Do despertar ao enfrentar : uma história sensível da Revolta Secundarista no Paraná (2016)
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Data de Publicação: | 2022 |
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Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em HistóriaHonesko, Vinícius Nicastro, 1981-Moraes, Anne Caroline da Rocha de2022-11-18T14:57:32Z2022-11-18T14:57:32Z2022https://hdl.handle.net/1884/80134Orientador: Prof. Dr. Vinícius Nicastro HoneskoTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa : Curitiba, 12/09/2022Inclui referênciasResumo: Revolta Secundarista foi o conjunto de movimentações estudantis secundaristas que ocorreram entre 2015 e 2016. Este trabalho pretende analisar a dimensão sensível e organizativa desse processo, focando principalmente nas ocupações estudantis que se deram na cidade de São José dos Pinhais - município da região metropolitana de Curitiba no Paraná - entre os meses de outubro e novembro de 2016. Em 22 de setembro deste ano o então presidente Michel Temer anunciou a implantação de uma Reforma no Ensino Médio através do decreto da Medida Provisória 746. Logo após o anúncio, os estudantes da cidade de São José dos Pinhais começaram um processo organizativo, que iria culminar, em 3 de outubro de 2016, na ocupação do Colégio Estadual Pe. Arnaldo Jansen, a primeira escola ocupada contra a MP. Outras escolas da região se inspiraram no exemplo, e no período de dois meses, mais de 1197 instituições foram ocupadas por todo Brasil, sendo cerca de 850 no Estado do Paraná. Na primeira metade do trabalho buscaremos mapear as condições sensíveis de entrada dos estudantes na vida política, e as condições materiais que tornaram possível a organização estudantil naquele local. Posteriomente trataremos das condições macroecononômicas e sua associação com as técnicas de governo autocráticas, que tornaram possível a imposição da MP do Ensino Médio - e posteriomente da PEC 241 - gerando o estopim da revolta. Na continuidade do texto, trataremos do processo de organização das ocupações estudantis propriamente ditas em seus aspectos subjetivos e materiais, lidando com a diversidade de afetos que estiveram em jogo durante os dias de ocupação, e suas significações. Para isso, utilizaremos fontes orais, através da análise de entrevistas semi-estruturadas, com estudantes e apoiadores que participaram ou ajudaram nas ocupações. Ao mesmo tempo, desejamos que esse conhecimento de caráter acontecimental esteja lado a lado dos debates teóricos, principalmente baseados nas ideias do mitólogo Furio Jesi, que propõe em sua obra uma teoria sobre a revolta. Deste modo, temos como desejo mais amplo, refletir através do exemplo histórico das ocupações de São José dos Pinhais, o caráter sensível da vida política, as condições necessárias para o surgimento das revoltas, os limites e potencialidades das formas políticas, e as possibilidades de saídas frente aos modelos impostos pelo Mercado e Estado.Abstract: High School Revolt was the sum of high school student uprisings which happened between 2015 and 2016. This work intends to analyze the sensitive and organizational dimensions of this process, focusing mainly on the student occupations that took place in São José dos Pinhais - a town in the metropolitan area of Curitiba in Paraná - between October and November 2016. On September 22 of that year, then President Michel Temer announced the start of a High School Reform through Medida Provisória 746. Soon after the announcement, students from São José dos Pinhais started an organizational process which would culminate, on October 3 2016, on the occupation of the Colégio Estadual Pe. Arnaldo Jansen High School, the first school occupied against the new law. Other schools in the area were inspired by this example and, in two months, more than 1197 institutions were occupied throughout Brazil, around 850 of them being on the State of Paraná. On the first half of this paper we will try to map the sensible conditions around the students' entry on the political life and the material conditions which allowed student organization to take place there. Afterwards we shall deal with the macroeconomical conditions and their association with the government's autochratical approach, which made possible the imposition of the High School Reform - and later that of PEC 241 - being the kickstarter for the uprising. After that, we shall discuss the organizing process of the student occupation itself in its subjective and material aspects, dealing with the variety of affections which took place during the days of occupation, and their meaning. To do that, we will use oral sources, through the analysis of semi-structured interviews with students and supporters which took part or helped in occupying. At the same time we wish that the knowledge surrounding this event is side by side with the teorical debates, mainly based on the ideas of the mythologist Furio Jesi, who proposes in his work a theory regarding uprising. In this way we have as a broader wish reflecting through the occupations in São José dos Pinhais, the sensible character of political life, the conditions needed for uprisings to form, the limits and potentials of political forms and the ways out when facing models imposed by the Market and the State.1 recurso online : PDF.application/pdfMovimentos estudantis - ParanáEstudantes - Atividades políticasEducação - História - ParanáHistóriaDo despertar ao enfrentar : uma história sensível da Revolta Secundarista no Paraná (2016)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - ANNE CAROLINE DA ROCHA DE MORAES.pdfapplication/pdf6941328https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80134/1/R%20-%20T%20-%20ANNE%20CAROLINE%20DA%20ROCHA%20DE%20MORAES.pdf64c1a396ab2ef9913c330018058368d3MD51open access1884/801342022-11-18 11:57:33.027open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/80134Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-11-18T14:57:33Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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