A formação docente de língua portuguesa em Guiné-Bissau : sentidos construídos a respeito de currículos e identidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cá, Segunda
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/86292
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Ana Paula Marques Beato Canato
id UFPR_128e5fb72225c6be85763b7221f8b94d
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/86292
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasBeato-Canato, Ana Paula Marques, 1977-Cá, Segunda2024-01-29T22:50:03Z2024-01-29T22:50:03Z2023https://hdl.handle.net/1884/86292Orientadora: Profa. Dra. Ana Paula Marques Beato CanatoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 28/08/2023Inclui referênciasÁrea de concentração: Estudos LinguísticosResumo: Tendo em vista a importância de olhar para o currículo de formação dos professores como um dos recursos decisivos para a formação do perfil identitário dos profissionais que esperam para sua comunidade, a presente dissertação versa sobre o currículo e a formação dos professores de língua portuguesa na Guiné-Bissau, a fim de estabelecer diálogos entre as perspectivas e expectativas da pesquisadora sobre a formação destes com o plano curricular e os discursos que perpassam a sala de aula. Para tanto, foram investigadas as perspectivas e as expectativas da pesquisadora sobre a formação de professores da língua portuguesa na Guiné-Bissau bem como as dimensões do plano curricular. Também construímos sentidos sobre os discursos que circularam nas salas de aula através das rodas de conversas, e por último, contrastamos as perspectivas e expectativas da pesquisadora com os dados analisados de modo a ampliar a compreensão das dimensões do processo de formação docente na escola Tchico Té. Realizamos, ainda, uma pesquisa de cunho documental e bibliográfica, para análise do currículo e compreensão de outros olhares para dados similares. Também empregamos procedimentos autoetnográficos. Ao longo da análise, identificamos no Plano Curricular uma forte influência de um modelo de formação de professores baseada na perspectiva técnico científico (PLACCO, 2008), porém, os resultados das rodas de conversa em diálogo com as expectativas e perspectivas da pesquisadora apontam para a necessidade de estabelecer um diálogo mútuo entre o currículo (Plano Curricular) e a realidade sociocultural e linguística dos sujeitos envolvidos no processo de formação dos professores de português como língua não materna, a fim de promover uma educação autônoma, reflexiva e libertadora (FREIRE; 1987; 1996). Embora não seja uma discussão tão presente na formação de professores de língua portuguesa no país, há uma gigantesca necessidade de abertura de espaço de diálogo e de escuta sensível entre os envolvidos no processo do ensino e aprendizagem da língua, em especial entre os futuros professores da língua portuguesa e o plano curricular permitindo reflexões, autoreflexões, questionamentos e possíveis mudanças.Abstract: In view of the importance of looking at the teacher training curriculum as one of the decisive resources for the formation of the identity profile of the professionals they expect for their community, this dissertation deals with the curriculum and Portuguese language teacher education in Guinea-Bissau, in order to establish dialogues between the researcher's perspectives and expectations about their education with the curriculum plan and the speeches that permeate the classroom. To this end, the researcher's perspectives and expectations about Portuguese language teacher education in Guinea-Bissau were investigated as well as the dimensions of the curriculum plan. We also constructed meanings about the speeches that circulated in the classrooms through the conversation circles and, lastly, we contrasted the researcher's perspectives and expectations with the analyzed data in order to broaden the understanding of the dimensions of the teacher education process at the Tchico Té school. We also carried out a documentary and bibliographic research for analysis of the curriculum and understanding other views of similar data. We also employed autoethnographic procedures. Throughout the analysis, we found in the Curriculum Plan a strong influence of a teacher education model based on the technical-scientific perspective (PLACCO, 2008), however, the results of the conversation circles in dialogue with the researcher's expectations and perspectives point to the need to establish a mutual dialogue between the curriculum (Curriculum Plan) and the sociocultural and linguistic reality of the subjects involved in the educational process of teachers of Portuguese as a non-native language, in order to promote an autonomous, reflective and liberating education (FREIRE; 1987; 1996). Although it is not a discussion so present in the educational process of Portuguese language teachers in the country, there is a huge need to open up space for dialogue and sensitive listening among those involved in the process of teaching and learning the language, especially between future teachers of the Portuguese language and the curriculum plan allowing reflections, self-reflections, questionings and possible changes.1 recurso online : PDF.application/pdfProfessores - FormaçãoLíngua portuguesa - Estudo e ensinoCurrículosGuine-BissauLetrasA formação docente de língua portuguesa em Guiné-Bissau : sentidos construídos a respeito de currículos e identidadesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - SEGUNDA CA.pdfapplication/pdf2343214https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/86292/1/R%20-%20D%20-%20SEGUNDA%20CA.pdf893379522dbad907c82f201f1f472b17MD51open access1884/862922024-01-29 19:50:03.135open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/86292Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-01-29T22:50:03Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A formação docente de língua portuguesa em Guiné-Bissau : sentidos construídos a respeito de currículos e identidades
title A formação docente de língua portuguesa em Guiné-Bissau : sentidos construídos a respeito de currículos e identidades
spellingShingle A formação docente de língua portuguesa em Guiné-Bissau : sentidos construídos a respeito de currículos e identidades
Cá, Segunda
Professores - Formação
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Currículos
Guine-Bissau
Letras
title_short A formação docente de língua portuguesa em Guiné-Bissau : sentidos construídos a respeito de currículos e identidades
title_full A formação docente de língua portuguesa em Guiné-Bissau : sentidos construídos a respeito de currículos e identidades
title_fullStr A formação docente de língua portuguesa em Guiné-Bissau : sentidos construídos a respeito de currículos e identidades
title_full_unstemmed A formação docente de língua portuguesa em Guiné-Bissau : sentidos construídos a respeito de currículos e identidades
title_sort A formação docente de língua portuguesa em Guiné-Bissau : sentidos construídos a respeito de currículos e identidades
author Cá, Segunda
author_facet Cá, Segunda
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Beato-Canato, Ana Paula Marques, 1977-
dc.contributor.author.fl_str_mv Cá, Segunda
contributor_str_mv Beato-Canato, Ana Paula Marques, 1977-
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Currículos
Guine-Bissau
Letras
topic Professores - Formação
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Currículos
Guine-Bissau
Letras
description Orientadora: Profa. Dra. Ana Paula Marques Beato Canato
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-29T22:50:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-01-29T22:50:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/86292
url https://hdl.handle.net/1884/86292
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/86292/1/R%20-%20D%20-%20SEGUNDA%20CA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 893379522dbad907c82f201f1f472b17
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860376705368064