A família, o abrigo e o futuro : análise de relatos de crianças que vivem em instituições

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prada, Cynthia Granja
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/87906
Resumo: Orientadora : Lidia Natalia Dobrianskyj Weber
id UFPR_121b260e75d03a7a1c9ca4bf42b3a947
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/87906
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaWeber, Lidia Natalia DobrianskyjPrada, Cynthia Granja2024-05-08T19:43:33Z2024-05-08T19:43:33Z2002https://hdl.handle.net/1884/87906Orientadora : Lidia Natalia Dobrianskyj WeberDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Letras e ArtesResumo: O tema institucionalização de crianças em situação de risco pessoal ou social está permeado por diversas questões como: a família, o modo de funcionamento dos abrigos, os projetos futuros e a vinculação afetiva; que são imprescindíveis quando o propósito é analisar o contexto institucional. A presente pesquisa teve por objetivo analisar, por meio do discurso de crianças que vivem em abrigos, como estavam organizadas suas famílias no momento do abrigamento, como funcionam os abrigos onde moram, quais são as expectativas de futuro destas crianças e as suas redes de vinculação afetiva. Por fim, buscou-se verificar se há diferença entre o discurso das crianças que vivem em um Abrigo tradicional e o discurso das crianças que vivem em um abrigo organizado no sistema Casa Lar. Os participantes deste estudo foram 30 (trinta) crianças com idade variando entre 8 e 12 anos, sendo que 18 (dezoito) delas estavam sob a guarda de uma instituição do tipo Casa Lar e as outras 12 (doze) viviam em um Abrigo tradicional, que foram entrevistadas individualmente. Os resultados indicaram que a maioria das famílias das crianças entrevistadas era nuclear e apresentavam um padrão de violência entre seus membros nas relações cotidianas, sendo que os principais motivos para o abrigamento das crianças foram a negligência e o abandono. Quanto à diferença entre os dois modelos institucionais foi possível perceber que são diferentes quanto à disciplina (uso frequente da punição física no Abrigo); as atividades extra-institucionais e a preservação da individualidade da criança. Os dados apontaram a escassez das visitas dos familiares e amigos às crianças entrevistadas ao longo do tempo de abrigamento. As crianças mostraram que têm expectativas e projetos para o futuro, quanto à profissão, família e sonhos. A vinculação afetiva destas crianças estava voltada, em primeiro grau, para os membros da família. Através da análise do modo de funcionamento de dois abrigos pôde-se considerar que o modelo institucional é falido, principalmente por não contemplar as necessidades emocionais das crianças que estão abrigadas. Contudo, a transição do modelo institucional tradicional para o sistema Casa Lar pode ser interessante, visto que seu principal objetivo é reproduzir o modelo familiar promovendo o estabelecimento de vínculos afetivos, o respeito à individualidade, promoção de autonomia, contato constante com a comunidade, enfim, uma estrutura que possa proporcionar um desenvolvimento global adequado para a criança que está abrigada.Abstract: The subject children institutionalization in personal or social risk is surrounded by several questions as: The family, The work model of the children shelters, the future projects and the affective bonds, essentials when the intention is to analyze the institutional context. The present research had for objective to analyze, by the speech of children who live in shelters how their families, at the moment of the sheltering were organized, how the shelters where they live works, which are those expectations of future and its nets of affective bonds. This research also verified if there was a difference between the speech of the children who live in traditional shelters and the speech of the children who live in a home model shelters (casa lar). The participants of this research had been 30 children between 8 and 12 years old, 18 living in traditional shelters and 12 living in home model shelters (casa lar). They had been interviewed individually, following a script of interview previously elaborated. The results had indicated that the majority of the families of the interviewed children were nuclear and they presented a violence standard among its members in the daily relationships. The results also had indicated that the main reason for the children institutionalization was the negligence and the abandon of the children by their families. The traditional shelters and the home model shelters had revealed different about the disciplines. Another discrepant point between the traditional Shelters and the home model shelters was about the way to treat the individuality and extra-institutional activities. The research data also had pointed the scarcity of the familiar and friends visits to the children interviewed during the institutionalization time. The children had shown that they have expectations and projects for the future, about their profession, family and dreams. The affective bond of the children was focused, in first degree, for the members of their families. Analyzing the work model of the two shelters was possible to consider the institutional model broke, mainly for not considering the emotional necessities of the children who are sheltered. However, the transition of the traditional institutional models for the home models can be interesting, because the home models shelters main objective is to reproduce the familiar model achieving the establishment of affective bonds, the respect to the individuality, autonomy, constant contact with the community and a structure that can provide an global development for the child who is sheltered.150f. : il., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalCrianças - Assistência em instituiçõesMenores abandonadosCrianças-problemaCrianças pobresCrianças socialmente excluídasComunidades sociaisServiço social com criançasPsicologia infantilTesesA família, o abrigo e o futuro : análise de relatos de crianças que vivem em instituiçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - D - CYNTHIA GRANJA PRADA .pdfapplication/pdf54983688https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/87906/1/D%20-%20D%20-%20CYNTHIA%20GRANJA%20PRADA%20.pdf07840a11e29874b3b3a26e1d6685c7b6MD51open access1884/879062024-05-08 16:43:34.005open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/87906Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-05-08T19:43:34Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A família, o abrigo e o futuro : análise de relatos de crianças que vivem em instituições
title A família, o abrigo e o futuro : análise de relatos de crianças que vivem em instituições
spellingShingle A família, o abrigo e o futuro : análise de relatos de crianças que vivem em instituições
Prada, Cynthia Granja
Crianças - Assistência em instituições
Menores abandonados
Crianças-problema
Crianças pobres
Crianças socialmente excluídas
Comunidades sociais
Serviço social com crianças
Psicologia infantil
Teses
title_short A família, o abrigo e o futuro : análise de relatos de crianças que vivem em instituições
title_full A família, o abrigo e o futuro : análise de relatos de crianças que vivem em instituições
title_fullStr A família, o abrigo e o futuro : análise de relatos de crianças que vivem em instituições
title_full_unstemmed A família, o abrigo e o futuro : análise de relatos de crianças que vivem em instituições
title_sort A família, o abrigo e o futuro : análise de relatos de crianças que vivem em instituições
author Prada, Cynthia Granja
author_facet Prada, Cynthia Granja
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Weber, Lidia Natalia Dobrianskyj
dc.contributor.author.fl_str_mv Prada, Cynthia Granja
contributor_str_mv Weber, Lidia Natalia Dobrianskyj
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças - Assistência em instituições
Menores abandonados
Crianças-problema
Crianças pobres
Crianças socialmente excluídas
Comunidades sociais
Serviço social com crianças
Psicologia infantil
Teses
topic Crianças - Assistência em instituições
Menores abandonados
Crianças-problema
Crianças pobres
Crianças socialmente excluídas
Comunidades sociais
Serviço social com crianças
Psicologia infantil
Teses
description Orientadora : Lidia Natalia Dobrianskyj Weber
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-05-08T19:43:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-05-08T19:43:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/87906
url https://hdl.handle.net/1884/87906
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 150f. : il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/87906/1/D%20-%20D%20-%20CYNTHIA%20GRANJA%20PRADA%20.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 07840a11e29874b3b3a26e1d6685c7b6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860192781991936