Dinâmica da zona de arrebentação e suas potenciais conseqüencias no transporte de sedimentos na costa adjacente a desembocadura sul do complexo estuarino de Paranaguá-PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Georgina Jacintho
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/41424
Resumo: Orientador : Eduardo Marone
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spelling Angulo, Rodolfo José, 1950-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Programa de Pós-Graduação em GeologiaMarone, EduardoMartins, Georgina Jacintho2024-10-10T19:50:07Z2024-10-10T19:50:07Z2002https://hdl.handle.net/1884/41424Orientador : Eduardo MaroneCoorientadores : Rodolfo José Angulo e Carlos Alberto BorzoneDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Programa de Pós-Graduação em GeologiaResumo: O presente trabalho caracterizou os parâmetros de ondas e analisou o potencial hidrodinâmico para o transporte de sedimentos por tração e de material particulado em suspensão (MPS), em decorrência do regime de ondas e das correntes de mares atuantes na costa adjacente a desembocadura sul do Complexo Estuarino de Paranaguá. A área estudada apresenta uma dinâmica complexa, devida: sua localização, morfologia e interação de vários processos costeiros atuantes em seus limites. Os objetivos principais foram o de caracterizar os parâmetros de ondas; identificar as correntes paralelas a costa e compreender o potencial das correntes para o transporte de sedimentos, quantificando a provável ordem de grandeza. A caracterização dos parâmetros de ondas e das correntes paralelas foram obtidas através de fundeios nas proximidades da zona de arrebentação da praia do Balneário Atami, sendo utilizado um ondografo direcional InterOcean S4. Os resultados apontaram que a direção preferencial de chegada de ondas e de SE, sendo que a direção predominante de transporte médio longitudinal a costa foi de Nordeste para Sudoeste. As inversões das correntes associadas a variações da maré indicaram uma efetiva influencia das correntes de mares, atuantes na desembocadura sul da Baia de Paranaguá, na direção do transporte médio. A hidrodinâmica local mostrou-se diretamente relacionada a estas condicionantes, estando ligadas ao balanço das forçantes das correntes de maré e da incidência dos trens de ondas. Com base nos resultados obtidos, foram apresentadas algumas sugestões visando incentivar a implementação de estratégias de monitoramento e estudo das ondas, correntes e transporte costeiro, possibilitando, desta forma, o uso adequado deste tipo de informação no manejo e gerenciamento de zonas litorâneas.Abstract: This work presents a characterization of wave parameters ad climate and it analyzes the hydrodynamic potential for the transport of sediments due to traction and as suspended particulate matter (SPM), carried out both by coastal currents or due to the wave regime and the tidal circulation acting in the adjacent coast of the southern outlet of Estuarine Complex of Paranagua. This area presents a complex dynamics, due to its location, morphology and the interaction of several coastal processes acting among its limits. The main objective was to characterize the wave parameters and climate; to identify the coastal currents, and to understand the potential of these currents for the transport of sediments, quantifying the probable order magnitude. The characterization of the waves parameters and of the coastal currents was obtained through mooring a directional wave and current gauge InterOcean S4 in the proximity of the surf zone of Atami beach, PR. The results suggested that the preferential direction of wave propagation is SW and that the predominant direction of the mean transport, parallel to the coast, was from Northeast to Southwest. The inversion of the parallel currents was associated to the tidal changes and they indicated an effective influence of the tidal currents, acting in the southern outlet of the Bay of Paranagua, in the directional sense of the mean mass transport. The hydrodynamic complexity of the place was directly related to these constraints, being linked to the net balance of the forcings of the tidal currents and the incidence of the waves. With base in the obtained results, some suggestions were presented with the objective of suggesting strategies for the study of waves, currents and coastal transport, as a powerful tool for managing coastal zone problems.62p. : il color., grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalSedimentos marinhosCorrentes de maréEstuarios - Paranaguá (PR)GeologiaDinâmica da zona de arrebentação e suas potenciais conseqüencias no transporte de sedimentos na costa adjacente a desembocadura sul do complexo estuarino de Paranaguá-PRinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTD - GEORGINA JACINTHO MARTINS.pdf.txtExtracted Texttext/plain104284https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41424/1/D%20-%20GEORGINA%20JACINTHO%20MARTINS.pdf.txt90486764d183e6f1480ddd6120aee987MD51open accessORIGINALD - GEORGINA JACINTHO MARTINS.pdfapplication/pdf8534885https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41424/2/D%20-%20GEORGINA%20JACINTHO%20MARTINS.pdf2968df1d52f172fbb219bd32c0b1faecMD52open accessTHUMBNAILD - GEORGINA JACINTHO MARTINS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1304https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41424/3/D%20-%20GEORGINA%20JACINTHO%20MARTINS.pdf.jpg211e0d5fc5e34273284e95ede5cc89a9MD53open access1884/414242024-10-10 16:50:07.591open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/41424Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-10-10T19:50:07Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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