A influência do engajamento significativo de um compositor sobre respostas emocionais de ouvintes à sua própria música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Nicolas Fish, 1997-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/71578
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Danilo Ramos
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spelling Garcia, Nicolas Fish, 1997-Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em MúsicaRamos, Danilo, 1978-2021-12-20T15:28:14Z2021-12-20T15:28:14Z2021https://hdl.handle.net/1884/71578Orientador: Prof. Dr. Danilo RamosDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 25/03/2021Inclui referências: p. 79-82Resumo: O engajamento significativo é uma ferramenta conceitual utilizada para examinar e categorizar práticas criativas. Em música, ele representa a imersão do compositor no processo criativo, que pode resultar em um contato maior com a sua própria intuição e com o seu nível de conhecimento implícito adquirido. O objetivo desta pesquisa foi verificar a relação entre o engajamento musical significativo do compositor e as respostas emocionais dos ouvintes referentes às suas obras. Para isto, realizou-se um estudo de natureza quase-experimental, dividido em três etapas. Na primeira, foi feita uma entrevista feita com o compositor, visando a compreensão do seu processo composicional a partir da matriz do engajamento significativo proposta por Brown e Dillon. Em seguida, foram selecionadas oito obras desse compositor, sendo quatro delas de um álbum produzido no ano de 2015 e outras quatro obras de um álbum produzido no ano de 2019. Na última etapa, foi feito um experimento, no qual 88 ouvintes realizaram tarefas de escuta musical, seguidas por uma tarefa de resposta emocional para uma obra de cada disco. Para essa última tarefa, utilizou-se a GRUMEC-SCALE, uma escala proposta por Juslin, Harmat e Eerola e adaptada para a língua portuguesa, criada para mensurar emoções sentidas em situações de escuta musical. O teste ANOVA foi utilizado para a análise dos dados de cada item da GRUMEC-SCALE, a partir do delineamento experimental 2 (condições) x 4 (músicas). O teste Chi-quadrado foi utilizado para identificar os mecanismos subjacentes relevantes e a correlação de Spearman para apontar as relações estatisticamente relevantes entre as variáveis. Os resultados indicaram que: a) as mudanças nas configurações de seus modos de engajamento acompanharam as mudanças nos seus objetivos composicionais; b) ocorreram mudanças na estética musical do compositor que acompanharam as mudanças em seus modos de engajamento; c) ocorreram alterações em seus objetivos composicionais que alteraram a sua própria estética musical de um álbum para outro, d) as mudanças na prática composicional do artista implicaram em alterações na auto percepção dos mecanismos, emoções e medidas complementares dos ouvintes. Palavras-chave: Engajamento musical significativo. Composição musical. Respostas emocionais à música.Abstract: Meaningful engagement is a conceptual tool for examining and categorizing creative practices. In music, it represents the composer's immersion in the creative process. It is a refined and conscious way of working connected to the creation of new musical materials, which can result in a greater contact with your own intuition and with the level of acquaintance knowledge acquired by the composer. The aim of this research is to verify the relation between the composer's meaningful musical engagement and the emotional responses of the listeners to his works. For this, a quasi-experimental study was carried out, divided into three stages. In the first, an interview was made with the composer, aiming to understand his compositional process through the matrix of engagement meaning proposed by Brown and Dillon. Then, eight songs by this composer were selected, four of them were from an album produced in 2015 and four others from an album produced in 2019. In the last stage an experiment was carried out, in which 88 listeners performed listening tasks, followed by an emotional response survey for each song they heard (one from each record). The GRUMEC-SCALE was used for the emotional response survey, it is scale proposed by Juslin, Harmat and Eerola and adapted to Portuguese created to measure emotions felt in situations of musical listening. An ANOVA test was used to analyze the data of the GRUMEC-SCALE based on the experimental design 2 (conditions) x 4 (songs). The Chi-square test was used to identify the relevant underlying mechanisms and Spearman's correlation to point out the statistically relevant relationships between the variables. The results indicated that: a) changes in the settings of his modes of engagement followed the changes in their compositional goals; b) there were changes in the musical aesthetics of the composer that accompanied the changes in his modes of engagement; c) there were changes in his compositional goals that altered his own musical aesthetic from one album to another; d) changes in the artist's compositional practice implied changes in the listeners' self-perception of the mechanisms, emotions and complementary measures. Keywords: Meaningful musical engagement. Musical composition. Emotional responses to music.1 arquivo (89 p.) : PDF.application/pdfMúsicaComposição (Música)Emoções na músicaA influência do engajamento significativo de um compositor sobre respostas emocionais de ouvintes à sua própria músicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - NICOLAS FISH GARCIA.pdfapplication/pdf1700850https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/71578/1/R%20-%20D%20-%20NICOLAS%20FISH%20GARCIA.pdf1df9799c7ac7062dca1435041e719205MD51open access1884/715782021-12-20 12:28:14.12open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/71578Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-12-20T15:28:14Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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