Psicanálise e educação : um percurso em Freud

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Luzia Carmem de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/56872
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Maurício José D’E. Cardoso
id UFPR_13ea28f1ae8f156c3e14f35b64019e1a
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/56872
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Oliveira, Luzia Carmem deUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaCardoso, Maurício José d'Escragnolle2018-10-09T15:18:32Z2018-10-09T15:18:32Z2018https://hdl.handle.net/1884/56872Orientador: Prof. Dr. Maurício José D’E. CardosoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa : Curitiba, 29/05/2018Inclui referências: p.72-80Área de concentração: Psicologia ClínicaResumo: A presente dissertação circunscreve o lugar da educação na obra de Freud, seguindo seu percurso teórico que aponta a essa temática, trazendo importantes reflexões acerca da interlocução entre psicanálise e educação. Traços de singularidade são impressos a este trabalho lançando um olhar sobre a educação, embasada no referencial psicanalítico freudiano, a partir de reflexões acerca da prevenção no que concerne ao adoecimento mental. Não se trata aqui de oferecer técnicas sobre como educar para evitar o adoecimento mental, visto ser essa uma tarefa impossível, mas de participar do diálogo que envolve educação e psicanálise. A psicanálise participa desse diálogo com aquilo que lhe é próprio, como outro discurso que apresenta uma forma singular de escuta. As questões que norteiam essa pesquisa abordam a obra freudiana naqueles pontos que tocam a educação, a partir do posicionamento de Freud frente a isso. Desse modo partimos da sexualidade infantil e a pulsão com os mecanismos de recalque e sublimação, seguindo pela constituição do ego. Chegamos ao sujeito e sua inserção na civilização e na cultura, processo esse que exige limites à pulsão de agressividade ao mesmo tempo em que se constitui a instância psíquica do superego, tão essencial para mediar esse processo e que possui estreita relação com a educação. Além disso, passeamos pela transferência e sua presença na relação do sujeito no campo tanto psicanalítico quanto educacional. Não se espera com essa pesquisa necessariamente respostas às questões que a norteiam, mas sim manter brechas que permitem o desejo de sustentar a questão tanto acerca da educação quanto da saúde mental. Palavras-chave: Educação. Psicanálise. Saúde mental. Prevenção.Abstract: The present dissertation circumscribes the place of education in Freud 's work, following his theoretical path that points to this theme, bringing important reflections about the interlocution between psychoanalysis and education. Traces of uniqueness are imprinted on this work by looking at education, based on the Freudian psychoanalytic framework, based on reflections on prevention with regard to mental illness. It is not a question of offering techniques on how to educate to avoid mental illness, since this is an impossible task, but to participate in the dialogue that involves education and psychoanalysis. Psychoanalysis participates in this dialogue with that which is its own, as another discourse that presents a singular form of listening. The questions that guide this research approach the Freudian work in those points that touch the education, from the position of Freud in front of it. In this way we start from the infantile sexuality and the drive with the mechanisms of repression and sublimation, following by the constitution of the ego. We come to the subject and his insertion in civilization and culture, a process that demands limits to the drive of aggression at the same time that constitutes the psychic instance of the superego, so essential to mediate this process and has a close relationship with education. In addition, we walk through transference and its presence in the subject's relationship in the psychoanalytic and educational fields. This research is not necessarily expected to answer the questions that guide it, but rather to maintain loopholes that allow for the desire to sustain the issue of both education and mental health. Keywords: Education. Psychoanalysis. Mental Health. Prevention.Resumen: La presente disertación circunscribe el lugar de la educación en la obra de Freud, siguiendo su recorrido teórico que apunta a esa temática, trayendo importantes reflexiones acerca de la interlocución entre psicoanálisis y educación. Los rasgos de singularidad se imprimen a este trabajo lanzando una mirada sobre la educación, basada en el referencial psicoanalítico freudiano, a partir de reflexiones acerca de la prevención en lo que concierne al enfermo mental. No se trata aquí de ofrecer técnicas sobre cómo educar para evitar el enfermo mental, ya que es una tarea imposible, pero de participar en el diálogo que involucra educación y psicoanálisis. El psicoanálisis participa de ese diálogo con lo que le es propio, como otro discurso que presenta una forma singular de escucha. Las cuestiones que orientan esta investigación abordan la obra freudiana en aquellos puntos que tocan la educación, a partir del posicionamiento de Freud frente a eso. De ese modo partimos de la sexualidad infantil y la pulsión con los mecanismos de represión y sublimación, siguiendo por la constitución del ego. Llegamos al sujeto y su inserción en la civilización y la cultura, proceso que exige límites a la pulsión de agresividad al mismo tiempo en que se constituye la instancia psíquica del superyó, tan esencial para mediar ese proceso y que tiene estrecha relación con la educación. Además, paseamos por la transferencia y su presencia en la relación del sujeto en el campo tanto psicoanalítico como educativo. No se espera con esa investigación necesariamente respuestas a las cuestiones que la orientan, sino mantener brechas que permiten el deseo de sostener la cuestión tanto acerca de la educación como de la salud mental. Palabras clave: Educación. Psicoanálisis. Salud mental. Prevención.80 p.application/pdfPsicanálise e educaçãoPsicologiaFreud, Sigmund, 1856-1939Psicologia educacionalPsicanálise e educação : um percurso em Freudinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - LUZIA CARMEM DE OLIVEIRA.pdfapplication/pdf1691679https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/56872/1/R%20-%20D%20-%20LUZIA%20CARMEM%20DE%20OLIVEIRA.pdfe053947203eafab336036c2381717f6cMD51open access1884/568722018-10-09 12:18:32.975open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/56872Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082018-10-09T15:18:32Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Psicanálise e educação : um percurso em Freud
title Psicanálise e educação : um percurso em Freud
spellingShingle Psicanálise e educação : um percurso em Freud
Oliveira, Luzia Carmem de
Psicanálise e educação
Psicologia
Freud, Sigmund, 1856-1939
Psicologia educacional
title_short Psicanálise e educação : um percurso em Freud
title_full Psicanálise e educação : um percurso em Freud
title_fullStr Psicanálise e educação : um percurso em Freud
title_full_unstemmed Psicanálise e educação : um percurso em Freud
title_sort Psicanálise e educação : um percurso em Freud
author Oliveira, Luzia Carmem de
author_facet Oliveira, Luzia Carmem de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Luzia Carmem de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cardoso, Maurício José d'Escragnolle
contributor_str_mv Cardoso, Maurício José d'Escragnolle
dc.subject.por.fl_str_mv Psicanálise e educação
Psicologia
Freud, Sigmund, 1856-1939
Psicologia educacional
topic Psicanálise e educação
Psicologia
Freud, Sigmund, 1856-1939
Psicologia educacional
description Orientador: Prof. Dr. Maurício José D’E. Cardoso
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-10-09T15:18:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-10-09T15:18:32Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/56872
url https://hdl.handle.net/1884/56872
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 80 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/56872/1/R%20-%20D%20-%20LUZIA%20CARMEM%20DE%20OLIVEIRA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e053947203eafab336036c2381717f6c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898895182266368