O estado da questão : práticas pedagógicas de educação ambiental na educação infantil desenvolvidas no PROFCIAMB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Thássia Adão
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/84993
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Luiz Fernando de Carli Lautert.
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spelling Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências AmbientaisLautert, Luiz Fernando de Carli, 1969-Marques, Thássia Adão2023-11-20T15:09:50Z2023-11-20T15:09:50Z2023https://hdl.handle.net/1884/84993Orientador: Prof. Dr. Luiz Fernando de Carli Lautert.Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais. Defesa : Matinhos, 27/06/2023Inclui referências: p. 53-55Área de concentração: Ciências AmbientaisResumo: A educação ambiental na educação infantil tem por objetivo principal promover práticas pedagógicas que propiciem relações de respeito com a natureza, uma vez que, a qualidade de vida humana depende inteiramente do respeito às questões relacionadas ao meio ambiente. A forma como a criança estabelece sua relação com o outro e com a natureza também depende de uma educação escolar que potencialize e priorize práticas educativas conscientes, sustentáveis, de cuidado e respeito. Constituíram-se objetivos da pesquisa: identificar e analisar práticas pedagógicas desenvolvidas sobre Educação Ambiental na Educação Infantil das dissertações dos anos de 2017 a 2022 do PROFCIAMB; descrever o conceito de Educação Ambiental, no âmbito da Educação Infantil; caracterizar os mestrados profissionais em lócus nacional e do PROFCIAMB; analisar as principais contribuições das pesquisas do PROFCIAMB para Educação Ambiental na Educação Infantil; construir um repositório com os produtos educacionais das pesquisas analisadas, apresentando propostas que corroborem com o fortalecimento de ações pedagógicas de educação ambiental na educação infantil. O estudo tem como abordagem metodológica qualitativa, com tipo de pesquisa Estado da Questão (EQ) no qual o foco principal é propiciar ao pesquisador (a) a proximidade com os objetivos da pesquisa, além de um olhar detalhado, pautado em levantamento bibliográfico. O Estado da Questão foi construído a partir da análise de cinco dissertações de mestrado, publicadas no repositório do PROFCIAMB, uma plataforma que abrange os trabalhos já publicados em todas as associadas do Brasil. Foram localizadas somente estas propostas, já que o tema se limitou apenas a pesquisa de dissertações que apresentassem como temática a Educação Ambiental na Educação Infantil. Nas demais houve a abordagem do tema, mas sempre ampliando para assuntos mais específicos, a citar, análise do projeto político pedagógico de escola, vivências do cotidiano, e propostas de formação contínua. Por meio da abordagem metodológica estado da questão, foi possível potencializar discussões realizadas; mapear e analisar materiais criados para professores sobre educação ambiental na educação infantil; e apontar lacunas que possibilitam novos construtos didático- pedagógicos que contribuam com ações pedagógicas responsivas no contexto da educação infantil. A relevância social da pesquisa em questão, está em apresentar produtos pedagógicos já construídos em pesquisas científicas realizadas entre os anos de 2017 a 2022 no programa PROFCIAMB. O produto de pesquisa foi a construção do estado da questão, como também um repositório apresentando todas as atividades propostas sobre educação ambiental na educação infantil nas dissertações do PROFCIAMB entre os anos de 2017 e 2022. Os resultados da pesquisa mostram que a educação ambiental na educação infantil é um tema pouco explorado nas dissertações do programa PROFCIAMB. A análise de cinco dissertações revelou que apenas algumas abordaram especificamente essa temática, indicando lacunas de pesquisas nessa área; escassez de dissertações sobre educação ambiental na educação infantil, e falta de formação didático-pedagógica de professores da educação infantil a respeito da temática. No entanto, a pesquisa conseguiu potencializar discussões, mapear materiais para professores e apontar a necessidade de fortalecer ações pedagógicas de educação ambiental na educação infantil. Esses resultados ressaltam a importância de investir e incentivar estudos nessa área, visando promover práticas educativas sustentáveis e conscientes desde cedo, para formar cidadãos mais responsáveis e comprometidos com o meio ambiente.Abstract: Environmental education in early childhood education aims to promote pedagogical practices that foster respectful relationships with nature, since human quality of life depends entirely on respecting issues related to the environment. The way in which a child establishes their relationship with others and nature also depends on a school education that prioritizes conscious, sustainable, caring, and respectful educational practices. The objectives of this research were to identify and analyze pedagogical practices developed on Environmental Education in Early Childhood Education from Dissertations from 2017 to 2022 in the PROFCIAMB program; describe the concept of Environmental Education in Early Childhood Education; characterize the professional master's programs nationally and in PROFCIAMB; analyze the main contributions of PROFCIAMB research to Environmental Education in Early Childhood Education; and construct a mapping of the results obtained in the form of a catalog, presenting possible gaps in the research and proposing actions that support the strengthening of pedagogical actions of environmental education in early childhood education. The study uses a qualitative methodological approach, with a State of the Art (SOA) research type, which focuses on providing the researcher with proximity to the research objectives, as well as a detailed look based on bibliographic research. The State of the Art was constructed from the analysis of five master's dissertations published in the PROFCIAMB repository, a platform that covers published works in all associated institutions in Brazil. Only these proposals were located, since the theme was limited to research on dissertations that presented Environmental Education in Early Childhood Education as a theme. In other dissertations, the theme was addressed, but always expanding to more specific topics, such as analysis of the school's politicalpedagogical project, daily experiences, and proposals for continuous training. Through the state of the art methodological approach, it was possible to enhance the discussions held; map and analyze materials created for teachers on environmental education in early childhood education; and identify gaps that allow for new didacticpedagogical constructs that contribute to responsive pedagogical actions in the context of early childhood education. The social relevance of this research is to present pedagogical products already constructed in scientific research carried out between 2017 and 2022 in the PROFCIAMB program. The research results show that environmental education in early childhood education is a topic that is not extensively explored in dissertations from the PROFCIAMB program. The analysis of five dissertations revealed that only a few of them specifically addressed this theme, indicating research gaps in this area: a scarcity of dissertations on environmental education in early childhood education and a lack of didactic-pedagogical training for early childhood education teachers on the subject. However, the research managed to stimulate discussions, map materials for teachers, and highlight the need to strengthen pedagogical actions related to environmental education in early childhood education. These findings underscore the importance of investing in and encouraging studies in this field, aiming to promote sustainable and conscious educational practices from an early age, and to foster responsible and environmentally committed citizens.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação ambientalEducação infantilLitoral Paranaense (PR : Mesorregião)Ciências AmbientaisO estado da questão : práticas pedagógicas de educação ambiental na educação infantil desenvolvidas no PROFCIAMBinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - THASSIA ADAO MARQUES.pdfapplication/pdf978175https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/84993/1/R%20-%20D%20-%20THASSIA%20ADAO%20MARQUES.pdfb41926e5fdc5caf9039dee9eeec1a081MD51open access1884/849932023-11-20 12:09:51.016open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/84993Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-11-20T15:09:51Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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