2000), Sa (2007), Alonso (2009), Santaella (2010), e Souza (2010), nestas abordagens teóricas, a identificação do constructo se deu a partir de revisão sistemática de literatura na base de dados CAPES e pesquisa de natureza qualitativa, com caráter exploratóriodescritiva, articulando elementos que compõe o conceito de formação docente para EJA EaD e as percepções que os professores possuem acerca dos possíveis fatores antecedentes e consequentes em suas trajetórias de formação. Para tanto, realizouse um questionário por meio da ferramenta Google Forms (ferramenta do Google Docs para pesquisas e questionários personalizados) com questões abertas e outras estruturadas . A pesquisa foi realizada na EJA EaD SESI na cidade de Joinville - SC, que atende os trabalhadores das indústrias com turmas in company. A amostra corresponde à 17 docentes que atuam com o Ensino Médio EJA EaD. Foi compartilhado de forma on line o ICD e 14 docentes participaram. Os dados foram submetidos à análise e discussão. Todos os participantes são licenciados, a maioria mulheres (71,4%), trabalham no SESI de 03 - 05 anos (11 docentes), possuem especialização (06 stricto sensu, 07 lato sensu), atuam em outros espaços (13 docentes) e trabalham 03 turnos (07 professores). Foi verificado que 09 participantes evidenciam as Reuniões Pedagógicas como espaços de discussões. Sobre os espaços de educação, 01 participante citou o AVA. Quanto às dificuldades na atuação com EJA EaD a análise de conteúdo resultou em três categorias (tempo, formação e estrutura). Considera-se a necessidade de novas pesquisas e análises, com amostras de diferentes instituições, a fim de uma compreensão mais ampla da temática. Pontua-se a necessidade de sistematização das práticas realizadas pelos docentes que transcendem aos documentos norteadores. Alguns achados poderão contribuir para a elaboração de atividades educativas e planos de ações que, considerem a formação docente como um processo complexo dentro de um marco que contribua para emancipação dos estudantes trabalhadores da EJA. Além disto, oferece dados para uma melhor compreensão da percepção do docente acerca de sua trajetória de formação. Palavras-chave: Formação e Percepção do Docente da EJA. Educação a Distância. Ensino Médio. Educação in Company.Abstract: The purpose of this dissertation is to understand the teacher's perception of Youth and Adult Education at a distance about their training trajectories and the interferences in teaching practice in Youth and Adult Education. The conceptual bases are based on the sócio-critical perspective, within the framework of the historical construction in the daily life bringing as a theoretical contribution authors as Imbernón (2011), Freire (1986, 1996, 1997), Haracemiv (2002, 2007), Laffin (2012, 2014) Ventura (2012), Manfred (2002), Cunha (2000), Oliveira (2003, Preti (1996, 2000), Sa (2007), Alonso (2009), Santaella (2010) and Souza (2010), in these theoretical approaches, the identification of the construct was based on a systematic review of literature in the CAPES database and a research of a qualitative nature, with an exploratory-descriptive character, articulating elements that make up the concept of teacher training for EJA EaD and the perceptions that the teachers have about possible antecedent and consequent factors in their training trajectories. To do so, a questionnaire was done through Google Forms (Google Docs for research and personalized questionnaires) with open questions and structured questions. The research was conducted at EJA EaD SESI in the city of Joinville - SC, which serves industry workers with in-company classes. The sample corresponds to 17 teachers who work with high school EJA EaD. The ICD was shared online and 14 teachers participated. The data was submitted to analysis and discussion. All participants are graduates, most of them women (71.4%), work at SESI from 3 to 5 years (11 teachers) are specialized (06 stricto sensu, 07 lato sensu), work in others spaces (13 teachers) and 03 shifts (07 teachers). It was verified that 09 participants evidenced the Pedagogical Meetings as spaces of discussions. About the spaces of education, 01 participant quoted the AVA. As for the difficulties in working with EJA EaD the content analysis resulted in three categories (time, formation and structure). It is considered the need for new research and analysis, with samples from different institutions, in order to a broader understanding of the subject. It is necessary to systematize the practices carried out by teachers that transcend the guiding documents. Some findings may contributed to the development of educational activities and action plans that consider teacher training as a complex process within a framework that contributes to the emancipation of EJA student workers. In addition, it provides data for a better understanding of the teacher's perception of his or her trajectory of formation. Keywords: Teacher Training and Perception of EJA. Education at a Distance. Education in company.122 p. : il. (algumas color.).application/pdfEducação de adultosEducaçãoEnsino a distânciaProfessores alfabetizadores - FormaçãoFormação docente e o ensino médio a distância na educação de jovens e adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - NIVIA MOREIRA DE CAMARGO.pdfapplication/pdf1966196https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/57259/1/R%20-%20D%20-%20NIVIA%20MOREIRA%20DE%20CAMARGO.pdf91768dc96b94621c899c411f7a629b2aMD51open access1884/572592018-11-20 09:43:35.086open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/57259Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082018-11-20T11:43:35Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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