Funções executivas e cognição social em escolares nascidos a termo e pré-termo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Telaska, Tatiele dos Santos, 1994-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/69035
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Tatiana Izabele Jaworski de Sá Riechi
id UFPR_118815e78acb5abb650f462f805d5158
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/69035
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Telaska, Tatiele dos Santos, 1994-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaRiechi, Tatiana Izabele Jaworski de Sá, 1968-2022-04-12T14:42:13Z2022-04-12T14:42:13Z2020https://hdl.handle.net/1884/69035Orientadora: Profa. Dra. Tatiana Izabele Jaworski de Sá RiechiDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humaas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa : Curitiba, 25/05/2020Inclui referênciasResumo: O nascimento pré-termo é um fator de risco para o desenvolvimento com impacto na cognição, memória, motricidade, linguagem e comportamento, no entanto, pouco se sabe sobre a cognição social e funções executivas nessa população. O objetivo do presente estudo foi demonstrar a associação entre Funções Executivas e Cognição Social em escolares nascidos pré-termo comparando-os com a termo. A amostra foi composta por escolares (n=82) matriculados em duas escolas públicas, de 8 a 12 anos, de ambos os sexos, divididos em grupo controle (n=50, nascidos a termo) e grupo propósito (n=32, nascidos pré-termo). Para alcançar o objetivo foram realizados três estudos transversais: o Estudo I avaliou o desempenho da cognição social em escolares; o Estudo II analisou as Funções Executivas, com foco no controle inibitório, flexibilidade cognitiva e memória operacional em escolares nascidos pré-termo e a termo; o Estudo III demonstrou a associação entre Funções Executivas e Cognição Social em escolares nascidos pré-termo e a termo). Foram utilizados o Questionário sociodemográfico/econômico, Teste dos Cinco Dígitos (FDT), Teste de Classificação de Cartas Wisconsin (WCST), Sistema Multimídia de Habilidades Sociais de Crianças (SMHSC), Escala Wechsler de Inteligência para Crianças (WISC-IV), Inventário de Comportamentos para crianças e adolescentes de 6 a 18 anos versão brasileira do Child Behavior Checklist for ages 6-18 (CBCL), Bateria de Avaliação Computadorizada de Reconhecimento de Emoções (BACRE-I). Os resultados evidenciaram a diferença de idade no reconhecimento de emoções e percepção social, melhores taxas de reconhecimento para alegria e com estímulos vocais e dinâmicos. Não houve diferença significativa entre os grupos a termos e pré-termo nas funções executivas. A pesquisa revelou correlações entre percepção social, percepção emocional, memória operacional, controle inibitório e flexibilidade cognitiva e idade gestacional. Palavras-chave: Reconhecimento de Emoções. Percepção social. Pré-termo. Função Executiva. Memória operacional. Inibição.Abstract: Preterm birth is a risk factor for development with an impact on cognition, memory, motor skills, language and behavior, however, little is known about social cognition and executive functions in this population. The objective of the present study was to demonstrate the association between Executive Functions and Social Cognition in schoolchildren born preterm by comparing them with term children. The sample consisted of students (n = 82) enrolled in two public schools, 8 to 12 years old, of both sexes, divided into a control group (n = 50, born at term) and a purpose group (n = 32, born preterm). To achieve the objective, three cross-sectional studies were carried out: Study I evaluated the performance of social cognition in schoolchildren; Study II analyzed Executive Functions, focusing on inhibitory control, cognitive flexibility and working memory in students born preterm and full term; Study III demonstrated the association between Executive Functions and Social Cognition in students born preterm and full term). The Sociodemographic / Economic Questionnaire, Five Digit Test (FDT), Wisconsin Card Classification Test (WCST), Children's Social Skills Multimedia System (SMHSC), Wechsler Child Intelligence Scale (WISC-IV), Inventory of Behaviors for children and adolescents from 6 to 18 years old Brazilian version of the Child Behavior Checklist for ages 6-18 (CBCL), Computerized Battery for Emotion Recognition (BACRE-I). The results showed the age difference in the recognition of emotions and social perception, better recognition rates for joy and with vocal and dynamic stimuli. There was no significant difference between the term and preterm groups in executive functions. The research revealed correlations between social perception, emotional perception, working memory, inhibitory control and cognitive flexibility and gestational age. Keywords: Recognition of Emotions. Social Perception. Child development. Preterm. Emotions. Executive Function. Operational Memory. Inhibition. Social Skills113 p. : il. (algumas color.).application/pdfTeoria social cognitivaEmoçoes e cogniçaoRecém-nascidoPsicologiaFunções executivas e cognição social em escolares nascidos a termo e pré-termoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - TATIELE DOS SANTOS TELASKA.pdfapplication/pdf12965869https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69035/1/R%20-%20D%20-%20TATIELE%20DOS%20SANTOS%20TELASKA.pdf9b7389be5662773c67e12d6e8972edd4MD51open access1884/690352022-04-12 11:42:13.103open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/69035Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-04-12T14:42:13Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Funções executivas e cognição social em escolares nascidos a termo e pré-termo
title Funções executivas e cognição social em escolares nascidos a termo e pré-termo
spellingShingle Funções executivas e cognição social em escolares nascidos a termo e pré-termo
Telaska, Tatiele dos Santos, 1994-
Teoria social cognitiva
Emoçoes e cogniçao
Recém-nascido
Psicologia
title_short Funções executivas e cognição social em escolares nascidos a termo e pré-termo
title_full Funções executivas e cognição social em escolares nascidos a termo e pré-termo
title_fullStr Funções executivas e cognição social em escolares nascidos a termo e pré-termo
title_full_unstemmed Funções executivas e cognição social em escolares nascidos a termo e pré-termo
title_sort Funções executivas e cognição social em escolares nascidos a termo e pré-termo
author Telaska, Tatiele dos Santos, 1994-
author_facet Telaska, Tatiele dos Santos, 1994-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia
dc.contributor.author.fl_str_mv Telaska, Tatiele dos Santos, 1994-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Riechi, Tatiana Izabele Jaworski de Sá, 1968-
contributor_str_mv Riechi, Tatiana Izabele Jaworski de Sá, 1968-
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria social cognitiva
Emoçoes e cogniçao
Recém-nascido
Psicologia
topic Teoria social cognitiva
Emoçoes e cogniçao
Recém-nascido
Psicologia
description Orientadora: Profa. Dra. Tatiana Izabele Jaworski de Sá Riechi
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-12T14:42:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-12T14:42:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/69035
url https://hdl.handle.net/1884/69035
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 113 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69035/1/R%20-%20D%20-%20TATIELE%20DOS%20SANTOS%20TELASKA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9b7389be5662773c67e12d6e8972edd4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860409799475200