A relevância dos jogos cooperativos na formação dos professores de educação física : uma possibilidade de mudança paradigmática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/27945 |
Resumo: | Orientadora: Araci Asinelli da Luz |
id |
UFPR_136c1bad04aa9971c6500d3ccd9b260f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/27945 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Abrahão, Sérgio RobertoUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoLuz, Araci Asinelli da, 1948-2022-08-22T18:08:51Z2022-08-22T18:08:51Z2004https://hdl.handle.net/1884/27945Orientadora: Araci Asinelli da LuzDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educaçao. Defesa: Curitiba, 2004Inclui bibliografiaÁrea de concentração: Educação, Cultura e TecnologiaResumo: Este estudo levanta alguns argumentos a respeito da necessidade e configuração de um novo paradigma educacional. Aponta para a urgência da Educação em valores humanos, por meio da vivência dos jogos cooperativos nas aulas de Educação Física. Pretende verificar se a aprendizagem de jogos cooperativos possibilita a percepção dos futuros professores a respeito de práticas excludentes e/ou discriminatórias. A pesquisa foi desenvolvida na UFPR, junto a vinte e um alunos do terceiro ano do curso de Educação Física e teve por pressuposto que, através de uma formação acadêmica de qualidade, podemos levar às escolas novos conceitos de relações humanas, resgatando valores por meio de jogos que oportunizem a convivência pacífica, princípio importante na busca do equilíbrio pessoal, cognitivo e afetivo. Esta foi uma pesquisa de natureza qualitativa, onde foi usado como método de coleta de dados as entrevistas em grupo focal (pré e pós aulas-laboratório) e check-list, para posterior análise de dados, segundo a técnica de análise de conteúdo. Os alunos vivenciaram jogos cooperativos, aplicados pelo pesquisador em aulas-laboratório. Como instrumentos de registro das observações e coleta de dados utilizaram-se fotos, filmagens e gravações. Percebeu-se os jogos cooperativos como um meio eficaz para a construção de uma relação pedagógica alicerçada numa educação em valores humanos. Viu-se que, tanto os jogos cooperativos quanto a Educação em valores humanos, podem ser contemplados na formação de novos professores de Educação Física, com vistas a uma inclusão e participação de todos os alunos. Os resultados sugerem que é preciso mais que novas propostas pedagógicas, mas uma efetiva qualidade de relacionamento entre os seres humanos na exaltação do valor à vida no espaço de sala de aula.Abstract: This study brings up some arguments related to the necessity and the configuration of a new educational paradigma. It points out to the urgency of Education in human values, through the use of cooperative games in the physical education classes. It intended to verify if the learning of cooperative games enables the perception of future teachers in relation to techniques which may be excludent or discriminatory. The research was developed in the Federal University of Paraná with the help of twenty one students of the third year of the physical education course and its aim was that through a strong academic background one could take to the schools, new concepts of human relations, rescuing values through games that give opportunities of pacific living, an important principle in the search of the affective, cognitive and personal balance. This was a qualitative study where we used as data gathering method the focus group interview (before and after laboratory classes) and check list, follqued by data analysis, according to the technique of content analyses. The students have experienced cooperative games, applied by the researcher in lab classes. Photos, filming and tape recording were used to gather data. We realized the cooperative games were an efficient way to the construction of a pedagogical relation human values education. We observed that both cooperative games and human values education can be considered to the formation of new physical education teachers, regarding an inclusion and participation of all students. The results suggest that more than new pedagogical proposals are necessary, but an effective quality of relationship among human beings in the exaltation of value to life in classroom space.Résumé: Cette étude soulève quelques arguments au sujet de la nécessité et de la configuration d'un nouveau paradigme éducationnel. Elle montre l'urgence de l'Éducation vers les valeurs humaines en vivant l'expérience des jeux coopératifs durant les cours d'Éducation Physique. L'étude a voulu vérifier si l'apprentissage des jeux ccopératifs permet que les futurs professeurs aient la perception des pratiques qui excluent et/ou sont préconçues. L'enquête a été développée à l'Université Fédérale du Paraná auprès de vingt et un élèves de la troisième année du cours d'Éducation Physique. La présupposition qu'ayant une formation académique de qualité est de que nous pouvons apporter aux écoles de nouveaux concepts sur les rapports humains et racheter des valeurs par l'entremise de jeux qui donnent l'opportunité de vivre ensemble de manière pacifique. Ce principe est important dans la recherche de l'équilibre personnel, cognitif et affectif. Ce fut une enquête de caractère qualitatif où nous avons usé, comme méthode de quête de données, les entrevues en groupe focal (avant et après les cours en laboratoire) et check-list pour une analyse postérieure de données, selon la technique de l'analyse du contenu. Les élèves se sont familiarisés avec les jeux coopératifs qui ont été appliqués par l'enquêteur dans des cours en laboratoire. Des photos , des filmages et des gravations ont été utilisés pour la quête de donnés et instruments des annotations des observations. Nous avons été persuadés que les jeux coopératifs sont un moyen efficace pour la construction d'une relation pédagogique basée sur une éducation en valeurs humaines. Nous avons vu que les jeux coopératifs autant que l'Education en valeurs humaines peuvent être considérés pour la formation de nouveaux professeurs d'Éducation Physique, en vue d'une inclusion et participation de tous les élèves.. Les résultats montrent qu'il faut plus que de nouvelles