Estratégias educativas de saúde para o conhecimento e adesão ao tratamento da hipertensão arterial sistêmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Karina Camargo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/70702
Resumo: Orientadora : Profª MSc. Samantha Reikdal Oliniski
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spelling Lima, Karina CamargoOliniski, Samantha Reikdal, 1981-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Atenção Básica2021-06-04T17:05:20Z2021-06-04T17:05:20Z2019https://hdl.handle.net/1884/70702Orientadora : Profª MSc. Samantha Reikdal OliniskiMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Atenção BásicaInclui referênciasResumo : Este projeto de intervenção trata de estratégias de saúde para o conhecimento da hipertensão arterial e suas complicações, e é resultado do Curso de Especialização em Atenção Básica da UFPR, financiado pelo UNA-SUS. A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é um problema de saúde relevante e crescente, que acomete predominantemente pessoas entre 30 e 70 anos de idade, e pode acarretar complicações e agravos, como acidente vascular encefálico e doença coronariana, especialmente quando não há adesão ao tratamento. O objetivo desse trabalho foi orientar os hipertensos vinculados à USF Jardim Primavera, no município de Realeza-PR, sobre sua patologia, e com isso propiciar uma melhor adesão ao tratamento. A pesquisa-ação foi o método utilizado nesse plano de intervenção. Foram realizadas atividades de promoção em saúde junto à população, e também foi elaborado material didático, com palavras compreensíveis e desenhos, para facilitar o entendimento sobre a doença, tratamento e formas de prevenção das complicações. Os agentes comunitários de saúde (ACS) identificaram os hipertensos de suas respectivas áreas; enquanto que o médico e a enfermeira da equipe verificaram os casos em que a pressão arterial não estava controlada, por meio dos registros em prontuários. Uma reunião com toda equipe, ou seja, médica, psicóloga, nutricionista, enfermeira e ACS, foi feita para a elaboração desta proposta de intervenção, e mobilização dos pacientes hipertensos de estágios 1, 2, 3 da USF, que somam 225 pessoas. A ação foi realizada na USF da comunidade, no período da manhã, no dia 21/06/2019, com início às 08:00 horas e termino às 11:30 horas. Participaram 52 hipertensos, sendo 28 estagio I, 19 estagio II, 5 estagio III. Os recursos educacionais desenvolvidos e utilizados foram palestras, vídeos, panfletos e roda de conversa. O principal resultado da ação foi propiciar o conhecimento aos hipertensos sobre a HAS e seus agravos, bem como estimular a adesão ao tratamento medicamentoso e não medicamentoso, especialmente para aqueles que antes eram relutantes em aderir ao tratamento. Espera-se conseguir reduzir os fatores de riscos e ainda estimular a modificação dos hábitos de vida, e dessa forma, contribuir para a melhoria das condições de saúde da população. A ação terá continuidade com o acompanhamento dos hipertensos através das consultas mensais, com a médica e enfermeira e pelas ACS nas visitas domiciliares, incentivando os hipertensos da comunidade a aderir ao tratamento e também a ter uma vida mais saudável. Recomenda-se para futuros trabalhos a realização de novas ações, que abranjam os demais hipertensos da comunidade, e também ações específicas de acordo com a estratificação da hipertensão (estagio I, II, III), visando um alcance maior desta população. Palavras-chave: Hipertensão Arterial Sistêmica. Estratégia Saúde da Família. Promoção da saúde.1 arquivo (36 p.) : il., color.application/pdfHipertensãoEstratégia Saúde da Família - BrasilPromoção da saúdeEstratégias educativas de saúde para o conhecimento e adesão ao tratamento da hipertensão arterial sistêmicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - KARINA CAMARGO LIMA.pdfapplication/pdf1946251https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/70702/1/R%20-%20E%20-%20KARINA%20CAMARGO%20LIMA.pdf38a595d3c86f104ed95ff95131662989MD51open access1884/707022021-06-04 14:05:20.892open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/70702Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-06-04T17:05:20Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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