proppositions pédagogiques, il faut aussi une effective qualité de rapport entre les êtres humains pour exalter la valeur de la vie en salle de classe.Resumen: Este estudio levanta algunos argumentos con respecto a la necesidade y configuración de un nuevo paradigma educacional. Apunta para la urgencia de una Educación en valores humanos, por medio de la vivencia de los juegos cooperativos en las clases de Educación Física. Pretendió comprobar si el aprendizaje de los juegos cooperativos posibilita la percepción de los futuros profesores al respecto de prácticas excluyentes y/o discriminatorias. La investigación fué desarrollada en la UFPR, junto a veintiún alumnos estudiantes de tercer año del curso de Educación Física y tuvo por presupuesto que, a través de una formación académica de calidad, podemos llevar a las escuelas nuevos conceptos de relaciones humanas, rescatando valores por medio de juegos que den la oportunidad de una convivencia pacífica, principio importante en la busqueda de un equilibrio personal,cognitivo (intelectual) y afectivo. Esta fue una investigación de naturaleza cualitativa, donde usamos como metodo de colecta de datos las entrevistas en el grupo focalizado antes y después de las aulas laboratorio y "check-list", para un posterior analisis de los datos, según la técnica de analisis de contenido. Los alumnos vivenciaron juegos cooperativos, puestos en práctia por el investigador en clases laboratorio. Como intrumentos de observación e colecta de datos utilizamos fotos, filmaciones y grabaciones. Percibimos los juegos cooperativos como un medio eficaz para la construcción de una relación pedagógica que tiene como base sólida una educación en valores humanos. Observamos que, tanto los juegos cooperativos como la Educación en valores humanos, pueden ser contemplados en la formación de nuevos profesores de Educación Física, con vistas a una inclusión y participación de todos los alumnos. Los resultados sugierem como necesario una efectiva calidad de relacionamiento, más que nuevas propuestas pedagógicas entre los seres humanos, como en una exaltación del valor de la vida, en el espacio de las clases.117 f.application/pdfDisponível em formato digitalProfessores de educação fisicaJogos em grupoProfessores - FormaçãoEscolas - Exercicios e jogosRedação acadêmicaA relevância dos jogos cooperativos na formação dos professores de educação física : uma possibilidade de mudança paradigmáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - SERGIO ROBERTO ABRAHAO.pdfapplication/pdf592538https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27945/1/R%20-%20D%20-%20SERGIO%20ROBERTO%20ABRAHAO.pdf216716ce16fe5271b1e6989a3e9d455dMD51open accessTEXTR - D - SERGIO ROBERTO ABRAHAO.pdf.txtExtracted Texttext/plain268039https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27945/2/R%20-%20D%20-%20SERGIO%20ROBERTO%20ABRAHAO.pdf.txtbd96acc17771a206ed8dc8a529b31135MD52open accessTHUMBNAILR - D - SERGIO ROBERTO ABRAHAO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1408https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27945/3/R%20-%20D%20-%20SERGIO%20ROBERTO%20ABRAHAO.pdf.jpg4466a8a98d93b16dc6068d7a53a2eef9MD53open access1884/279452022-08-22 15:08:51.324open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/27945Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-22T18:08:51Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A relevância dos jogos cooperativos na formação dos professores de educação física : uma possibilidade de mudança paradigmática |
title |
A relevância dos jogos cooperativos na formação dos professores de educação física : uma possibilidade de mudança paradigmática |
spellingShingle |
A relevância dos jogos cooperativos na formação dos professores de educação física : uma possibilidade de mudança paradigmática Abrahão, Sérgio Roberto Professores de educação fisica Jogos em grupo Professores - Formação Escolas - Exercicios e jogos Redação acadêmica |
title_short |
A relevância dos jogos cooperativos na formação dos professores de educação física : uma possibilidade de mudança paradigmática |
title_full |
A relevância dos jogos cooperativos na formação dos professores de educação física : uma possibilidade de mudança paradigmática |
title_fullStr |
A relevância dos jogos cooperativos na formação dos professores de educação física : uma possibilidade de mudança paradigmática |
title_full_unstemmed |
A relevância dos jogos cooperativos na formação dos professores de educação física : uma possibilidade de mudança paradigmática |
title_sort |
A relevância dos jogos cooperativos na formação dos professores de educação física : uma possibilidade de mudança paradigmática |
author |
Abrahão, Sérgio Roberto |
author_facet |
Abrahão, Sérgio Roberto |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abrahão, Sérgio Roberto |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Luz, Araci Asinelli da, 1948- |
contributor_str_mv |
Luz, Araci Asinelli da, 1948- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores de educação fisica Jogos em grupo Professores - Formação Escolas - Exercicios e jogos Redação acadêmica |
topic |
Professores de educação fisica Jogos em grupo Professores - Formação Escolas - Exercicios e jogos Redação acadêmica |
description |
Orientadora: Araci Asinelli da Luz |
publishDate |
2004 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2004 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-22T18:08:51Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-22T18:08:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/27945 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/27945 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
117 f. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27945/1/R%20-%20D%20-%20SERGIO%20ROBERTO%20ABRAHAO.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27945/2/R%20-%20D%20-%20SERGIO%20ROBERTO%20ABRAHAO.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27945/3/R%20-%20D%20-%20SERGIO%20ROBERTO%20ABRAHAO.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
216716ce16fe5271b1e6989a3e9d455d bd96acc17771a206ed8dc8a529b31135 4466a8a98d93b16dc6068d7a53a2eef9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860887163699200 |